Home / Autoconhecimento / O sentido mais amplo da prosperidade

O sentido mais amplo da prosperidade

sentido de prosperidade

A prosperidade é a integração de vários elementos.

O sentido de prosperidade é em grande parte associado à riqueza material, à quantidade e ao valor dos bens possuídos, porque isso confere estabilidade para a vida, pode-se assim viver com satisfação e felicidade.

Mas sabemos também que existem outros elementos fundamentais que fazem parte da riqueza da vida, sem os quais as posses materiais não alcançam todo o significado de prosperidade.

Sem dúvida a saúde e o bem-estar entram nessa lista, assim como os bons relacionamentos familiares e entre amigos. A espiritualidade também ali se encontra, pois é o que traz a compreensão e a confiança para as mais diversas situações que surgem no dia a dia.

A harmonia e o equilíbrio de tudo que integra a nossa existência é que dá o sentido de prosperidade e, portanto, nessa equação todos têm peso equivalente, todos os elementos são importantes.

A prosperidade ganha um sentido maior nas relações com os semelhantes.

Aprofundando-nos sobre esse tema, encontramos nas palavras de Emmanuel¹ um significado ainda maior para a prosperidade.

De acordo com ele, a “prosperidade não transparece unicamente da face material do teu dinheiro, das tuas posses, da tua casa, dos teus bens.”

Ela também é composta por todas as experiências sofridas e por todas as incompreensões que feriram a alma.

Mas também faz parte da prosperidade todo o conhecimento adquirido pelo estudo e pela dedicação que possibilita prover algum conforto no sofrimento de irmãos que compartilham a jornada e se encontram sem uma luz de esperança que os norteie.

Além disso, continua o mentor espiritual explicando, somam-se a ela as palavras amorosas que brotam das almas que atravessaram as provações com paciência e se colocam a serviço do socorro aos que sucumbiram diante das amarguras da existência.

E é assim, explica Emmanuel que “tua prosperidade brilha nos exemplos de fraternidade com que dignificas a vida, nas demonstrações de altruísmo com que suprimes a crueldade, nos testemunhos de fé renovadora com que levantas os tíbios ou nos atos de humildade com que desarmas a delinquência.

Reparte com o próximo os valores que transportas no espírito. Aquele que verdadeiramente serve, distribui sem nunca empobrecer-se.

Quem mais deu e quem mais dá sobre a Terra é Jesus Cristo, cuja riqueza verte, infinita, dos tesouros do coração”.

“Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”
Mateus 6:21

Progredir é fazer bom uso das bênçãos da vida.

De tudo que conquistamos e guardamos durante a vida terrena, somente terá utilidade na continuação de nossa jornada espiritual aquilo que a traça e a ferrugem não podem consumir, e que os ladrões não podem roubar. (Mateus 6:19)

Por esse motivo André Luiz diz que devemos usar do bom-senso na vida, pois “vida sem abuso, consciência tranquila”. E em tudo deve prevalecer a moderação, pois o abuso é fator de desequilíbrio, e dele nasce a dor.

Segundo o benfeitor espiritual, a doença é o abuso da saúde. O vício nasce do abuso do hábito. O supérfluo caracteriza o abuso do necessário. O egoísmo é o abuso do direito. Ou seja, “todos os aspectos menos bons da existência constituem abusos.

O uso é a lei que constrói. O abuso é a exorbitância que desgasta. Eis por que progredir é usar bem os empréstimos de Deus”, conclui André Luiz.

Noemi C. Carvalho

1 – Do livro “Estude e Viva”, por Emmanuel e André Luiz, psicografado por Chico Xavier

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: