Home / Autoconhecimento / O seu bem-estar merece alguns minutos

O seu bem-estar merece alguns minutos

Você tem tempo para cuidar de seu bem-estar?

O seu bem-estar é muito importante para sua qualidade de vida e por isso merece um tempo de dedicação. Mas será que você às vezes tem a sensação que o relógio marca a sua marcha não em metódicos segundos, mas em apressados e afobados minutos?

Afinal, a cada dia desempenhamos mais atividades. A vida moderna nos oferece inúmeras possibilidades de ocuparmos nossas horas, sobretudo nas grandes cidades, onde a vida 24 horas é recorrente: cinemas, supermercados, atividades de lazer, home office e por aí vai.

Você precisa, certamente, traçar sua diretrizes, estabelecer prioridades: trabalhar, comer, dormir, lazer, esporte, Tv, séries, internet, pets, carro, casa, tudo tem seu espaço no círculo administrado pelos ponteiros do senhor do tempo.

Mas em função de todas as atividades, às vezes acabamos deixando para trás aquelas diretamente ligadas ao que chamamos de autoconhecimento, cuidando de nossa evolução espiritual, da expansão da consciência, de nosso aprimoramento pessoal.

É sempre bom recordar que, nesse tipo de atividade, o maior beneficiário somos nós mesmos e, por conseguinte, as pessoas e o ambiente que nos cerca e com os quais interagimos continuamente.

Contudo, as práticas e atividades que têm como diretriz proporcionar os meios para nos aprofundarmos no autoconhecimento – como a leitura de obras específicas, a meditação, mentalizações e orações, comparecimento a palestras – não sendo consideradas essenciais, acabam ficando em segundo plano.

Que benefícios o autoconhecimento pode trazer?

Já dizia Apolo – o Deus Sol – em inscrição na entrada de seu santuário em Delfos: “Conhece-te a ti mesmo.”

Ao conhecermos melhor como agem em nós as emoções e os pensamentos, percebemos que somos partes integrantes de um universo infindável e que, portanto, compartilhamos da imensa energia criadora. Abrimos, assim, caminho para percebermos a vida e as situações que ela nos traz de uma forma diferente.

Desta maneira, não ficarmos reféns de sentimentos de tristeza, raiva, desânimo, mas nos tornamos capazes de afastá-los ou neutralizá-los. Percebemos, por outro lado, claramente a nossa responsabilidade na solução dos acontecimentos, deixando de lado a ideia equivocada de esperar que a solução venha de fora, de outras pessoas.

O seu bem-estar merece o seu comprometimento.

Entretanto, lidar com os aspectos interiores é um processo trabalhoso, requer a mesma atenção e compromisso que aplicamos no desempenho da atividade profissional ou nos cuidados com o lar e a família.

Porque se não houver dedicação, os resultados alcançados serão proporcionais ao esforço e empenho dispendidos. Ou seja, enquanto nos comprometemos até certo ponto a trabalhar aspectos interiores, conseguimos até certo ponto aquilo que desejamos como resultado.

É o mesmo que acontece numa situação profissional: se faltamos ao trabalho, temos os dias descontados; se vendemos pouco, recebemos menos do que se tivéssemos um desempenho melhor. No trabalho, isso é medido em quantia de dinheiro. No autoconhecimento, é medido em sentimentos de paz, de felicidade, de harmonia e a consequente melhoria de respostas ao problemas da vida: ou seja, o bem-estar que você merece.

Levando então em conta a relação custo-benefício, percebemos que vale a pena investir um pouco de tempo em nós mesmos. E é nesse momento que podemos, talvez, admitir que uma das maiores dificuldades para trabalhar nosso desenvolvimento pessoal não é exatamente a falta de tempo, mas o comprometimento.

Como arrumar tempo para cuidar de você.

Como em todas as áreas da vida, nós podemos nos dedicar e aprofundar nosso entendimento também na área do conhecimento pessoal. Desde as antigas civilizações, com seus filósofos e deuses mitológicos, passando pelos grandes mestres espirituais de todas as épocas e continentes, chegando aos estudiosos da mente e da espiritualidade, existe material para que fiquemos imersos em leituras e reflexões por horas sem conta.

Mas quando as atribuições diárias nos deixam até com os minutos contados e não temos tanto tempo para dispor, alguns minutos diários podem se tornar um hábito salutar e benfazejo. Portanto, veja abaixo, minuto a minuto, como você pode aproveitar seu tempo para desfrutar do bem-estar que sua vida merece:

  • logo ao acordar – faça um agradecimento por um novo dia, firme a resolução de manter-se sereno em qualquer situação, mentalize um pedido de proteção para você e todos ao seu redor
  • durante a refeição – agradeça pelo alimento que tem à disposição, pela saúde e pelo corpo que lhe permite se alimentar e se nutrir, e peça também por aqueles que não têm essa dádiva
  • a qualquer hora do dia – você pode pedir sabedoria, serenidade, boas ideias, boas realizações, para você bem como para todos as pessoas próximas
  • quando for às compras – agradeça quando for comprar algo por prazer, lazer ou necessidade e peça por aqueles que não têm essa possibilidade
  • ao ouvir uma sirene – agradeça por você assim como por todas as pessoas de seu convívio estarem bem, e peça pelos necessitados do auxílio e pelos socorristas
  • antes de deitar – aproveite para agradecer pelo dia que passou, ainda que não tenha sido o melhor que você desejava. E também para pedir por uma noite tranquila de sono, em seu lar e em todos os lares onde as pessoas vão também se recolher

Crie novos hábitos e transforme sua vida.

Essas são apenas algumas sugestões. Mas aos poucos, você vai fazer dessas práticas um hábito e, inclusive, encontrar outros minutos preciosos no banho, no trânsito, durante uma atividade manual.

Você cria, assim, um hábito de gratidão e compaixão, ajudando a espalhar pelo mundo essa energia amorosa e compassiva. A partir daí, de maneira natural e espontânea, você vai começar a dedicar mais tempo à leitura, à meditação e outras atividades que lhe agradem.

E, claro, pode sempre contar conosco para lhe trazer conteúdos selecionados para essa sua jornada.

Leia aqui e compartilhe!

Noemi C. Carvalho

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 11.062 outros assinantes

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitterYouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: