Anúncios
Home / Autoconhecimento / Onde está o super-herói que resolve todos os problemas?

Onde está o super-herói que resolve todos os problemas?

A vida não dá brecha para o desânimo.

Se alguém lhe disser que tem uma vida perfeita, que rapidinho resolve todos os problemas, está sempre tudo bem… Que bom para essa pessoa! E para você, naturalmente, se também se enquadra nessa categoria tão privilegiada.

Mas a maioria de nós, simples mortais que têm uma batalha a cada dia, não pode se dar ao luxo da mesma resposta. É o carro que quebra, o vazamento em casa, as contas atrasadas, a decepção na amizade, a contrariedade na relação, o emprego por um fio, a empresa por um fio, os filhos, os pais, a saúde…

Mas tudo se resolve. Para cada problema, uma solução. Só que às vezes eles se acumulam, chegam de batelada e a gente vai cansando, vai desanimando.

Como é que se resolve todos os problemas?

Desanimar está fora de questão. Não dá para deixar as coisas sem resolver. Também não temos varinhas mágicas, fadas encantadas ou príncipes valentes para nos salvar, mas mesmo assim temos dragões a combater todos os dias.

Para combatê-los, então, a única coisa com que realmente podemos contar é com nosso vigor e ânimo. A não ser que você tenha como chamar um super-herói, ou se tem poderes mágicos, quem sabe uma capa ou uma roupa cheia de truques.

E então, a pergunta é: podemos ficar fracos? Não! Podemos ficar com mi-mi-mi e lero-lero? Não!

Temos que buscar a nossa força interior, e vamos encontrá-la, porque ela está lá. Está lá porque Deus colocou, em todo mundo. Nós somos os nossos próprios super-heróis.

Você conhece a origem e o significado da palavra ânimo?

A palavra ânimo vem do latim animus, que significa a alma, os pensamentos; o lado psicológico do homem, a sede dos pensamentos, das ideias, da vontade, das emoções e do caráter.

Animus representava a parte do homem que não é física, mas que forma a identidade. Todas as ações dos homem derivam dos processos que acontecem dentro do animus, sem o qual uma pessoa estaria desanimada, vazia.

Passando para o português, ânimo ganhou o significado de força de vontade ou do estado emocional da pessoa. Uma pessoa que tem ânimo, sente-se motivada e positiva.

No latim, animus estava ligado ao conceito de anima, que era a força vital que dava vida a todo ser; significava o ar, a respiração, o sopro de vida. Na antiguidade, as pessoas associavam o ar ao mundo do espírito, de onde vem a verdadeira força que nos dá vida. Em português, anima seria o espírito.

Quando recobra o ânimo, você resolve todos os problemas.

Você pode ver que as duas palavras em latim têm uma forte ligação. Quando estamos animados, motivados, sentimos nosso nosso ser, nosso espírito mais alegre e vibrante. A alma se alegra por estar fazendo. Fazendo o quê? Fazendo, o que quer que seja! Inventando, estudando, ajudando, arrumando. Seja o que for, está movimentando a vida, alimentando um círculo de ideias, de ações e reações, está criando vida em movimento.

“Mas se eu não estou bem, não consigo achar ânimo, o que eu faço?”, você pode perguntar.

Sabe aquele bom e velho ditado que diz que quem canta, os males espanta? Cante, cante canções de alegria, de gratidão, canções de amor e de louvor, canções de natureza e de amizade, canções de vida e festividade. Não faz mal se você não está com vontade. Comece cantarolando, você vai sentir a sua energia se movimentar, a sua vibração aumentar.

Se der vontade, bata palmas, acompanhe o ritmo, movimente o corpo, dance. O ar circula , o sangue circula, o animus encontra a anima, a vida encontra a alma, você encontra ânimo e disposição.

E mais importante que tudo: acredite em você, em sua capacidade, acredite que você tem uma energia maior que lhe dá força e respaldo.

Você se torna o super-herói da sua vida, e quando faz isso – acredite – você acaba se tornando o super-herói para muitas outras pessoas, fazendo algo que vai beneficiar os outros ou simplesmente sendo um modelo contagiante de entusiasmo, dedicação e superação.

Noemi C. Carvalho

Anúncios

Veja também

Mulher escrevendo em um caderno fazendo o diário interior crie felicidade

Crie felicidade em sua vida fazendo seu Diário Interior

Crie felicidade em sua vida dedicando mais tempo e atenção a você, e acompanhando seu progresso através das anotações do Diário Interior.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.