Home / Espiritualidade / Oração da Serenidade

Oração da Serenidade

Oração da Serenidade

A singela oração que traz serenidade e confiança.

A Oração da Serenidade certamente é um mantra para todas as ocasiões imagináveis, trazendo a segurança reconfortante de que o mundo vai se desenvolvendo como deve ser.

Quer consideremos a Oração da Serenidade uma verdadeira prece ou apenas um desejo fervoroso, ela oferece uma receita simples para uma vida emocional saudável.

Oração da Serenidade

Concedei-nos Senhor, a Serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar
Coragem para modificar aquelas que podemos
E Sabedoria para reconhecer as diferenças.

A busca pela origem da valorosa oração.

A origem da Oração da Serenidade é incerta, pois os pesquisadores não conseguiram determinar uma fonte inicial de onde ela tenha se originado.

Alguns dizem que pode ter percorrido os séculos, vindo dos pensamentos de filósofos da Antiguidade. Pesquisadores encontraram frases semelhantes em antigos textos sânscritos e em textos de Aristóteles, Santo Agostinho, Tomás de Aquino e Espinosa. Mas existem indícios que a primeira forma dessa oração teria surgido na obra “Os consolos da filosofia”, do filósofo romano Boécio (480-524).

Um membro do A.A. encontrou entre “Os seis erros do ser humano” do escritor romano, Cícero (106-43 A.C.), a seguinte frase: “A tendência a se preocupar com coisas que não podem ser mudadas ou corrigidas”.

Bill, um dos cofundadores do A.A. – Alcoólicos Anônimos¹, conta que em 1942 essa oração foi vista num obituário do Herald Tribune de Nova York, por Ruth, a primeira secretária nacional do A.A. E foi a partir de então que a Oração da Serenidade passou a ser parte integrante das ações do A.A.

Uma orientação segura para uma nova maneira de viver.

Entretanto, uma ideia compartilhada por muitos é a de que, a Oração da Serenidade, seja qual for sua origem, antiga ou moderna, parece ter surgido de uma percepção humana fundamental e de uma sabedoria nascida do sofrimento.

Além do Pai-Nosso e da oração de São Francisco, não há outras palavras e conceitos, ao mesmo tempo práticos e espirituais, que orientem as mentes e os corações na sua viagem em direção a uma nova maneira de viver.

Essa palavra – “serenidade” – pode parecer quase um objetivo impossível de alcançar, mas só se lhe atribuirmos o significado de apatia, amarga resignação ou resistência impossível.

Entretanto, ela não significa isso. É uma plena aceitação, uma maneira nítida e realista de ver o mundo, acompanhada de paz e de força interior.

Nas palavras do cofundador do A.A., Bill, “guardamos como um tesouro a Oração da Serenidade. Porque ela nos traz uma nova luz que pode dissipar o nosso velho e quase fatal hábito de enganar a nós mesmos.

No esplendor dessa oração vemos que a derrota, quando bem aceita, não significa desastre. Sabemos agora que não temos que fugir. Nem deveríamos outra vez tentar vencer a adversidade por meio de um outro poderoso impulso arrasador, que só pode nos trazer problemas difíceis de serem resolvidos.”

A serenidade é como um giroscópio que nos permite conservar o equilíbrio, a despeito da turbulência que nos assalta. É um estado de espírito que vale a pena buscar.

Baseado nos textos abaixo:
A origem da Oração da Serenidade – A.A. – Alcoólicos Anônimos
Oração da Serenidade – A.A. – Alcoólicos Anônimos

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: