Home / Autoconhecimento / Os cuidados com a mente e sua importância para nossa vida

Os cuidados com a mente e sua importância para nossa vida

cuidados com a mente

A vida não prescinde de cuidados com o corpo e com a mente.

Os cuidados com o corpo são conhecidos de todos: uma alimentação equilibrada, os hábitos diários com a higiene, a prática de exercícios, uma boa noite de sono. Mas também a mente precisa de cuidados constantes.

Ela precisa ser alimentada por pensamentos e conceitos que privilegiem o que é bom, o que é útil, aquilo que é positivo. E essas escolhas devem estar alinhadas com aquilo que chamamos de “bem comum”. Isto é, deve fazer bem não somente para nós mas também para todos os que nos rodeiam.

Infelizmente, entretanto, acumulamos muitas ideias cujo valor é duvidoso. Elas são originadas tanto de fontes externas como podem ser frutos de nossos próprios pensamentos em momentos de raiva, de medo ou de frustração.

Por isso é fundamental, do mesmo modo que fazemos com o corpo, manter o hábito de praticar os cuidados com a higiene da mente.

A mente tem grande necessidade de limpeza.

Como explica Miramez, “os bons costumes tornam a mente límpida e clareiam o verbo, enriquecendo-o, para que os ouvintes sejam estimulados ao exercício do bem eterno. A poluição mental turva a consciência e conturba o raciocínio, deixando a alma trôpega no vaso da carne.”

Segundo ele, a atitude de purificar a mente é fundamental, pois “a mente, na verdade, tem grande necessidade de limpeza, tanto quanto o corpo, por ser o centro da vida que comanda toda a massa somática.”

Miramez diz que esse é um trabalho metódico e constante. E, para dar uma ideia para o nosso melhor entendimento, ele compara essa tarefa com a chuva.

“Esse trabalho começa como a chuva: divide-se em bilhões de gotículas, mas farta a humanidade e a natureza, limpa a atmosfera e destampa as minúsculas aberturas das árvores, de onde promana o oxigênio puro, no vigor da própria existência.

Assim, a chuva, para a mente, há de surgir nessas mesmas proporções: bilhões ou trilhões de pequenos esforços, somando uma torrente de energias vivas, conduzindo todo o entulho da consciência por canais apropriados.”

Nós somos espíritos à procura da luz.

Habituar-se a manter a pureza de raciocínio é de grande importância para a nossa evolução espiritual, deixando de lado “as sutilezas da arrogância e as manobras do orgulho”, explica Miramez.

Contudo, para que isso se solidifique como um comportamento habitual, é preciso um esforço diário, mantendo a consciência atenta para não incorrer nos deslizes costumeiros.

O autor espiritual continua, dizendo que somos todos espíritos à procura da luz, e “a renovação é o tema central da alma”. E para o sucesso dessa empreitada, “o esforço próprio é imprescindível, dia a dia.

A autoeducação haverá de se processar passo a passo, e a vigilância deve arregimentar todas as forças possíveis nessa imensurável batalha que somente termina na pureza espiritual, para começar outros labores, em escalas que escapam ao raciocínio humano.”

Porque devemos priorizar os cuidados com a mente.

Miramez enfatiza a importância de manter a perspectiva em relação à nossa existência atual, como um pequeno fragmento de uma vida maior.

Assim, diz ele, “a vida é um turbilhão de vidas sucessivas, que se associam por lei de esforços e de obediências correlatas.

No homem, o começo do sofrimento é sinal de princípio de maturidade. É, pois, a força do progresso atingindo sua farda física, para que o corpo espiritual se atualize nas necessidades maiores. Os grandes golpes na alma clareiam seu caminho para certas mudanças na arte de viver melhor.”

Além disso, devemos nos lembrar da jornada do próprio Mestre Jesus, que enfrentou tantos desafios. O autor espiritual realça a necessidade de se revestir de bom ânimo, de paciência e perseverança ante os ataques de desprezo, maledicência ou outras afrontas.

Segundo ele, essas “são outras tantas forças do bem, revestidas aparentemente de inimigos”. Todos os desafios vencidos fortalecem a alma e a acrescem de confiança e segurança. E, além do mais, como disse Jesus: ‘Aquele que perseverar até o fim, será salvo’.

Boa vontade, atenção e dedicação.

Enfim, Miramez dá a sua orientação para conseguirmos fazer e manter sempre a higiene da mente. Ele nos diz para que “associemos nossos esforços ao regime das leis de Deus, respeitando-as em todas as suas nuances. Se algo faltar de nossa parte, nunca haverá de ser a persistência, como onda de luz a transformar as nossas boas intenções em realidades.”

Além disso, ele enfatiza que não é proveitoso fazer a higienização da nossa mente de forma abrupta e agressiva. Pois “a experiência nos aconselha que o trabalho paciente e constante vencerá obstáculos que se nos afiguravam em posição irremovível”.

Fazendo uma comparação, o autor espiritual lembra que “na verdade, a mente plasma o que os olhos veem, como máquina fotográfica pronta para disparar tendo em mira o objetivo visado. Não obstante, poderemos fechar o diafragma. Assim sucede com os ouvidos, assim se processa na formação das ideias.

Orar e vigiar é atitude certa para que a mente não se suje mais. E o trabalho de limpeza deve ser eficiente, diminuindo a carga corrosiva acumulada em muitos séculos.”

Miramez finaliza lembrando que um pouco de boa vontade, de atenção e de dedicação podem nos manter firmes nessa tarefa de saneamento. Trabalhamos, assim, na libertação dos vícios mentais e das atitudes dirigidas pelos impulsos inferiores, conduzindo-nos rumo ao avanço espiritual.

Noemi C. Carvalho

Referência

1 – Miramez, em “Horizontes da Mente”, psicografado por João Nunes Maia

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: