Home / Especiais / Datas Especiais / Papa Francisco conta a origem do presépio

Papa Francisco conta a origem do presépio

São Francisco de Assis fez o primeiro presépio.

O Presépio simboliza o local onde nasceu o Menino Jesus, em Belém, na companhia de São José e da Virgem Maria. A origem do presépio data de 1223, quando foi representado pela primeira vez por São Francisco de Assis.

O desejo de recordar o nascimento de Jesus  veio a São Francisco durante uma viagem à Palestina, quando teve a ideia de reproduzir a cena do nascimento de Jesus. No outono de 1223, foi a Roma para ver o Papa Honório III, e pediu ao Santo Padre a permissão para que o realizasse.

Tendo obtido permissão, São Francisco foi a Greccio, uma aldeia italiana na região do Lácio, que havia conhecido antes e que lhe lembrava Belém. Disse ao jovem Giovanni Velita, um morador da Região de Rieti e que se tornara seu amigo anos atrás: “Quero celebrar aqui a noite de Natal. Escolha uma caverna onde se construirá uma manjedoura e se conduzirá um boi e um burro até lá, e tentaremos reproduzir, na medida do possível, a caverna de Belém! Este é o meu desejo, porque quero ver, pelo menos uma vez, com meus próprios olhos, o nascimento do Divino Infante“.

E assim, em 24 de dezembro de 1223, o nascimento do Menino Jesus foi encenado e ficou conhecido como “presépio”, palavra que vem do latim “praesepium”, e que significa “manjedoura”.

São Francisco celebrou o natal do Senhor entre o boi e o jumento para demonstrar a simplicidade do local que Jesus escolheu para nascer. Havia a gruta, o boi e o burro, exemplificando o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. Só mais tarde, nos presépios do mundo, os outros personagens foram acrescentados.

O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. No Século XVIII o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.

As principais figuras do presépio.

  • Nossa Senhora: Mãe de Jesus. Aquela que disse o seu ‘sim’ à vontade de Deus, e por ela a humanidade recebeu Jesus.
  • São José: Pai adotivo. É o homem que o assumiu como filho, que lhe deu um nome, um lar, que ensinou a Jesus uma profissão: a de carpinteiro.
  • Menino Jesus: É o Filho de Deus que se fez homem, para dar sua vida pela humanidade.
  • O Anjo: É o mensageiro de Deus, comunicador da Boa Notícia.
  • Os Pastores: Simbolizam a humildade e os pobres, que enxergam no menino Jesus a esperança do reino de Deus.
  • Os animais: simbolizam a humildade, pois naquele tempo a profissão de pastor era uma das menos reconhecidas.
  • Estrela de Belém: Simboliza a luz de Deus que guia ao encontro do Salvador, e guiou os Reis Magos até o Menino Jesus
  • Três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar eram homens da ciência. Eles representam a ciência que vai até o Salvador e o reconhece como Deus.
  • Ouro, incenso e mirra: O ouro significa a realeza; era um presente dados aos reis. O incenso significa a divindade, um presente dado aos sacerdotes. Sua fumaça simboliza as orações que sobem ao céu. E a mirra simboliza o sofrimento e a eternidade.

Um convite a reviver a ternura e o amor.

O Presépio é um convite a “sentir”, a “tocar” a pobreza que escolheu, para Si mesmo, o Filho de Deus na sua encarnação, tornando-se assim, implicitamente, um apelo para O seguirmos pelo caminho da humildade, da pobreza, do despojamento.”, declara o Papa Francisco.

A mensagem que surge do presépio é clara, continua o Santo Padre: “não podemos deixar-nos iludir pela riqueza e por tantas propostas efémeras de felicidade. Jesus nasceu pobre, levou uma vida simples, para nos ensinar a identificar e a viver do essencial.”

Nascendo no presépio, escreve o Papa, Deus dá início à única verdadeira revolução: a revolução do amor e da ternura, através da “força meiga” de um menino.“

com informações de Vatican News, Wikipedia, Canção Nova


LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter


Veja também

ilustração de nossa senhora segurando menino Jesus no colo para ilustrar Dia Mães Santa Maria

Neste Dia das Mães, lembremos de Nossa Santa Mãe Maria

No Dia das Mães, vamos elevar nosso pensamento e nossos corações a Santa Maria, pedindo suas bênçãos e proteção neste difícil período da pandemia.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: