Home / Especial Coronavírus / Papa Francisco: fazer a escolha certa para sair da pandemia

Papa Francisco: fazer a escolha certa para sair da pandemia

papa francisco sentado em um altar ao ar livre Papa Francisco sair da pandemia

O Papa Francisco exorta a novas atitudes para que todos possam sair da pandemia cultivando os valores que contribuem para a prosperidade de toda a humanidade.

“A desintegração da biodiversidade, o aumento vertiginoso de catástrofes climáticas, o impacto desproporcionado que tem a pandemia atual sobre os mais pobres e frágeis são sinais de alarme perante a avidez desenfreada do consumo”, afirmou o Papa em sua mensagem para o Dia Mundial de Oração pela Criação, celebrado no dia 01 de setembro.

O Papa Francisco lembra que a vocação do ser humano é prosperar como uma comunidade sustentada no respeito e no amor a toda a criação. Isso remete a um dos ensinamentos da Laudato Si: tudo está interligado e “o cuidado autêntico da nossa própria vida e das nossas relações com a natureza é inseparável da fraternidade, da justiça e da fidelidade aos outros.”

Mas o Santo Padre constata que rompemos os laços que nos uniam ao Criador e a todas as suas criaturas, e agora é o momento de regressar a Deus e de pensar mais nos outros.

A pandemia nos mostra uma encruzilhada em meio ao caminho de retomada.

O Papa lembra que até Deus reservou um dia para que a Terra e a criação pudessem se restaurar, mas atualmente, com o ritmo incessante de produção, não damos tempo à Terra para ela se recuperar.

Entretanto, a pandemia obrigou o homem a parar, e com isso, o ar ficou mais puro, as águas mais límpidas e as espécies animais voltaram para muitos lugares de onde tinham desaparecido.

Portanto, a pandemia nos levou a uma encruzilhada: será este o momento decisivo “para acabar com atividades e objetivos supérfluos e destrutivos, e cultivar valores, vínculos e projetos criadores”, irmanando todas as pessoas para alcançar o bem comum?

É preciso, portanto, estruturar a fase de retomada e sair da pandemia com valores voltados ao bem comum, evitando o individualismo e as mudanças superficiais, para construir comunidades através de “processos de crescimento verdadeiramente humanos e sólidos”, afirmou o Papa Francisco.

com informações Vatican News

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

leaqui

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitterYouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossas publicações

Receba nossas publicações em sua caixa de e-mails

Após se cadastrar você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

 

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

 

Você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

%d blogueiros gostam disto: