Home / Autoconhecimento / Perdoar é se desprender do mal

Perdoar é se desprender do mal

Flor dente-de-leão sobre um fundo escuro se desprendendo ao vento, com a inscrição "Perdoar é se desprender do mal"

Perdoar é bom, mas não é fácil.

Apesar de saber que perdoar é bom e faz bem e ter o conhecimento que o perdão pode resolver uma infinidade de problemas, constatamos que muitas pessoas querem perdoar, tentam, mas não conseguem. Mas perdoar é importante porque nos ajuda a desprender do mal.

E a grande dificuldade não está na série de justificativas e razões que surgem na mente. O verdadeiro motivo para a dificuldade do perdão é que você não pode realizar algo que não aprendeu a fazer.

Isso mesmo: você aprendeu a não perdoar. Naturalmente, nasceu com a aptidão para o perdão, mas ao longo do crescimento aprendeu a fazer o contrário, e a constante prática fez com que perdoar se tornasse difícil.

É por isso que, na grande maioria das vezes, nós nos afastamos completamente daqueles que nos ofenderam.

Não seja o causador de seu próprio sofrimento.

Toda vez que você não quiser ver alguém nem “pintado de ouro” por que fez algo que você não gostou, perceba o quanto seu senso de importância cresce, como o orgulho se manifesta ao declarar que, não importa o que o outro faça, nunca receberá o seu perdão.

Isso mesmo, é ele, o orgulho: ele infla e estufa o seu peito aditivando um sentimento de injustiça para justificar que não é possível você perdoar o que lhe aconteceu. E assim, ao acumular mais essa toxicidade emocional, o seu sofrimento será maior, e o fará sofrer com qualquer acontecimento à sua volta.

Perceba como isso sensibiliza você, inclusive possibilitando o desenvolvimento de um mecanismo onde procura o sofrimento para punir aqueles que julga terem lhe causado mal, assim como uma criança birrenta querendo a atenção dos pais. Causa em si um sofrimento para acusar o outro.

O sentimento de libertação dá novo impulso à vida.

Quando esses comportamentos surgem, a realidade é que intimamente você está clamando pelo perdão de Deus, mas em silêncio espera para que Deus se achegue e peça seu perdão primeiramente.

Percebemos que em muitos casos as pessoas não têm conhecimento do porque estão tão chateadas com aqueles com quem convivem. E, se por acaso, uma dessas pessoas pedir perdão, elas se desmancham em lágrimas e, entre soluços, rendem-se aos pedidos de perdão.

Neste momento pegue todo esse seu orgulho e jogue fora, ele não serve para nada e só lhe faz mal. Procure em seu íntimo a criança que se sente sozinha e atemorizada, ampare-a e aconchegue-a até ela parar com a birra.

Dispa-se de toda a sua auto-importância, peça perdão. Aproveite para também perdoá-la, e assim sua vida avançará em progresso e prosperidade.

Comece a se beneficiar do poder que o perdão traz à sua vida.

Agora que você começa a vislumbrar o poder que o perdão tem, e percebe que possui essa capacidade em si, é momento de praticá-la para ela se tornar um salutar hábito em sua vida.

Prepare uma relação de todas as pessoas a quem você precisaria por algum motivo pedir perdão. Procure-as e peça a elas perdão. Se não for possível nem houver oportunidade, faça mentalizações ou orações onde mentalmente você pedirá o perdão.

Depois de pedir o perdão para você, é o momento de relacionar todas as pessoas que julga terem lhe magoado ou prejudicado e oferecer a elas o seu perdão. Não esqueça de ninguém: pais, filhos, irmãos, amigos, antigos e atuais relacionamentos, instituições, governos e inclusive Deus.

Perdoe a todos, não deixe ninguém fora dessa sua bênção e sinta que, independentemente do que possam ter feito ou deixado de fazer, nada mais de negativo prende vocês.

Praticar o perdão dá paz e eleva o amor-próprio.

O momento é esse, é agora que você deve iniciar-se na prática do perdão. Como tudo que iniciamos a praticar, apresentará algumas dificuldades no começo, mas ao prosseguir logo você pegará o jeito e isso se tornará um hábito.

Chegará um momento, em que de tanto praticar o perdão, você vai perceber que precisa se perdoar por todas as confusões que criou, por todas a más emoções que segurou e lhe feriram.

E perceberá que será capaz de fazer isso.

E quando assim fizer, verá crescer sua autoestima, o seu amor-próprio e irá aproximar-se de sua verdadeira essência.

José Batista de Carvalho

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Um comentário

  1. Belíssimo!

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: