Empresas Pet Friendly estão gostando dos resultados conseguidos ao permitir animais de estimação no ambiente de trabalho
Pet Friendly é como são chamados os lugares onde os animais de estimação são aceitos e podem permanecer.
Estabelecimentos comerciais como shoppings, bares e lanchonetes estão se adaptando para receber a visita de cães e gatos de estimação, obedecendo a alguns critérios.
Muitas empresas também estão aderindo a essa tendência, implementando medidas que ajudam a transformar o ambiente de trabalho num lugar mais alegre e amigável. Algumas adotam gatos ou cachorros como “funcionários”, com direito a crachá e coletes da empresa. Outras promovem o “dia do pet”, quando os funcionários podem levar seus próprios bichinhos de estimação.
Essa prática tem se mostrado efetiva para melhorar o bem-estar e o desempenho dos funcionários, ao tornar o ambiente mais agradável e descontraído.
Isso não é “achismo” de quem gosta de pets. Vários estudos estão sendo realizados, e todos eles trazem resultados positivos quanto ao benefícios apresentados com esse convívio.
Estudos apontam para os benefícios de conviver com um pet no local de trabalho
Segundo estudo divulgado pela Forbes, quem convive com animais de estimação no trabalho, pode se beneficiar de várias formas. O convívio com os pets ajuda na diminuição do estresse e cansaço, pelas pausas divertidas ao longo do dia, que ajudam a relaxar e trazem satisfação, aumentando a produtividade e melhorando a concentração.
Um estudo realizado numa empresa com 550 funcionários, por pesquisadores da Universidade Virginia Commonwealth, nos Estados Unidos, mostrou que as pessoas que levam seus cães para o trabalho sofrem menos de estresse e são mais comprometidas com o seu desempenho profissional. Mesmo as pessoas que não tinham um animal de estimação pediram para passar um tempo com o cão de colegas, sendo que o convívio pode estimular a adoção de pets.
Dados de uma pesquisa realizada com mais de 700 participantes pela DogHero, mostrou como resultado que mais de 90% dos entrevistados gostariam de trabalhar num ambiente pet friendly ou de poder levar seu cão para o trabalho.
Os “mascotes” das empresas, geralmente, são animais resgatados das ruas ou adotados de abrigos. Eles ganham um lar, levam alegria aos funcionários que convivem com eles, e também alegram os proprietários e diretores das empresas com a melhoria de resultados obtidos com essas novas “contratações”.
com informações de Estadão, Catho e Portal Melhores Amigos
Você precisa fazer login para comentar.