
Durante o sono, nosso Espírito continua ativo.
O despertar matinal, para muitos, é acompanhado de uma sensação de cansaço que parece contradizer o propósito revigorante do sono. Mas por que acordamos cansados?
Este fenômeno é muitas vezes atribuído a problemas físicos ou estresse emocional. Entretanto, possui uma interpretação singular quando observado pela ótica do Espiritismo.
É essencial compreender que nós somos Espíritos imortais que possuem um corpo físico. E quando adormecemos, o nosso Espírito, que nunca descansa, pode se desligar parcialmente do corpo¹.
Embora ele se afaste do corpo, permanece ligado a ele por um cordão fluídico para, então, viver experiências no plano espiritual.
Algumas considerações do Espiritismo sobre porque acordamos cansados.
Allan Kardec, em “O Livro dos Espíritos”, esclarece que o Espírito, ao se desvencilhar do corpo durante o sono, entra em contato com o mundo espiritual².
Ele pode, então, reencontrar entes queridos, estudar e até mesmo trabalhar ou se encontrar com desafetos.
Dessa forma, se durante o sono nosso Espírito esteve envolvido em atividades intensas ou se enfrentou situações de perturbação ou desarmonia, é possível que despertemos com uma sensação de cansaço ou exaustão, mesmo sem uma causa física aparente.
Pode-se dizer que, em certo sentido, o cansaço que sentimos não é meramente físico, mas também espiritual.
O que pode influenciar a qualidade do nosso sono?
Além disso, é relevante mencionar a influência dos Espíritos desencarnados em nossa vida cotidiana. Estamos constantemente rodeados por Espíritos, muitos dos quais podem influenciar o nosso bem-estar físico e emocional.
Se, por ventura, estivermos sob a influência de um Espírito menos evoluído ou perturbador, ele pode drenar nossas energias, fazendo-nos acordar com a sensação de cansaço ou mesmo exaustão.
O ambiente em que dormimos também desempenha um papel fundamental.
Se o ambiente estiver carregado de energias negativas, isso pode afetar o nosso sono e a qualidade do descanso que conseguimos alcançar.
Por isso, é recomendado que façamos preces³ antes de dormir, pedindo proteção e auxílio espiritual para que nosso repouso seja verdadeiramente revigorante.
O cansaço pode ser físico, mental ou espiritual.
Mas como diferenciar um cansaço de origem espiritual de um cansaço físico ou mental?
É fundamental a auto-observação. Se os sentimentos de cansaço persistirem mesmo após uma noite de sono adequado e não estiverem relacionados a esforços físicos, desgaste emocional ou doenças, pode ser um indicativo de que as causas são de natureza espiritual.
Nesse caso, a oração, a meditação e a busca por orientação em um centro espírita podem ser ferramentas valiosas.
Contudo, vale lembrar que é fundamental cuidar da saúde física. Uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e um sono de qualidade são essenciais para manter o corpo saudável e em harmonia com o espírito.
Afinal, o Espiritismo nos ensina que o corpo é o templo do Espírito e merece cuidado e respeito.
A compreensão e a prática desses ensinamentos podem nos guiar para um despertar mais harmonioso e revigorante, tanto para o corpo quanto para o Espírito.
José Batista de Carvalho
Referências
1 – Questão 400, Capítulo VIII, de “O Livro dos Espíritos”, por Allan Kardec – “Em que consiste o sono e qual a sua utilidade?”
2 – Questão 414, idem acima -“Quando o espírito está liberto do corpo durante o sono, pode ele visitar outros espíritos?”
3 – Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, por Allan Kardec, o Capítulo XXVIII é dedicado às preces espíritas.
Você precisa fazer log in para comentar.