
A pergunta que faz eco pelo mundo: “Por quê?”
Uma pergunta percorre os ares quando acontecimentos com tons de tragédia percorrem as vidas: “Por quê?”. É o caso dos fatos da atualidade, como resultado de um vírus que deixa mentes brilhantes perplexas e desconcertadas porque não conseguem encontrar respostas, apesar do compartilhamento de experiências e tecnologias. Em escritos de Yogananda, que morreu em 1952, vemos, através de suas palavras, o cenário da atualidade retratado, bem como de incontáveis outras tragédias que se sucedem ciclicamente na história da humanidade.
“Os cataclismos que subitamente ocorrem na natureza, provocando destruição e danos em massa, não são “obra de Deus”. Essas catástrofes resultam dos pensamentos e das ações do homem.
Onde quer que o equilíbrio vibratório do mundo entre o bem e o mal seja perturbado pelo acúmulo de vibrações nocivas resultantes de pensamentos e ações errôneas do homem, veremos destruições.
As guerras ocorrem não por uma ação divina fatal, mas pela disseminação do egoísmo material. Elimine-se o egoísmo – individual, industrial, político e nacional – e não haverá mais guerras.“
A vida moderna trouxe muitos avanços, mas deixou a espiritualidade para trás.
A criatividade foi trazendo cada vez mais novidades, que logo tomam o papel de necessidades, mas a espiritualidade foi sendo deixada em segundo plano. Foi assim que muitas coisas mudaram o ritmo e o estilo de vida, como as correrias para conseguir fazer tudo a tempo, a avalanche de mensagens e notícias para serem conferidas na palma da mão.
Para Yogananda, “As caóticas condições modernas existentes no mundo resultam do padrão de vida afastado dos ideais divinos. Indivíduos e nações podem ser protegidos contra a destruição total se viverem segundo os ideais de fraternidade, cooperação industrial e intercâmbio internacional de experiências e bens materiais.
Acredito que virá uma época em que, por força de uma compreensão superior, não teremos mais fronteiras. Chamaremos a Terra de nossa pátria. E graças aos meios jurídicos e à integração internacional, distribuiremos altruisticamente os bens do mundo segundo as necessidades das pessoas.“
Conhecemos outras realidades distantes da nossa, graças à integração possibilitada pela tecnologia digital. Mas ainda não conseguimos equacionar a questão da preservação da dignidade da vida. E, devemos lembrar, não só da humana, mas também das espécies animais, que sofrem riscos de extinção, por força de interesses financeiros predatórios.
O bom senso e a fé superam o medo e encontram soluções.
Enfim, enquanto não conseguimos entender que nossos pensamentos e ações desencadeiam os acontecimentos que depois nos afligem, ficamos expostos e vulneráveis a situações de sofrimento. E estes tanto podem ser de ordem pessoal ou então acontecimentos que afetam muitas pessoas simultaneamente. Como a atual pandemia, por exemplo, que aterroriza quase que o mundo todo.
E é nestes momentos, que o coração sofrido e a mente ansiosa, pedem por qualquer alívio. Querem encontrar a força necessária para não cair ou para se reeguer. E Yogananda, então, explica com suas sábias palavras: “O destemor significa fé em Deus; fé em Sua proteção e justiça, em Sua sabedoria e onipresença, em Seu amor.
O medo rouba do homem a invencibilidade de sua alma. Perturbando o harmonioso funcionamento da Natureza que é irradiado da fonte interior de poder divino, o medo causa alterações físicas, mentais e espirituais. Em vez de permitir a ansiedade, o ser humano deve afirmar: “Estou sempre seguro na fortaleza de Tua amorosa proteção”.
Recorra a Deus para solucionar todos os problemas. Não permita que sua coragem e raciocínio fiquem paralisados quando dificuldades avassaladoras o derrubam como uma avalanche. Mantenha o bom senso intuitivo e a fé em Deus alertas, e tente encontrar até a mais remota saída e a encontrará. Tudo acabará bem no final, pois Deus ocultou Sua bondade atrás da superficialidade dos paradoxos das experiências mortais.“
A luz que nos guia quando os caminhos estão sombrios, nas palavras de Yogananda.
“Faça de Deus o Pastor de sua alma. Faça Dele o seu Farol quando atravessar os caminhos sombrios da vida. Ele é a sua Lua na noite da ignorância; o Sol nas horas de vigília. É a sua Estrela Polar nos mares escuros da existência mortal. Busque a orientação Dele. O mundo continuará assim, cheio de altos e baixos. Onde encontrar um senso de direção? Não nos preconceitos criados em nós pelos hábitos e pelas influências ambientais da família, do país ou do mundo, mas na voz orientadora da Verdade interior.“
“Que eu sempre possa me segurar em Ti na vida e na morte, na doença, na fome, nas epidemias ou na pobreza. Ajuda-me a perceber que sou Espírito imortal, intocado pelas mudanças da infância, da juventude e dos torvelinhos do mundo.” – Yogananda
Esta é a afirmação que Yogananda pede para ser pensada, falada e repetida. Para que, assim, suas palavras fiquem gravadas não só em nosso subconsciente, mas na manifestação energética do subconsciente coletivo.
E então a força da fé, pela união de pensamentos na universalidade, recobra ânimos abatidos em qualquer lugar onde se encontrem, conferindo-lhes vigor e passos firmes para prosseguir suas jornadas.
Noemi C. Carvalho
Trechos dos escritos de Yogananda em Yogananda-SRF
**Paramahansa Yogananda nasceu em Janeiro de 1893, na Índia, tendo falecido em Março de 1952 nos Estados Unidos. Ele é considerado um dos maiores mestres e difusores da antiga filosofia da Índia para o Ocidente.
Deixou como legado ensinamentos que continuam sendo uma fonte de inspiração e de luz para pessoas de todas as raças, culturas e credos, voltados não somente à evolução espiritual, mas também à realização pessoal, com orientações acerca das atitudes que nos competem para as transformações que desejamos em nossa vida.
“Meu corpo passará, mas minha obra continuará e meu espírito continuará vivo. Mesmo quando eu não estiver mais aqui, trabalharei junto com vocês para libertar o mundo pela mensagem de Deus.” – Yogananda
Muito obrigada pela ajuda. Creio que com as vossas crónicas consigam levar muitos ao bom caminho, o caminho de DEUS e de seu filho Jesus Cristo, incluindo eu. GRATA
Gratidão pelas suas palavras