Home / Autoconhecimento / Porque aparecem tantos problemas na nossa vida

Porque aparecem tantos problemas na nossa vida

uma pequena criança , um pouco maior que um bebê para do frente a uma grande escada meditando para enfrentá-la problemas na vida

Os problemas são provas que temos que cumprir para ganhar experiência na vida.

Os problemas teimam em aparecer na nossa vida. Mal resolvemos um e já outro vem se esgueirando, nos rondando, até que ele resolve dar o bote. Dependendo do tamanho do problema da vez e dependendo do nosso estado de ânimo naquele momento, vamos ter, certamente, reações diferentes.

Essas reações podem vir na forma de aflição, de abatimento, de medo, de revolta. Ou então estamos numa época boa, de cabeça fria, e logo vamos procurando entender a situação, tirar a emoção excessiva para que ela não atrapalhe.

Analisamos, então, o problema, como ele nos afeta, o que podemos fazer para resolvê-lo. E também avaliamos o que pode acontecer se não tivermos como resolvê-lo, isto é, se não pudermos mudar a situação e precisarmos nos conformar a ela.

Enfim, de todas as possibilidades, Emmanuel¹ explica que fugir do problema, encará-lo com rebeldia ou deixar-se abater pelo desânimo é perder uma oportunidade valiosa.

“Às vezes, nós, espíritos eternos,” diz Emmanuel, “perdemos sucessivas reencarnações, simplesmente pelo medo de facear certas dificuldades justas e necessárias ao nosso burilamento.

Problemas, no entanto, constituem o preço da evolução. Não há conhecimento sem experiência e não há experiência sem provas.”

Toda a natureza enfrenta desafios.

O mentor espiritual esclarece que isso não se dá somente conosco, com os seres humanos, mas é um processo que acontece em todos os níveis da natureza.

Assim, como exemplo, Emmanuel cita o problema enfrentado pela semente de uma planta, que precisa romper o envoltório que a protege e erguer-se pela terra no sentido que vai levá-la em direção à luz do sol.

A lagarta também enfrenta seus dilemas, para encontrar o local onde vai se envolver no casulo protetor até o momento de se tornar uma borboleta.

Portanto, acrescenta o benfeitor, “não te amedrontes ante os problemas que te visitem. São eles recursos naturais da existência, medindo-te a capacidade de adaptação e crescimento.

Nunca te certificarias se possuis bastante reservas de coragem, sem o obstáculo que te ensina a decifrar os segredos da autossuperação, e jamais saberias se realmente amas, sem a dor que te ajuda a desentranhar os mais puros sentimentos do coração.”

Os problemas são a medida de nosso desenvolvimento.

Em vista disso, para nós pode até mesmo parecer um contrassenso, mas Emmanuel nos traz a conclusão que os problemas refletem o nosso estágio de desenvolvimento.

Assim, ele diz que “os problemas são sinônimos de lição. Se tens o caminho repleto deles, isso significa que chegaste à madureza de espírito, com a possibilidade de frequentar simultaneamente vários cursos de aperfeiçoamento no educandário do mundo.

Bendize o ensejo de testemunhar a tua abnegação e a tua fé, porque todo momento de compreender e perdoar, auxiliar e edificar, é hora de aprender e tempo de progredir.”

Desta forma, quando os problemas pipocarem à nossa frente – sejam eles pequenos a ponto de nos causarem uma leve irritação, ou de proporções maiores e que nos causam aflição e angústia -, vamos nos lembrar destes ensinamentos de Emmanuel.

Pelas suas palavras podemos, então, ter a certeza que Deus não nos manda um fardo maior que os nossos ombros podem suportar, e que ele confia na nossa capacidade de responder e solucionar todos os problemas que surgem em nossa vida.

Noemi C. Carvalho

1 – Emmanuel, no livro “Alma e Coração”, psicografado por Chico Xavier

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: