Anúncios
Home / Autoconhecimento / Programa para um novo Ano Novo de realizações

Programa para um novo Ano Novo de realizações

Homem por trás de painel transparente com números e gráfico com seta para cima indicando boas realizações no Ano Novo

A esperança é uma luz que nunca deve se apagar para iluminar um Ano Novo de realizações.

Um ano termina, outro começa, assim é a vida, não para nunca. Que este seja um novo Ano Novo de realizações, de projetos e de sonhos realizados.

Nas passagens de ano, vem se fortalecendo o costume de, cada um a seu modo, fazer uma reflexão sobre o ano que está findando. Em seguida, fazem-se os projetos para os dias do ano que se inicia, com uma série de promessas, pedidos e resoluções.

Entretanto, observo que a maioria dessas tentativas de construir um futuro mais saudável, próspero e feliz se desfaz como o borbulhar dos espumantes que brindam o início de um novo ano.

Por isso, se o que você já experimentou até hoje não deu os resultados que desejava, convido-o a conhecer uma forma nova de se preparar para dias vindouros.

Chico Xavier disse: “Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim”. Isto é, em qualquer momento da vida é possível escolher recomeçar e ter a oportunidade de construir um novo futuro.

Comece a limpar tudo em sua vida.

Em primeiro lugar, quando começa um novo ano, comece a incorporar na programação de atividades a prática de fazer uma limpeza geral e se desfazer de tudo que não serve mais. Faça isso dando uma boa olhada nos seus armários, guarda-roupas, gavetas e demais cantos.

Em seguida, separe tudo aquilo que você não usa mais, o que não lhe serve, o que faz tempo que você não mexe e o que você não gosta mas mantém mesmo assim, sem saber o motivo.

Depois de ter separado tudo, olhe bem todas as peças, desapegue-se, despeça-se agradecendo por tudo aquilo que, de alguma forma, fez parte de sua vida e doe.

Posteriormente, quando terminar a limpeza material e se desfizer do que não mais lhe servia, é hora de começar uma limpeza na mente e nos sentimentos. Da mesma forma, é preciso jogar fora todas as velhas ideias que emperram seu desenvolvimento.

A limpeza das crenças que podem limitar seu Ano Novo de realizações.

A primeira coisa a ser despachada é a crença de estar condenado pelo destino a um determinado estado ou condição de vida. Porque Deus lhe deu o livre-arbítrio, o poder de escolher como será a sua vida e, mesmo sem perceber, você faz uso dele sempre. Entretanto, na maioria das vezes o uso inconsciente desse poder é que tem atraído os problemas em sua vida.

Quando os desejos não se realizam, muitas pessoas acreditam estar isoladas, abandonadas e afastadas de Deus. E então, rezam para Ele pedindo coisas, esquecendo-se que na verdade elas são expressões Divinas. Isto é, a divindade vive no íntimo delas, a Divindade vive através de cada uma delas.

Ao entender esse conceito, ao ter essa consciência e ser responsável por si próprio todas as preocupações e medos serão superados. Assim, as habilidades e virtudes se desenvolvem e começam a produzir e criar os desígnios de cada um neste planeta.

Então, preste atenção neste exato momento: você está escolhendo entre dar atenção ao que lê ou colocar a atenção nos pensamentos que giram em sua mente? Você tem o poder total de criar o que acontece em sua vida. A “força está com você”, saiba usá-la.

A limpeza das crenças no sacrifício.

Outra velha crença que precisa ir para a reciclagem é o conceito que para se conseguir o que se deseja é necessário um grande esforço. Parece até que só o que é obtido através de muito esforço e luta tem valor.

Em relação a isso, Louise Hay costumava dizer que “A vida é simples. O que emitimos, recebemos de volta.

Perceba, então, o que você está pensando agora. E sinta: que tipo de sensações tais pensamentos despertam em seu corpo?

Ao ter os pensamentos presos em perturbações, dificuldades e problemas, certamente o medo, a preocupação e a tristeza, entre outras, serão os sentimentos que vão brotar. Este conjunto cria as barreiras que impedem a manifestação de boas coisas e acontecimentos em sua vida.

Voltando aos ensinamentos de Louise Hay: “Nós vivemos em um Universo em expansão, ilimitado. As possibilidades a nós disponíveis estão bem além do que as nossas mentes humanas possam imaginar. A única coisa, portanto, que sempre nos limita é o nosso pensamento. Nós desperdiçamos os nossos pensamentos com limitações. Nossos pensamentos são muito preciosos. Cada pensamento que temos está criando o nosso futuro. Cada pensamento!”

Para reafirmar a importância de educar a mente, Louise Hay prossegue: “A cada vez que temos um pensamento que nos faça sentir mal de algum modo, é um pensamento desperdiçado. Não somente desperdiçamos uma oportunidade de termos um pensamento positivo e criarmos uma vida magnífica para nós mesmos, nós contribuímos com a pilha de pensamentos negativos que nos trazem experiências desagradáveis.”

Passando a uma nova etapa.

Depois de dar uma ajeitada na área do pensamento e das emoções, é hora de desenvolver o programa para construir o Ano Novo, mas um ano que seja verdadeiramente novo, um Ano Novo de realizações.

Em seguida, vou passar algumas orientações. Elas devem ser entendidas como um conjunto de informações para auxiliar no objetivo de construir uma vida mais significativa. Para isto, elas propõem a tomada de algumas decisões, o desenvolvimento de posturas e atividades práticas para uma renovação pessoal.

Uma das causas do insucesso das resoluções de fim de ano é a descontinuidade. Após alguns poucos dias, tão logo vai se tomando o ritmo normal do dia a dia as aspirações vão sendo sufocadas pela rotina.

Para evitar, então, essa rotina tediosa do autoabandono, você vai fazer um Diário. Não é necessário nada de especial, qualquer tipo de caderno vai servir.

Neste Diário você vai criar o seu programa para uma vida melhor.

“Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã.”

Chico Xavier 

Comece o seu Diário com uma forte energia de positividade para marcar o começo de um Ano Novo de realizações.

No branco das páginas do seu Diário, escreva tudo aquilo que você quer que se manifeste em sua vida. Neste momento, não deixe o espírito crítico interferir. Provavelmente, ele vai dizer que o que você está escrevendo é impossível de acontecer ou que não existe mérito para algumas das aspirações listadas.

Mas apenas escreva o que seu coração pedir e aquilo que aparecer em sua mente. E, ao registrar no papel aquilo que você quer, procure revestir as palavras escritas com a energia da convicção de que você já possui os requisitos para conseguir o que está pedindo.

E lembre-se que um dos segredos para o sucesso das mentalizações é você conseguir se envolver com o que está sendo concebido mentalmente. Ou seja, procurar sentir a emoção que a obtenção de determinada coisa vai trazer. Em outras palavras, procurar sentir que o pedido já foi atendido.

Como disse anteriormente, escreva, não se limite, nem coloque obstáculos ou dificuldades. Liste tudo aquilo que você precisa, deseja e gosta: um amor novinho em folha, o trabalho dos sonhos, resolver alguma pendência complicada, superar dificuldades e sofrimentos, superar algum vício, uma nova residência, desenvolvimento espiritual, ter mais paciência, e tudo o mais que for expressão de sua vontade.

Classifique, separe, mas tenha sempre por perto.

Depois que terminar de registrar tudo o que você deseja para tornar seu Ano Novo de realizações real, é a hora de fazer uma avaliação e separar:

  1. aquilo que é essencial
  2. o que é importante
  3. e o que é desejável

Pegue cada item que você listou, avalie e classifique numa dessas 3 categorias, registrando em seu Diário separadamente. Procure colocar as urgências em primeiro lugar, mas não deixe de lado aquilo que você deseja.

Esta lista que você fez, são os seus objetivos para o ano de 2020.

Finalmente, você tem a lista que você deverá ler todos os dias de 2020. Porque, assim, você vai estar sempre reforçando em sua mente aquilo que realmente é importante em sua vida neste ano.

Encontre os recursos necessários para concretizar sua lista.

Ao se conscientizar da importância de alcançar esses objetivos, procure desenvolver o que for necessário para o seu êxito.

O que é que você precisa aprender a mais para conseguir o que deseja, será que um curso pode ajudar? Quais as condições que você precisa estruturar para alcançar um objetivo?

Anote tudo em seu Diário: as dúvidas, ideias, as informações que forem chegando até você.

Lembre-se que é muito importante que diariamente seja feita essa avaliação. Em seguida, é fundamental que você faça uma mentalização para manter a energia de positividade. Visualize, então, que você está concretizando os itens de sua lista e sinta a satisfação de seu sucesso.

Felizes realizações em 2020!

José Batista de Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Anúncios

Veja também

Seleção de frases de São Francisco de Assis

São Francisco de Assis é considerado o protetor dos animais, dedicou sua vida aos pobres e necessitados e às pregações pelo amor e pela paz.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: