Home / Especial Coronavírus / Que Bom Saber – nº2. O que tem de bom durante a pandemia

Que Bom Saber – nº2. O que tem de bom durante a pandemia

Homem sentado lendo um tablet Que Bom Saber - nº2

O que anda acontecendo com relação à pandemia: Que Bom Saber – nº2

Acompanhe esta seleção de fatos e orientações sobre o que está acontecendo de bom durante esta época de pandemia.Confira em Que Bom Saber – nº2.

31/03/2020 – VÍDEO: ‘Os jovens não são invencíveis contra o coronavírus’, diz OMS.

“Os jovens não são invencíveis contra a COVID-19. O coronavírus pode colocá-lo no hospital por semanas ou até matá-lo. Mesmo que você não fique doente, as escolhas que você faz sobre onde vai podem ser a diferença entre a vida e a morte, para outra pessoa.” O alerta foi feito pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Assista o vídeo (legendado) no site oficial da ONU-Brasil.

31/03/2020 – Unesp Aberta disponibiliza cursos on-line gratuitos.

Procura pelos conteúdos online gratuitos da Universidade Estadual Paulista subiu de 2 mil para 66 mil usuários por dia. Criada em 2013 , os conteúdos oferecidos pela Unesp Aberta são gratuitos e produzidos pela Universidade Estadual Paulista em parceria com outras instituições.  São mais de 70 temas que podem ser iniciados e terminados em qualquer data, com a possibilidade de se inscrever em mais de um conteúdo.
Saiba mais através do site da UNESP.

30/03/2020 Quarentena em SP segura pico da pandemia e impede sobrecarga de leitos, aponta estudo.

Estudo feito pelo Instituto Butantan, em parceria com o Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo e a UnB (Universidade de Brasília), mostra que, antes da quarentena, a velocidade de transmissão de casos era de uma pessoa para seis. A taxa passou para uma pessoa para três em 20 de março, e caiu de uma para duas pessoas em 25 de março.
Veja todas as informações na página do site do Governo de São Paulo.
**Você pode ler também FIQUE EM CASA: escute o apelo mundial pela vida.

30/03/2020 – Plataforma brasileira acelera registro para estudos sobre Covid-19.

Administrado pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), o ReBEC é fruto de uma parceria da Fundação com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde. O Registro é uma das únicas 16 plataformas do mundo a fazer parte da rede global de registros de pesquisa clínica, ao lado de Alemanha, China, Austrália, Japão, Comunidade Europeia e outros centros globais de pesquisa em saúde e fármacos. Cientistas em todo mundo têm rápido acesso à modelagem de estudos já em andamento, evitando o retrabalho e favorecendo a cooperação.
Todos os detalhes em Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz.

30/03/2020 – Itamaraty auxilia brasileiros no exterior afetados pela crise do novo coronavírus

Rede de embaixadas e consulados vem prestando auxílio aos brasileiros afetados por fechamento de fronteiras, de restrição à circulação e cancelamentos de voos As medidas incluem viabilizar embarques e incluir brasileiros em voos de repatriação organizados por outros países, liberação de vistos emergenciais O número estimado de brasileiros já repatriados com auxílio do governo é de 8.300.
Saiba mais na página oficial do Gov.Br
**Talvez você goste de ler Como vencer o desafio de começar a vida em outro país.

28/03/2020 – Curiosidades: coronavírus já afeta até a previsão do tempo.

Notícia publicada no Canal Rural informa que, segundo a agência internacional Bloomberg, a pandemia do coronavírus está afetando até a meteorologia pelo mundo. A queda drástica do número de voos tem prejudicado a coleta de dados meteorológicos de ar, pois os aviões são equipados com instrumentos que realizam leituras das condições atmosféricas, que são transmitidas para todo o mundo.

27/03/2020 – Como lidar com o seu pet durante a pandemia do novo coronavírus?

Cães e gatos não são hospedeiros do novo coronavírus, ou seja, não o contraem e nem o transmitem alguns cuidados devem ser tomados, pois os animais podem ser carregadores involuntários do SARS-CoV-2, através do pelo e da coleira, por exemplo.
Para tirar dúvidas e cuidados com animais de estimação em meio à covid-19, confira a notícia e o vídeo completo no Jornal da USP.

27/03/2020 – Projeto da Poli permite construir ventiladores pulmonares mais baratos em tempo recorde

Custo estimado é de mil reais, em comparação à média de 15 mil para um ventilador no mercado hoje, e poderá ser produzido por fabricantes autorizados, rapidamente. O projeto, em licença open source, ou seja, é aberto para utilização pelos interessados em produzir o ventilador, irá viabilizar a construção de alguns milhares de ventiladores a partir de três semanas e ter milhares produzidos em cinco semanas.
Informações completas no Jornal da USP.

26/03/2020 – OPAS/OMS faz alerta ao público sobre mensagens fraudulentas em nome da Organização

Isto não é bom. Fique atento. Mensagens fraudulentas em nome da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) circulam por e-mail, sites e mídias sociais, solicitando informações pessoais sob a falsa promessa de que fundos ou algum benefício será recebido da Organização. A OPAS/OMS orienta a consultar seus sites oficiais.
Leia mais na página do site oficial da OPAS/OMS.
**Você pode ler Fake news são um problema sério, não dissemine esse mal.

25/03/2020 – OIT dá dicas para trabalhar a distância durante a pandemia do coronavírus.

Muitos funcionários, em várias partes do mundo, foram solicitados a continuar produzindo de suas residências devido ao risco de contaminação do coronavírus. Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), este arranjo temporário pode ser bem-sucedido desde que se conte com o apoio necessário.
Confira as orientações no site da ONU-Brasil.
**Você pode ler mais em Trabalho remoto: como lidar com as dificuldades que surgem.

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Veja também

Imagem com fundo escuro com a frase tudo passa em branco para superar dificuldades

Orientações de Chico Xavier para superar as dificuldades da pandemia

As lições de Chico Xavier são sempre valiosas, sobretudo quando precisamos de auxílio para superar dificuldades, como neste momento em que vivemos os males da pandemia.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: