Home / Especial Coronavírus / Que Bom Saber – nº2. O que tem de bom durante a pandemia

Que Bom Saber – nº2. O que tem de bom durante a pandemia

Homem sentado lendo um tablet Que Bom Saber - nº2

O que anda acontecendo com relação à pandemia: Que Bom Saber – nº2

Acompanhe esta seleção de fatos e orientações sobre o que está acontecendo de bom durante esta época de pandemia.Confira em Que Bom Saber – nº2.

31/03/2020 – VÍDEO: ‘Os jovens não são invencíveis contra o coronavírus’, diz OMS.

“Os jovens não são invencíveis contra a COVID-19. O coronavírus pode colocá-lo no hospital por semanas ou até matá-lo. Mesmo que você não fique doente, as escolhas que você faz sobre onde vai podem ser a diferença entre a vida e a morte, para outra pessoa.” O alerta foi feito pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Assista o vídeo (legendado) no site oficial da ONU-Brasil.

31/03/2020 – Unesp Aberta disponibiliza cursos on-line gratuitos.

Procura pelos conteúdos online gratuitos da Universidade Estadual Paulista subiu de 2 mil para 66 mil usuários por dia. Criada em 2013 , os conteúdos oferecidos pela Unesp Aberta são gratuitos e produzidos pela Universidade Estadual Paulista em parceria com outras instituições.  São mais de 70 temas que podem ser iniciados e terminados em qualquer data, com a possibilidade de se inscrever em mais de um conteúdo.
Saiba mais através do site da UNESP.

30/03/2020 Quarentena em SP segura pico da pandemia e impede sobrecarga de leitos, aponta estudo.

Estudo feito pelo Instituto Butantan, em parceria com o Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo e a UnB (Universidade de Brasília), mostra que, antes da quarentena, a velocidade de transmissão de casos era de uma pessoa para seis. A taxa passou para uma pessoa para três em 20 de março, e caiu de uma para duas pessoas em 25 de março.
Veja todas as informações na página do site do Governo de São Paulo.
**Você pode ler também FIQUE EM CASA: escute o apelo mundial pela vida.

30/03/2020 – Plataforma brasileira acelera registro para estudos sobre Covid-19.

Administrado pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), o ReBEC é fruto de uma parceria da Fundação com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde. O Registro é uma das únicas 16 plataformas do mundo a fazer parte da rede global de registros de pesquisa clínica, ao lado de Alemanha, China, Austrália, Japão, Comunidade Europeia e outros centros globais de pesquisa em saúde e fármacos. Cientistas em todo mundo têm rápido acesso à modelagem de estudos já em andamento, evitando o retrabalho e favorecendo a cooperação.
Todos os detalhes em Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz.

30/03/2020 – Itamaraty auxilia brasileiros no exterior afetados pela crise do novo coronavírus

Rede de embaixadas e consulados vem prestando auxílio aos brasileiros afetados por fechamento de fronteiras, de restrição à circulação e cancelamentos de voos As medidas incluem viabilizar embarques e incluir brasileiros em voos de repatriação organizados por outros países, liberação de vistos emergenciais O número estimado de brasileiros já repatriados com auxílio do governo é de 8.300.
Saiba mais na página oficial do Gov.Br
**Talvez você goste de ler Como vencer o desafio de começar a vida em outro país.

28/03/2020 – Curiosidades: coronavírus já afeta até a previsão do tempo.

Notícia publicada no Canal Rural informa que, segundo a agência internacional Bloomberg, a pandemia do coronavírus está afetando até a meteorologia pelo mundo. A queda drástica do número de voos tem prejudicado a coleta de dados meteorológicos de ar, pois os aviões são equipados com instrumentos que realizam leituras das condições atmosféricas, que são transmitidas para todo o mundo.

27/03/2020 – Como lidar com o seu pet durante a pandemia do novo coronavírus?

Cães e gatos não são hospedeiros do novo coronavírus, ou seja, não o contraem e nem o transmitem alguns cuidados devem ser tomados, pois os animais podem ser carregadores involuntários do SARS-CoV-2, através do pelo e da coleira, por exemplo.
Para tirar dúvidas e cuidados com animais de estimação em meio à covid-19, confira a notícia e o vídeo completo no Jornal da USP.

27/03/2020 – Projeto da Poli permite construir ventiladores pulmonares mais baratos em tempo recorde

Custo estimado é de mil reais, em comparação à média de 15 mil para um ventilador no mercado hoje, e poderá ser produzido por fabricantes autorizados, rapidamente. O projeto, em licença open source, ou seja, é aberto para utilização pelos interessados em produzir o ventilador, irá viabilizar a construção de alguns milhares de ventiladores a partir de três semanas e ter milhares produzidos em cinco semanas.
Informações completas no Jornal da USP.

26/03/2020 – OPAS/OMS faz alerta ao público sobre mensagens fraudulentas em nome da Organização

Isto não é bom. Fique atento. Mensagens fraudulentas em nome da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) circulam por e-mail, sites e mídias sociais, solicitando informações pessoais sob a falsa promessa de que fundos ou algum benefício será recebido da Organização. A OPAS/OMS orienta a consultar seus sites oficiais.
Leia mais na página do site oficial da OPAS/OMS.
**Você pode ler Fake news são um problema sério, não dissemine esse mal.

25/03/2020 – OIT dá dicas para trabalhar a distância durante a pandemia do coronavírus.

Muitos funcionários, em várias partes do mundo, foram solicitados a continuar produzindo de suas residências devido ao risco de contaminação do coronavírus. Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), este arranjo temporário pode ser bem-sucedido desde que se conte com o apoio necessário.
Confira as orientações no site da ONU-Brasil.
**Você pode ler mais em Trabalho remoto: como lidar com as dificuldades que surgem.

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossas publicações

Receba nossas publicações em sua caixa de e-mails

Após se cadastrar você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

 

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

 

Você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

%d blogueiros gostam disto: