Home / Especial Coronavírus / Que Bom Saber – nº3. O que tem de bom durante a pandemia

Que Bom Saber – nº3. O que tem de bom durante a pandemia

Mulher de óculos com telefone celularna mão lendo Que Bom Saber - nº3

Algumas boas notícias em meio às crises causadas pela pandemia: Que Bom Saber – nº3.

Veja algumas dicas, orientações e atualizações sobre o que está acontecendo de bom nestes últimos dias. Acompanhe Que Bom Saber – nº3.

01/04/2020 – Museu Casa de Portinari oferece oficinas, receitas e curiosidades online.

O Museu Casa de Portinari desenvolveu atividades para o período de quarentena. Por isso, as redes sociais e o site estão repletas de atividades, como oficinas, receitas, vídeos e curiosidades sobre a instituição.
Para isso, basta utilizar o @museucasadeportinari e a #culturaemcasa.

01/04/2020 – Saiba como identificar notícias falsas sobre o novo coronavírus.

Compartilhar conteúdo enganoso pode prejudicar a saúde de muitas pessoas. Muitas das mensagens falsas contêm orientações médicas equivocadas ou sem qualquer embasamento científico. Tão importante quanto combater notícias falsas é não compartilhá-las. Para isso, há orientações simples que ajudam a identificar conteúdo enganoso.
Veja o que deve ser observado antes de acreditar ou compartilhar uma informação em SP Notícias, Portal do Governo de SP.

01/04/2020 – TeleSUS fará busca ativa de informações sobre coronavírus.

O Ministério da Saúde fará o monitoramento a distância da saúde da população. Esse mecanismo permitirá a busca ativa para identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus.
A população receberá ligações automáticas por meio do número 136 para fazer avaliação de sintomas, acompanhar evolução da doença e mapear áreas de risco de contágio do coronavírus.
Escute a simulação de uma ligação no site do Ministério da Saúde.

01/04/2020 – Estado de São Paulo vai ampliar a rede de testes para o novo coronavírus.

Cinco unidades regionais do Instituto Adolfo Lutz estarão habilitadas a processar amostras para testes de coronavírus. A Secretaria da Saúde também passa a processar amostras no Centro Estadual de Análises Clínicas (Ceac) da Zona Norte.
Nesta semana, chegam ainda 20 mil kits de testes importados e 10 mil enviados pela Fiocruz, que serão distribuídos entre o Instituto Adolfo Lutz e outros laboratórios credenciados.
Outras informações em SP Notícias, Portal do Governo de SP.

01/04/2020 – Começa hoje a distribuição de 500 mil testes rápidos para todo o país.

O Ministério da Saúde iniciou, nesta quarta-feira (1º), a distribuição dos 500 mil testes rápidos para diagnóstico de coronavírus no país. Este é o primeiro lote de um total de 5 milhões de testes rápidos adquiridos pela Vale e doados ao Ministério da Saúde.
Os testes rápidos devem ser feitos somente após o sétimo dia do início dos sintomas, e servem apenas para marcar se a pessoa tem ou não o anticorpo que combate o vírus, isto é se a pessoa já teve no passado, e nesse caso está imune, ou se tem o vírus no período latente da doença.
Leia mais a respeito no site do Ministério da Saúde.

31/03/2020 – Como me proteger do novo coronavírus? A OMS responde neste vídeo.

A covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), transmitido aos humanos pela primeira vez. Permaneça saudável. Evite a transmissão do novo coronavírus em sua comunidade.
Assista o vídeo através do site da ONU-Brasil.

30/03/2020 – Cientistas buscam teste que prevê risco de paciente evoluir para quadro grave.

Método desenvolvido por Unicamp e USP se baseia na análise do padrão de moléculas encontrado em fluidos corporais.
A linha de pesquisa que combina estudo de amostras biológicas e inteligência artificial buscar disponibilizar informações para ajudar o profissional de saúde no momento de decisão por hospitalizações e tratamentos.
Todas as informações estão no site SP Notícias, do Governo de São Paulo.

30/03/2020 – Governo Federal freta voo para trazer 159 brasileiros do Equador.

O grupo, onde estão incluídos dez integrantes da delegação de natação paralímpica nacional, além de nove atletas e um técnico, embarcou de volta ao Brasil na noite de segunda-feira (30). A equipe embarcou para o Equador no dia 3 de março para um período de treinamento na altitude de 2.560 metros de Cuenca. O objetivo era melhorar os índices para o Open Internacional de Natação, que seria realizado no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo entre 26 e 28 de março. A competição era uma das oportunidades para obtenção de índices para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão.
Leia mais em Gov.Br.

27/03/2020 – Medidas simples em casa podem manter vírus da covid-19 longe dos alimentos.

Algumas medidas podem ser adotadas em relação aos alimentos e cuidados na cozinha, bem como ao cuidado necessário para o consumo de refeições fornecidas por delivery.
O conteúdo reunido pelo Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC), da Universidade de São Paulo, foi feito por especialistas em microbiologia de alimentos e conta também com as referências científicas para cada recomendação.
Confira o texto na íntegra no Jornal da USP.

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Veja também

Imagem com fundo escuro com a frase tudo passa em branco para superar dificuldades

Orientações de Chico Xavier para superar as dificuldades da pandemia

As lições de Chico Xavier são sempre valiosas, sobretudo quando precisamos de auxílio para superar dificuldades, como neste momento em que vivemos os males da pandemia.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: