Home / Especial Coronavírus / Que Bom Saber – nº3. O que tem de bom durante a pandemia

Que Bom Saber – nº3. O que tem de bom durante a pandemia

Mulher de óculos com telefone celularna mão lendo Que Bom Saber - nº3

Algumas boas notícias em meio às crises causadas pela pandemia: Que Bom Saber – nº3.

Veja algumas dicas, orientações e atualizações sobre o que está acontecendo de bom nestes últimos dias. Acompanhe Que Bom Saber – nº3.

01/04/2020 – Museu Casa de Portinari oferece oficinas, receitas e curiosidades online.

O Museu Casa de Portinari desenvolveu atividades para o período de quarentena. Por isso, as redes sociais e o site estão repletas de atividades, como oficinas, receitas, vídeos e curiosidades sobre a instituição.
Para isso, basta utilizar o @museucasadeportinari e a #culturaemcasa.

01/04/2020 – Saiba como identificar notícias falsas sobre o novo coronavírus.

Compartilhar conteúdo enganoso pode prejudicar a saúde de muitas pessoas. Muitas das mensagens falsas contêm orientações médicas equivocadas ou sem qualquer embasamento científico. Tão importante quanto combater notícias falsas é não compartilhá-las. Para isso, há orientações simples que ajudam a identificar conteúdo enganoso.
Veja o que deve ser observado antes de acreditar ou compartilhar uma informação em SP Notícias, Portal do Governo de SP.

01/04/2020 – TeleSUS fará busca ativa de informações sobre coronavírus.

O Ministério da Saúde fará o monitoramento a distância da saúde da população. Esse mecanismo permitirá a busca ativa para identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus.
A população receberá ligações automáticas por meio do número 136 para fazer avaliação de sintomas, acompanhar evolução da doença e mapear áreas de risco de contágio do coronavírus.
Escute a simulação de uma ligação no site do Ministério da Saúde.

01/04/2020 – Estado de São Paulo vai ampliar a rede de testes para o novo coronavírus.

Cinco unidades regionais do Instituto Adolfo Lutz estarão habilitadas a processar amostras para testes de coronavírus. A Secretaria da Saúde também passa a processar amostras no Centro Estadual de Análises Clínicas (Ceac) da Zona Norte.
Nesta semana, chegam ainda 20 mil kits de testes importados e 10 mil enviados pela Fiocruz, que serão distribuídos entre o Instituto Adolfo Lutz e outros laboratórios credenciados.
Outras informações em SP Notícias, Portal do Governo de SP.

01/04/2020 – Começa hoje a distribuição de 500 mil testes rápidos para todo o país.

O Ministério da Saúde iniciou, nesta quarta-feira (1º), a distribuição dos 500 mil testes rápidos para diagnóstico de coronavírus no país. Este é o primeiro lote de um total de 5 milhões de testes rápidos adquiridos pela Vale e doados ao Ministério da Saúde.
Os testes rápidos devem ser feitos somente após o sétimo dia do início dos sintomas, e servem apenas para marcar se a pessoa tem ou não o anticorpo que combate o vírus, isto é se a pessoa já teve no passado, e nesse caso está imune, ou se tem o vírus no período latente da doença.
Leia mais a respeito no site do Ministério da Saúde.

31/03/2020 – Como me proteger do novo coronavírus? A OMS responde neste vídeo.

A covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), transmitido aos humanos pela primeira vez. Permaneça saudável. Evite a transmissão do novo coronavírus em sua comunidade.
Assista o vídeo através do site da ONU-Brasil.

30/03/2020 – Cientistas buscam teste que prevê risco de paciente evoluir para quadro grave.

Método desenvolvido por Unicamp e USP se baseia na análise do padrão de moléculas encontrado em fluidos corporais.
A linha de pesquisa que combina estudo de amostras biológicas e inteligência artificial buscar disponibilizar informações para ajudar o profissional de saúde no momento de decisão por hospitalizações e tratamentos.
Todas as informações estão no site SP Notícias, do Governo de São Paulo.

30/03/2020 – Governo Federal freta voo para trazer 159 brasileiros do Equador.

O grupo, onde estão incluídos dez integrantes da delegação de natação paralímpica nacional, além de nove atletas e um técnico, embarcou de volta ao Brasil na noite de segunda-feira (30). A equipe embarcou para o Equador no dia 3 de março para um período de treinamento na altitude de 2.560 metros de Cuenca. O objetivo era melhorar os índices para o Open Internacional de Natação, que seria realizado no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo entre 26 e 28 de março. A competição era uma das oportunidades para obtenção de índices para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão.
Leia mais em Gov.Br.

27/03/2020 – Medidas simples em casa podem manter vírus da covid-19 longe dos alimentos.

Algumas medidas podem ser adotadas em relação aos alimentos e cuidados na cozinha, bem como ao cuidado necessário para o consumo de refeições fornecidas por delivery.
O conteúdo reunido pelo Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC), da Universidade de São Paulo, foi feito por especialistas em microbiologia de alimentos e conta também com as referências científicas para cada recomendação.
Confira o texto na íntegra no Jornal da USP.

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossas publicações

Receba nossas publicações em sua caixa de e-mails

Após se cadastrar você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

 

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

 

Você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

%d blogueiros gostam disto: