Home / DESTAQUE / Que Bom Saber: o que tem de bom durante a pandemia

Que Bom Saber: o que tem de bom durante a pandemia

Informações, orientações, dicas e sugestões para o período da pandemia.

Leia aqui, sobre assuntos ligados ao coronavírus, covid-19 e quarentena: Que Bom Saber.

01/05/2020 – Para ajudar a manter o bem-estar durante a quarentena’, a Universidade Federal de Juiz de Fora lançou um canal no YouTube com aulas de Yoga, o Yoga e Saúde UFJF.
Todas as informações estão no site da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

01/05/2020 – Professoras da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP disponibilizaram um infográfico com orientações passo a passo para a confecção, higienização e conservação correta das máscaras caseiras.
Veja todas as informações acessando o Jornal da USP.

01/05/2020 – ‘Deixa que Eu Conto’, é o podcast diário do UNICEF para crianças que estão em idade de frequentar a pré-escola e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental),  histórias, brincadeiras e atividades. Cada programa tem, em média, 30 minutos, e há diferentes opções para acessá-los.
Confira todas as informações no site do UNICEF.

01/05/2020 – Dois guias em slides ilustrados trazem dicas para quem precisa trabalhar ou estudar em casa, para ajudar na adaptação à nova rotina necessária como medida de proteção, evitando o risco de contágio pelo coronavírus. Os guias foram preparados pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP e podem ser acessados no Jornal da USP.

01/05/2020Cuidados em saúde mental em tempos de covid-19.O material gratuito reúne propostas de cuidado em saúde mental, alinhadas com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). A cartilha tem sugestões de cuidado para públicos de todas as idades e reflexões importantes sobre o apoio coletivo, medidas e orientações protetivas.
As informações estão no site da UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos

01/05/2020 – A plataforma Covid Verificado separa fatos de fake news sobre covid-19. Foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, e também está disponível no Instagram e no Facebook.
Além das principais atualizações sobre a covid-19, há também uma área em que qualquer um pode enviar suas perguntas diretamente para os pesquisadores.
Com informações do Jornal da USP.

24/04/2020 – Ações de solidariedade e colaboração são vistas em todo o mundo, desde os gestos individuas como levar compras para que não tem recursos ou simplesmente não pode sair de casa até grandes doações por parte de nomes famosos. Faculdades e empresas se empenham na produção de álcool e equipamentos de proteção, enfim, muitos compreendem a necessidade de unir esforços para preservar a vida em todas as suas necessidades.
O Estado de SP está promovendo ações junto à iniciativa privada e arrecadou R$ 500 milhões em doações nos últimos 30 dias. O valor foi obtido junto a 118 empresas que integram o Grupo Empresarial Solidário de São Paulo e se refere tanto a doações em espécie como em bens e serviços, alimentos, produtos de higiene, equipamentos hospitalares e de proteção individual para profissionais da saúde e das forças de segurança, entre outros materiais. As informações são do Portal do Governo de SP.
Você também pode ver uma relação de empresas que já fizeram doações para ajudar neste período de pandemia no site do G1.

24/04/2020 – O Governo de SP publica hoje decreto recomendando o uso de máscaras pela população nos 645 municípios do Estado, associada à orientação de isolamento social, para reduzir os índices de contaminação durante a pandemia do coronavírus. A medida atende às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, podendo ser utilizadas máscaras caseiras, confeccionadas com tecido. O diretor de Divisão Médica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Ralcyon Teixeira, lembra da importância do uso correto para evitar contaminações.
Informações do Portal do Governo de SP

24/04/2020 – O Zoológico de São Paulo lançou a Campanha “Amigos do Zoo”, que disponibiliza ao público a compra online e antecipada de ingressos. Além de oferecer um grande desconto, o voucher poderá ser utilizado em até seis meses e em qualquer dia da semana, a partir da data de retomada da visitação, suspensa devido à pandemia.
A principal fonte de receita do Zoológico é proveniente da visitação, para a manutenção de uma área de 824.529 m2, que compreende o Zoológico e Zoo Safári e para suprir as necessidades dos mais de 2 mil animais sob responsabilidade da instituição, para os quais, diariamente, são preparadas três toneladas de alimentos.
Os programas e projetos para a conservação da fauna ameaçada de extinção e as pesquisas aplicadas em bem-estar animal colocam o Zoo de SP em posição de destaque no cenário mundial.
As informações para colaborar (e lindas fotos dos animais do Zoo!) estão no site do Zoológico de São Paulo.

24/04/2020 – A UNICEF convida crianças a desenhar como se sentem durante a quarentena, com a campanha “Sentimentos no Papel”, com o objetivo dar voz às crianças e incentivá-las a expressar seus sentimentos. Por meio de desenhos, as crianças contam que sentem falta da escola, mostram que o novo coronavírus as assusta, mas também trazem mensagens de esperança. (confira os 15 primeiros desenhos aqui).
“O novo coronavírus mudou a rotina das famílias e das crianças, impactando muito seu cotidiano. Neste momento, é fundamental acolhê-las e criar um ambiente em que elas possam expressar seus sentimentos”, explica Michael Klaus, chefe de Comunicação e Parcerias do UNICEF no Brasil. “A campanha surge com este objetivo: estimular as crianças a contar como estão se sentindo por meio de desenhos.”
Mais informações no Portal do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)

24/04/2020 – A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa reúne conteúdos inéditos da OSESP, Jazz Sinfônica, Pinacoteca, Museu da Imagem e do Som, Museu do Futebol, São Paulo Companhia de Dança, Projeto Guri, Theatro São Pedro e Teatro Sérgio Cardoso. Terá ainda conteúdos de outras instituições culturais e de produtores independentes.
A estreia da plataforma conta também com apresentações ao vivo no Festival #CulturaEmCasa, que começa com 120 lives – 60 com artistas e 60 com aulas e oficinas, além de 4 mil livros gratuitos, disponíveis graças a uma parceria com a Amazon.
A plataforma fará também o licenciamento de projetos de produtores culturais de todo o Estado, para que seja também um instrumento de geração de renda para artistas, técnicos, produtores e profissionais da cultura de forma geral.
O acesso pode ser feito através do site Cultura em Casa e o conteúdo pode ser assistido gratuitamente por televisão, computador, tablet e celular. Em breve, serão lançados aplicativos para cada dispositivo.
Mais informações no Portal do Governo de São Paulo.

24/04/2020 – O Ministério da Saúde e a OPAS iniciam uma campanha para promover a saúde mental no contexto da covid-19. Ao longo das próximas semanas, será divulgada uma série de vídeos para ajudar diferentes grupos – como profissionais de saúde, cuidadores de pessoas idosas e de crianças e a população em geral – a lidarem com os efeitos negativos da pandemia causada pelo novo coronavírus.
O primeiro vídeo da série, publicado na última sexta-feira (17), é dedicado aos profissionais de saúde. Os outros sete vídeos serão lançados nos próximos dias, com temas como combate ao estigma, solidariedade, estratégias para lidar com o estresse, aumentar o bem-estar e ter hábitos saudáveis, entre outros.
O vídeo e outras informações estão no portal da OPAS Brasil.

24/04/2020 – Um equipamento que emite luz ultravioleta (UV) para sanitizar os vagões dos trens que circulam no Metrô está sendo testado pelo IPT. O sistema é usado em vários países no mundo, tanto no transporte público como em hospitais e aeroportos O aparelho – o robô Hyperviolet C600 – tem a capacidade de desinfectar cada vagão ou veículo em até um minuto.Se comprovada a eficácia, poderá ser implementada em todo o sistema do Estado, CPTM, EMTU e no próprio Metrô.
Outras informações, imagens e vídeo do aparelho em funcionamento estão no Portal do Governo de SP.

24/04/2020 – A Japan House São Paulo trabalha com o projeto #JHSPONLINE, um programa especial e inédito em suas redes sociais com objetivo de reforçar e manter o compartilhamento das diferentes vertentes do Japão contemporâneo para os apaixonados pela cultura nipônica.
Acompanhe a #JHSPONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube da instituição para encontrar conteúdos diários sobre temas como curiosidades do Japão, dicas de brincadeiras para os pais fazerem em casa com as crianças, gastronomia, passo a passo de origamis, retrospectiva de exposições e outras temáticas que envolvem a cultura do Japão.
Veja mais informações no site da Japan House São Paulo.

18/04/2020 – Assim como a quarentena pode afetar de formas diferentes as pessoas, o mesmo pode acontecer com os animais de estimação. Em relação a cães, algumas raças são mais enérgicas, enquanto outras costumam ser mais calmas. Alguns cuidados durante a quarentena vão ajudá-los a ficar melhor durante este período.
Você pode conhecer as orientações em Meus Animais.

18/04/2020 – Os idosos estão no grupo de pessoas que correm maior risco com a contaminação pelo novo Coronavírus. Além do distanciamento social, cuidados redobrados com higienização e uso de máscaras, também é preciso cuidar do seu bem-estar mental, garantindo qualidade de vida emocional para enfrentar a pandemia.
Orientações, cuidados a serem tomados e sugestões de atividades podem ser encontrados no site da Universidade Federal São Carlos.
Na mesma página você encontra o link para a cartilha ilustrada “O que vou fazer hoje?”, um guia com atividades que está disponível gratuitamente.

18/04/2020 – Apesar de todas as dificuldades e desgosto causados, o confinamento está sendo eficiente na redução do contágio pelo coronavírus. A orientação para “ficar em casa” permitiu uma redução na taxa de transmissibilidade da doença para 0,9, em média, sendo que antes esse número estava entre 2 e 4. Estudo recente também indica que entre 86% e 90% das infecções podem ser assintomáticas, mas são responsáveis por 79% dos casos clínicos.
Mais detalhes você encontra no Jornal da USP.

18/04/2020 – O Ministério da Saúde e a Opas/OMS vão lançar oito vídeos, divulgados nas redes sociais dos dois órgãos, com orientações sobre como as pessoas devem lidar com sentimentos como medo e estresse, além de apresentar dicas e estratégias de cuidado em saúde mental. Os vídeos são voltados, principalmente, aos profissionais de saúde, pessoas idosas e seus familiares e cuidadores, e aos pais e cuidadores de crianças.
Mais informações no Portal do Ministério da Saúde.

18/04/2020 – As crianças e adolescentes com deficiências precisam de mais atenção para que o distanciamento social não seja entediante e desmotivador. Para ajudar e orientar nessa tarefa, a UFSCAR preparou uma cartilha com propostas de atividades como participar no preparo da alimentação, na organização do quarto, no autocuidado, na escolha de vestuário, além de sugestões de brincadeiras para incentivar a mobilidade e trabalhar a postura corporal.
O acesso é gratuito e pode ser feito pelo site da Universidade Federal São Carlos.

18/04/2020 – Uma cartilha ilustrada explica para as crianças o que é o coronavírus, porque ele trouxe tantas mudanças ao nosso estilo de vida, cuidados a serem tomados para proteger a si mesmo e aos outros, entre outros assuntos.
A cartilha está disponível no Portal do Ministério da Saúde.

18/04/2020 – A Fiocruz lançou o aplicativo “Eu Fiscalizo para denunciar notícias falsas em veículos de comunicação, mídias sociais e WhatsApp. Um estudo revelou que 10,5% das notícias falsas foram publicadas no Instagram, 15,8% noFacebooke 73,7% circularam pelo WhatsApp.
Veja como instalar no site da Fiocruz.

16/04/2020 – A OMS divulgou o lançamento de um livro de histórias para ajudar as crianças a entender e aceitar o COVID-19, voltado principalmente para crianças de 6 a 11 anos de idade, feito a partir do compartilhamento de mensagens de mais de 1700 crianças, pais, cuidadores e professores de todo o mundo.
Está disponível uma versão em português.

16/04/2020 – O especial global “One World: Together At Home” será exibido virtualmente no dia 18 de abril de 2020, às 21h (horário de Brasília), nas redes e plataformas televisivas e também em várias plataformas digitais, em apoio aos profissionais de saúde.
Com participação de Lady Gaga, Alanis Morissette, Andrea Bocelli, Elton John, Finneas, Paul McCartney, Stevie Wonder, entre outros.
Mais informações dos eventos do #TogetherAtHome, acesse: www.globalcitizen.org/togetherathome.

16/04/2020 – “Troca de Conversa” é a sala virtual de acolhimento que reúne voluntários de várias cidades do interior de SP, voltada aos cuidados com a sobrecarga emocional dos profissionais de saúde.
As informações detalhadas estão no Jornal da USP.

16/04/2020 – Algumas cidades vistas do alto por drones, durante a quarentena, estão no vídeo da Euronews.

16/04/2020 – No Reino Unido, o veterano de guerra Tom Moore, de 99 anos, arrecadou mais de 13 milhões de libras (o equivalente a mais de R$ 85 milhões) em doações, que serão destinados à NHS – o serviço de saúde público britânico – ao dar cem voltas em seu jardim de casa com um andador.
Você pode ler na íntegra a história desse veterano na BBC Brasil.

16/04/2020 – Se precisar sair e trabalhar, tome alguns cuidados. Confira o Podcast – Edição coronavírus: Fique em casa, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Paulo. Você vai saber como acontece a transmissão do coronavírus e quais as medidas mais eficazes para enfrentamento da doença.

08/04/2020 – A Universidade Federal de Juiz de Fora disponibilizou orientações e uma cartilha ilustrada com 10 dicas para proteger a saúde mental durante o isolamento social.
Veja as informações no site da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora

08/04/2020 – Quanto açúcar tem num biscoito recheado? Ou será bolacha? Neste texto você vai encontrar a resposta às duas perguntas, bem como informações sobre os componentes dessas delícias – e as consequências para a saúde se exagerar na dose.
As respostas você encontra em “Quanto tem de açúcar naquela bolacha doce que eu adoro (ou seria biscoito?)”

07/04/2020 – Numa colaboração entre os Museus Vaticanos e o Vatican News, você pode ver as obras de arte das coleções vaticanas comentadas com palavras dos Papas.
Acesse “Arte que consola”, em Vatican News.

06/04/2020 – Dicas práticas e sugestões para manter uma alimentação saudável em tempos de isolamento, com orientações básicas e cuidados alimentares.
Veja outras informações no site Alimentos sem Mitos, do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center).

05/04/2020 – Assista ao vivo alguns dos lugares e animais mais fascinantes do mundo, através de vários canais de transmissão ao vivo. Elefantes na natureza, a aurora boreal, telões na Times Square e muito mais.
São dez opções de viagens virtuais que você pode conferir no site da BBC News Brasil.

03/04/2020 – O Projeto Interaja, uma iniciativa da Universidade Federal de Juiz de Fora, oferece ajuda on-line para pessoas com ansiedade social que residem dentro do território brasileiro.
As informações sobre este projeto podem ser vistas no site da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora

03/04/2020 – Podcasts, dicas de atividades culturais online e informações em Libras. O material foi preparado e está disponível no site da UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos.

02/04/2020 – O Museu do Futebol promove conversas com idosos sobre futebol e outros assuntos, como músicas, novelas e filmes para combater a solidão, por telefone ou videochamada, no Projeto Revivendo Memórias #EmCasa. Esse projeto, em parceria com o Hospital das Clínicas, já realiza o atendimento a pessoas com a Doença de Alzheimer.
Veja os detalhes em SP Notícias – Portal do Governo de SP.

01/04/2020 – O Museu Casa de Portinari oferece oficinas, receitas e curiosidades online, nas redes sociais e no site. Para conferir as sugestões de atividades, é só usar o @museucasadeportinari e a #culturaemcasa.

31/03/2020 – Unesp Aberta disponibiliza cursos on-line gratuitos. São mais de 70 temas que podem ser iniciados e terminados em qualquer data, com a possibilidade de se inscrever em mais de um conteúdo.
Todas as informações você encontra no site da UNESP.

31/03/2020 – Uma boa alimentação diária fornece energia e sustento ao corpo, auxilia na promoção de bem-estar, além de outros benefícios.
Leia mais em SP Notícias – Portal do Governo de SP.

31/03/2020 – Guias de acesso gratuito reúnem cuidados com autistas diante da covid-19, para orientar as famílias de crianças e adolescentes autistas neste momento de pandemia e conscientizar a população sobre o autismo, criando uma rede de solidariedade.
As informações estão no site da UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos.

30/03/2020 – Guia gratuito com atividades para crianças de diferentes faixas etárias, para educação e lazer durante o período de isolamento social.
As informações estão no site da UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos

29/03/2020 – Campanha #Culturaemcasa – shows de música, concertos, visitas virtuais a museus, palestras, bate-papos, livros, espetáculos, entre outros.
Veja mais informações em SP Notícias – Portal do Governo de São Paulo.

27/03/2020 – O Centro Paula Souza orienta sobre como vencer o novo desafio do trabalho remoto, para cumprir os compromissos profissionais e manter o bem-estar.
Confira em SP Notícias – Portal do Governo de São Paulo.

27/03/2020 – Para ajudar as pessoas durante esse período de quarentena, professores da USP dão dicas de exercícios para se manter ativo, mesmo em casa.
Confira as dicas no Jornal da USP.

27/03/2020 – Como lidar com o seu pet durante a pandemia do novo coronavírus? Para tirar dúvidas e cuidados com animais de estimação em meio à covid-19, confira a notícia e o vídeo completo no Jornal da USP.

27/03/2020 Informações em Libras sobre o novo coronavírus e a covid-19 foi preparado e divulgado pela Universidade Federal Fluminense.
O vídeo está disponível no site da UFF – Universidade Federal Fluminense.

27/03/2020Ensino on-line e gratuito de idiomas é opção durante período de isolamento social. Veja algumas das opções gratuitas mais populares entre os usuários, com várias opções de sites, podcasts, aplicativos, e cursos de Universidades no site da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora.

27/03/2020 – Uma dieta saudável e consciente evitando desperdícios e que fortaleçam seu sistema imunológico. Veja as 7 dicas de alimentação saudável elaborada pelo Escritório Regional da FAO para a América Latina.

27/03/2020 – Cuidados com os animais de estimação na pandemia covid-19. Veja os cuidados e orientações recomendados no site da UFPR – Universidade Federal do Paraná.

27/03/2020 – Algumas medidas podem ser adotadas em relação aos alimentos e cuidados na cozinha, bem como ao cuidado necessário para o consumo de refeições fornecidas por delivery.
Confira o texto na íntegra no Jornal da USP.

26/03/2020 – Um passeio virtual pelo mundo através de instituições culturais, nacionais e internacionais. Cultura on-line para alimentar a mente e apaziguar o espírito, disponível no Jornal da USP.

25/03/2020 – OIT (Organização Internacional do Trabalho) dá dicas para trabalhar a distância durante a pandemia do coronavírus, para que este arranjo temporário seja bem-sucedido.
Veja as orientações no site da ONU-Brasil.

23/03/2020 – A saúde mental pode ser abalada pelo consumo intenso de notícias e pela necessidade do isolamento. “Acontece em SP #40 – Edição Coronavírus: saúde mental” é o podcast preparado por profissionais da área técnica de saúde mental da Secretaria Municipal da Saúde.

19/03/2020 – TBCApp: aplicativo traz conteúdo nutricional e valores energéticos de alimentos. São mais de 3.500 alimentos, incluindo crus e cozidos, produtos manufaturados e pratos compostos, cujo conteúdo nutricional e valor energético pode ser consultado.
Veja outras informações no site do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center) – Alimentos Sem Mitos.


Acessado em 19/03/2020 – Comer pão engorda? Veja os esclarecimento e as dicas sobre o consumo de pão e de outros carboidratos, se engordam, sua interação com outros alimentos e como ter uma refeição saudável.
As informações estão no site do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center).

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Veja também

ilustração de um perfil humano com imagem do espaço espiritismo coronavírus

O que o espiritismo diz sobre o coronavírus

Para o espiritismo, o coronavírus traz a oportunidade para as pessoas refletirem e melhorarem sua conduta e seu modo de viver, colaborando para a transição planetária.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: