Home / Autoconhecimento / Rezar nos religa à nossa essência divina

Rezar nos religa à nossa essência divina

imagem do padre fábio de melo rezando com um terço rezar

Quando rezamos ficamos em sintonia com a bondade e o amor.

O Pe. Fábio de Melo, com palavras simples, faz uma interessante colocação sobre como é profundo e sublime o ato de rezar, o momento em que entramos em sintonia com nossa verdade interior.

“Toda vez que nós nos propomos a rezar, toda vez que a gente coloca nosso espírito em consonância com tudo aquilo que é bondade, com tudo aquilo que é amor, é misericórdia, nós somos essencialmente modificados.

Não que somos modificados para sermos outras pessoas, nós de fato nos tornamos quem somos. Nós somos essencialmente amor, bondade, misericórdia, e se por acaso não estamos percebendo esses frutos na nossa vida é porque a gente se distanciou disso.

E a nossa rotina pode ser absolutamente contrária à força da nossa essência, às vezes nós vivemos de um jeito a contrariar aquilo que é essencial em nós.”, diz Pe. Fábio de Melo.

Ele deixa claro que quando nos ligamos espiritualmente, através da oração, com a bondade, o amor e a misericórdia nós estamos fazendo a conexão com esses mesmos atributos que são inerentes ao nosso ser. Nós fomos “criados à imagem e semelhança de Deus”, portanto as virtudes divinas também fazem parte de nós.

Mas muitas vezes nos afastamos do nosso centro, da nossa essência, daquilo que essencialmente somos, perdidos que ficamos no encalço das coisas exteriores, esquecendo de conquistar nossa grandeza interior.

É preciso colocar o coração na oração.

Muitas vezes fazemos do momento de oração um ato automático. Repetimos palavras decoradas sem prestar atenção ao seu sentido e assim não nos envolvemos inteiramente naquele instante de comunhão com a paz sagrada. É muito provável, então, não sentirmos nenhum benefício, porque precisamos nos compenetrar em nós e nos ligarmos a Deus no fundo de nosso coração.

“A oração é um estado de espírito que influencia o corpo, porque naturalmente nos coloca em contato com a nossa verdade. A oração quando é bem feita, e eu gosto sempre de frisar, a oração que de fato surte efeito dentro de nós é aquela que nos sereniza, é aquela que nos coloca em profundo estado de consciência do momento presente.

Se nós rezamos com dispersão, sem percepção de nós mesmos, essa oração não causa efeito. É por isso que outras religiões, outras filosofias religiosas propõem sempre a meditação, o encontro com o corpo, o controle da mente como caminhos, que nós podemos chamar de oração. Tudo aquilo que nos coloca em nós que nos faz perceber a essência, que nos faz ficar em nós, é naturalmente religioso.”

Rezar nos religa à nossa verdade.

“Nós sabemos que a palavra religião significa religar, unir as duas pontas e nós sabemos que nem sempre nós estamos religados. Às vezes nós estamos desconectados, desligados, e lamentavelmente distanciados da nossa verdade, da nossa essência.”, explica Pe. Fábio.

Durante o tempo dedicado a uma prece, a uma meditação, é preciso fazer desse um momento de dedicação, tranquilidade, quando deixamos a vida lá fora e nos recolhemos ao nosso mundo interior.

“Eu sei que o seu celular apita o tempo todo, que você está o tempo todo sendo solicitado. Mas tenha coragem, durante essa hora, de se desligar de todo mundo exterior e prestar atenção em você.

Deus nos fala pela liturgia da palavra, Deus nos fala pelas músicas, Deus nos fala pela reflexão, Deus nos fala pelas orações que nós fazemos. Não é possível a gente ter qualidade de vida religiosa, de vida espiritual, ficando o tempo todo dispersos.”

“Nós precisamos de alguns momentos em que a gente se dedica inteiramente ao silêncio, à quietude, à escuta. E à oração.”, diz Pe. Fábio de Melo.

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

leaqui

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitterYouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossas publicações

Receba nossas publicações em sua caixa de e-mails

Após se cadastrar você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

 

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

 

Você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

%d blogueiros gostam disto: