Home / Autoconhecimento / Sentir paz interior afasta a preocupação e o medo

Sentir paz interior afasta a preocupação e o medo

Rosto de mulher sobreposto dissolvido com um lago sereno inspirando sentir paz

Sentir paz interior é uma ótima forma para viver.

Os mestres e estudiosos afirmam que quando estamos conectados ao nosso ser conseguimos sentir a paz interior, nossa consciência se expande e podemos, assim, resolver todas as situações com mais discernimento e sabedoria. Enfim, é uma ótima forma de viver.

Mas para atingirmos esse estado abençoado temos que passar por alguns processos de ajustes internos, de compreensão emocional e controle mental, ou seja, nos autoconhecermos.

Um dos conceitos básicos para nos conhecermos melhor e, certamente, vivermos melhor, é o que diz respeito à paz.

A paz é encoberta pela ansiedade e nervosismo.

A dificuldade em sentir a paz vem de nossos medos, dúvidas, aflições e angústias. Os problemas da vida, os contratempos diários, a insegurança e a incerteza transformam nossa vida num redemoinho de pensamentos e emoções.

Para Yogananda, calma é o estado ideal com o qual deveríamos receber todas as experiências da vida. O nervosismo é o oposto da calma, e a mente caótica vê caos em toda parte.

Aquele que tem paz interior, entretanto, pode permanecer nesse estado até em meio às discórdias que haja no seu interior.”

É um conceito verdadeiro e muito bom para ser seguido. Mas quando um problema aparece, parece que tudo o mais some e só fica ele lá, martelando na nossa cabeça, trazendo preocupações, nervosismo e ansiedade.

Quando você se preocupa,” diz Yogananda, “uma estática passa por seu rádio mental. A canção de Deus é a canção da calma. O nervosismo é a estática; a calma é a voz de Deus falando a você pelo rádio de sua alma.”

Sentir a paz interior depende de uma ação consciente.

Quando estamos acostumados a responder às situações mais complicadas da vida de uma certa maneira, seja com medo, com indignação ou um comportamento explosivo, é provável que não consigamos encontrar essa paz de imediato.

Costumamos reagir sempre de um mesmo modo para responder às situações que temos que enfrentar porque adquirimos hábitos que nos levam a agir de modo semelhante. É esta forma automática de reação que nos compete alterar para uma ação consciente, para assim encontrarmos respostas e soluções sem nos desgastarmos tanto.

Tudo o que você faça, dever ser feito em paz. Eis o melhor remédio para o seu corpo, sua mente e sua alma. Eis a maneira mais sublime de viver.

Mantenha uma câmara secreta de silêncio dentro de você, onde não deixará entrar mau humor, provações, lutas ou desarmonias. Afaste todo o ódio, anseio por vingança e desejos. Nessa câmara de paz, Deus o visitará.”

Para serenar os pensamentos e emoções, e se aproximar da paz.

Podemos nos esforçar para lembrar desta orientação de Yogananda, e assim que percebermos que nossas emoções estão ficando alteradas, vamos procurar serená-las.

Para isso, feche por alguns momentos os seus olhos, respire algumas vezes profunda e pausadamente. Mantenha, então, seu pensamento centrado no sereno poder que flui para você quando se liga às energias amorosas de Deus e de Jesus, e sinta essa paz circulando por todo seu corpo.

As tensões são aliviadas, os pensamentos se desanuviam, uma sensação de calma vibra em todo seu ser, ressoando com a vibrações das energias espirituais superiores.

Não leva mais que alguns poucos minutos, então faça isso sempre que sentir que sua mente e suas emoções precisarem ser reordenadas. O problema, é claro, ainda vai permanecer, e você vai ter que resolvê-lo de qualquer jeito.

Mas, sem dúvida, o melhor jeito para isso é quando você consegue se sentir em paz e consegue, assim, direcionar da melhor forma seus pensamentos para encontrar a solução necessária.

Noemi C. Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossas publicações

Receba nossas publicações em sua caixa de e-mails

Após se cadastrar você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

 

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

 

Você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

%d blogueiros gostam disto: