Anúncios
Home / Autoconhecimento / Ser você mesmo é a sua maior vitória.

Ser você mesmo é a sua maior vitória.

Mulher olhando por cima dos óculos mostrando como é ser você mesmo
Ser você mesmo é a sua maior vitória.

Ser você mesmo pode não agradar os outros, mas é a sua maior vitória.

Não precisa contar para mim, nem para mais ninguém, só mesmo para você, mas diga: quantas vezes você já deixou de ser você mesmo para agradar aos outros?

É claro que na nossa vida em sociedade, de forma geral, existe um incentivo muito grande para a competição. Assim, cria-se uma expectativa também muito alta por desempenho e aprovação. Sem dúvida, esse é um comportamento que, quando bem dosado e administrado, estimula o desenvolvimento pessoal, social e profissional.

Mas a necessidade de agradar e conseguir a melhor avaliação possível pode atingir patamares muito altos. Isso pode significar que você não está se valorizando como deveria.

Ser você mesmo é a única maneira de ser feliz.

Quando a avaliação que os outros fazem de você incomoda tanto que você não para de pensar em como pode aumentar essa pontuação imaginária, quando você se importa exageradamente em ter a aprovação dos outros, isto significa uma coisa: você não está se importando com você mesmo, não está aprovando quem você é.

E este é o principal motivo que afasta você da realização e da felicidade: quando você se amolda aos gostos dos outros e passa a ser aquilo que os outros esperam que você seja.

E sabe porque isso acontece? Provavelmente porque você nem conhece o seu real potencial e faz uma baixa avaliação de você mesmo. Em suma, uma baixa autoestima, que faz você se distanciar cada vez mais do seu ideal de ser você mesmo.

Isso é o que faz você se aproximar das pessoas para tentar conseguir delas essa sensação de segurança que você não consegue encontrar em si mesmo.

Você só tem uma vida: viva-a.

E o que acontece, então? Você deixa nas mãos de uma ou de várias pessoas o seu bem-estar, a sua felicidade e a sua vida. Dessa forma, você permite que os outros cuidem, direcionem e determinem a sua vida. Ou seja, você não está cuidando de você e vive uma vida que não é a sua.

A necessidade de aprovação, normalmente, é uma forma de buscar segurança. E isso é decorrente do medo de se sentir rejeitado, de não se sentir amado.

Mas eu lhe pergunto: quantas vidas você tem para viver? É sensato desperdiçar esta oportunidade única de ser?

Quando você vive para agradar os outros, você não vive integralmente a sua vida.

Então, se você quer mesmo aproveitar a oportunidade de desenvolver suas qualidades, de ser a pessoa única que você é, faça isso: seja você. Não fique nessa preocupação insana de tentar agradar a todo mundo.

Em primeiro lugar, você só deve se preocupar em agradar a você mesmo e Àquele que lhe concedeu esta oportunidade de você expressar o seu melhor. Sem dúvida, Deus confia em você e no bom uso que vai fazer das suas capacidades e virtudes. Isto é entre Deus e você, e não entre você e o mundo.

Em segundo lugar, é importante você compreender que somente vai ser aceito pelo outros quando você mesmo se aceitar.

Veja como você pode começar a ser você mesmo.

Algumas observações no seu dia a dia podem ajudar para você a dar a partida para esse novo jeito de ser e de viver, como por exemplo:

1 – desapegue dessa preocupação excessiva sobre o que os outros pensam de você. Cada um é livre para pensar o que quiser, e isso se aplica a você também

2 – abafe a voz do seu juiz interno, sempre criticando tudo o que você faz e já fez e apontando o dedo ameaçador em cima de qualquer novo pensamento

3 – entregue seu passado ao tempo. Tudo o que aconteceu, seus sucessos e seus fracassos, suas alegrias e suas tristezas, formam a base do conhecimento que vai lhe dar o contexto para orientar suas escolhas

Ser você mesmo é a finalidade da sua vida.

A nossa vida é exatamente isso: experiências, que nos trazem conhecimento, que por usa vez direciona nossas escolhas, que são as responsáveis pelo rumo que nossa vida toma.

Em outras palavras, estamos nessa vida para adquirir sabedoria através da nossa vivência, ampliando a consciência e alcançando o entendimento que cada um de nós é um ser único.

José Batista de Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Anúncios

Veja também

Luiz Gasparetto apontando para frente com o dedo indicando as frases de gasparetto

Seleção de frases de Gasparetto

Gasparetto se comunicava de um jeito descontraído, vibrante e muito positivo. Veja algumas de suas melhores frases.

Um comentário

  1. Elizabeth Donato

    O que no momento eu precisava muito ler e cada palavra no momento bem certo. Obrigada.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.