Home / Outros Assuntos / Datas Especiais / Sexta-Feira Santa: a Paixão de Jesus por nós

Sexta-Feira Santa: a Paixão de Jesus por nós

Na Sexta-Feira Santa, Jesus exemplificou a humildade, a resignação, o perdão, numa demonstração de seu sublime amor.

A Sexta-Feira do amor sublime.

A Sexta-Feira que antecede a Páscoa é Santa por nos lembrar a Paixão de Jesus, os sofrimentos e martírios que culminaram na crucificação no monte Calvário, por amor a todos nós.

Jesus Cristo, espírito excelso e transcendente, entra em Jerusalém montado humilde animal, um pequeno jumento. Reafirmou a humildade quando disse que não era Rei neste mundo, mas que chegava para libertar as almas dos homens de sua pequenez espiritual.

Ele se submeteu a todos os tipos de ofensas, ultrajes e maus-tratos com docilidade e resignação. Carregou a pesada cruz do sofrimento pelo trajeto que levava à elevação onde, culminando no sacrifício supremo, depurou toda a dor em amor maior.

Assim, pela transcendência dos sofrimentos, Jesus nos legou mais um ensinamento. Também nós precisamos caminhar para o nosso calvário, carregando sobre os ombros o fardo que nos é designado suportar.

Além disso, devemos suportar as lacerações dos espinhos que nos ferem na vida e, ainda assim, estender o gesto divino do perdão, demonstrando que somos capazes de praticar o verdadeiro amor espiritualizado.

Amai-vos e instrui-vos.

Jesus Cristo nos deixou o derradeiro ensinamento em vida, ao dizer “eles não sabem o que fazem”. Mas em sua bondade e amor infinitos, nos deixou o manual de vida, exemplificado em suas atitudes. E, posteriormente, pelos elevados mensageiros espirituais, permitiu que a Doutrina Espírita detalhasse e consolidasse cada um dos passos de seu caminho redentor.

“Amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instrui-vos, eis o segundo.” (O Evangelho Segundo o Espiritismo – Capítulo VI – Item 5 – Advento do Espírito de Verdade – O Espírito de Verdade – Paris, 1860)

Cabe a cada um de nós aprimorar e expandir a consciência, através da instrução, do conhecimento e do estudo dedicado a compreender o significado, a beleza e a grandeza da vida. E então acrisolar os sentimentos, até purificar o nosso coração de todas as impurezas.

A Sexta-Feira Santa nos remete ao Sagrado Coração de Jesus.

Obtemos, assim, a compreensão da imagem do Sagrado Coração de Jesus. Ele simboliza a transcendência de todos os espinhosos sofrimentos, que se transformam pela luz e pelo fogo em sabedoria divina.

É neste fogo abrasador que eliminamos as impurezas de nossos pensamentos viciosos no orgulho, passamos pela fornalha da transformação de nossas vaidades, para então entrar no reino da sabedoria de nosso espírito eterno.

Uma importante mensagem da Sexta-Feira Santa é que devemos não apenar admirar ou amar Jesus. Mas sim segui-lo verdadeiramente, pois ao compreender o significado de vida eterna e os entrelaçamentos das reencarnações, aceitamos as cruzes da vida com serenidade. Porque sabemos que ao lado do Cristo, ressurgiremos numa abençoada Páscoa.

Equipe de Redação LêAqui

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Visite o canal do Grupo Espírita Cairbar Schutel (GECS) no YouTube

Conheça a instituição assistencial Lar do Alvorecer Marlene Nobre

Acesse a AME-SP – Associação Médico Espírita de São Paulo

Acompanhe a Folha Espírita

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: