Home / Espiritualidade / Só quem nos ama sabe compreender nossos sentimentos 

Só quem nos ama sabe compreender nossos sentimentos 

Cuidado com quem você compartilha seus sentimentos.

Existem pessoas manipuladoras que farejam a tristeza, chegam de mansinho e logo se dão ares de protetoras. Uma pessoa que nunca se importou com você de repente chega e, aparentemente, vem cheia de boas intenções. Vale a pena desconfiar, não se abrir demais, porque só sabe compreender nossos sentimentos quem nos ama desinteressadamente.

Pe. Fábio de Melo nos alerta para não cairmos na conversa desse tipo de pessoa: “Só dê ouvidos a quem o ama, porque outras opiniões, se não fundamentadas no amor, podem representar perigo.

Há pessoas que vivem dando palpite na vida dos outros, e o fazem, porque não são capazes de viver bem a própria vida. São especialistas em receitas mágicas de felicidade, de realização, mas quando precisam fazer a receita dar certo na própria história, fracassam.”

Em momentos em que estamos fragilizados emocionalmente, o cuidado tem que ser redobrado: desabafar com pessoas de confiança como um familiar ou um amigo, ou ouvir profissionais que podem dar orientações seguras, são as melhores opções.

Os primeiros nos conhecem de perto, os segundos sabem, por estudos e experiência profissional, as armadilhas da mente diante de alguma dificuldade, e eles podem assim, desinteressadamente, nos ouvir e também ajudar.

Cuidado com as críticas e acusações das pessoas invejosas.

Reconhecer quando alguém nos aponta um erro que cometemos ou nos faz ver com outro olhar um comportamento que temos pode ser valioso para nosso aperfeiçoamento, sobretudo quando o comentário vem amorosamente de alguém próximo a nós.

Mas assim como existem as pessoas manipuladoras, também existem as invejosas e as maldosas, que só querem nos deixar mal, e Pe. Fábio tem sábias palavras também para esses casos:

Cuidado com as acusações de quem não o conhece. Não coloque sua atenção em frases que o acusam injustamente. Há muitos que passam a vida feridos porque não souberam esquecer os insultos maldosos e prenderam a atenção nas palavras agressivas e acreditaram no conteúdo mentiroso delas. 

Há outros que carregam o fardo permanente da irrealização porque não se tornaram capazes de esquecer a palavra maldita, o insulto agressor. Não se ocupe demais com as opiniões de pessoas estranhas, pois só a cumplicidade e conhecimento mútuo podem autorizar alguém a dizer alguma coisa a respeito do outro.”

Cuidado com as suas palavras e seus pensamentos.

As palavras têm em si um grande poder, portanto, é fundamental escolhermos nossas palavras e nossos pensamentos, tanto aqueles que usamos para nos referir aos outros, quanto aqueles que temos para nós mesmos. Não precisam ser complicados, cultos, eruditos: basta, de fato, que sejam amorosos, compassivos, humildes.

Claro que, também neste assunto, podemos confiar nas palavras do Pe. Fábio: “Ando pensando no poder das palavras. Há palavras que bendizem; outras, que maldizem. Descubro cada vez mais que Jesus era especialista em palavras benditas. Quero ser assim também.

Além de bendizer com a palavra, Ele também era capaz de fazer alguém esquecer a palavra que o amaldiçoou. Há mais beleza em construir do que em destruir. Repito: só dê ouvidos a quem ama você, porque tudo o mais é palavra perdida, sem alvo e sem motivo santo.

Só mais uma coisa: Não se preocupe tanto com o que acham de você. Quem geralmente acha algo, não achou nem sabe ver a beleza dos avessos que nem sempre você revela. O que o salva não é o que os outros andam achando… Mas é o que Deus sabe a seu respeito.”

Temos ao nosso redor pessoas que nos amam, e talvez não saibam expressar isso adequadamente.

Deus nos ama, pois nos concedeu a vida e a liberdade de fazermos nossas escolhas.

Vamos escolher bem quem ouvir, quem queremos ao nosso lado, pois quem ama de verdade sabe compreender e quer que o outro seja feliz.

Noemi C. Carvalho

com informações de Canção Nova

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 11,1mil outros assinantes

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

%d blogueiros gostam disto: