
Mantenha o interesse por aquilo que você gosta.
Uma vida longa, saudável e prazerosa não é apenas determinada seguindo uma boa dieta e rotina de exercícios. Ter um objetivo e encontrar um significado para a vida, certamente, é tão ou ainda mais importante que os cuidados físicos para conseguir o tipo de vida que se deseja.
O psiquiatra Viktor Frankl, em relatos sobre a sua história de sobrevivência nos campos de concentração nazistas, diz que mantinha a visão de sua esposa e do trabalho que ele queria seguir quando voltasse à vida normal. Fazia isso nos momentos em que estava nas profundezas do desespero, o que o fazia encontrar sentido em seu sofrimento, mantendo-o, então, ativo e confiante.
O seu compromisso de pensar positivo e o objetivo que ele imaginou para o resto de sua vida foram os motivos pelos quais ele viveu até os 92 anos de idade.
A vida está em constante movimento, mas é preciso ter um objetivo.
Existem pessoas que, assim como Frankl, continuam se reorientando com a vida e descobrindo coisas novas quando atingem um impasse. Seja quando se aproximam da época conhecida como velhice, ou então quando alguma mudança abrupta acontece na vida, obrigando a rever e modificar planos, hábitos e modos de vida.
Existem várias atitudes que, de fato, ajudam a manter as pessoas saudáveis e felizes. Como, por exemplo, ter um objetivo, aprender novas habilidades ou aperfeiçoar as que já tem. Isto leva a interessar-se por novos estudos e conhecimento, a descobrir novos interesses. Além disso, fazer atividades de voluntariado, iniciar novas atividades, encontrar sempre novas metas e cumpri-las, são grande motivadores para a existência.
Essas orientações decorrem de estudos realizados por várias instituições, como as Universidades de Harvard, Michigan e o University College London. As pesquisas realizadas ao longo de vários anos indicaram que as pessoas que mantêm propósitos definidos têm, de fato, uma expectativa de vida mais longa e feliz.
Propósito é o que faz você sorrir.
A dúvida costuma aparecer quando queremos responder a pergunta: “Qual o propósito da minha vida?”
O propósito, em primeiro lugar, não precisa ser um só. Não é uma coisa para a vida toda, com a qual você vai se comprometer e nunca mais vai poder deixar para trás. Nem é, necessariamente, um objetivo extremamente difícil e trabalhoso, que vai levar toda uma vida para se concretizar.
Você pode ter vários propósitos, que na medida que forem sendo alcançados, podem ser renovados e atualizados. São as coisas que dão significado à sua vida, que lhe trazem alegria, que lhe dão prazer e motivação.
Mas não pode existir um propósito verdadeiro se não houver paixão, vontade, garra.
Propósito é aquilo que te envolve, e você nem percebe o tempo passar.
Propósito é o que faz você sorrir.
Noemi C. Carvalho
com informações de Medical Daily
Você precisa fazer login para comentar.