
A fórmula da paz e da alegria.
No terceiro livro da série “Conversando com Deus”, num dos diálogos de Neale Donald Walsch com o protagonista – o Criador – surge a questão sobre a atuação do pensamento na realidade vivenciada por cada um de nós. Será mesmo verdade que a energia do pensamento cria a vida, faz acontecer tudo à nossa volta?
Deus é enfático ao afirmar: “Na criação da realidade individual o controle do pensamento, ou o que alguns poderiam chamar de oração, é tudo.
O controle do pensamento é a forma mais elevada de oração. Não habita na negatividade e na escuridão. E até mesmo nos momentos em que as coisas parecem ir mal, só veja perfeição, só expresse gratidão, e só imagine qual manifestação de perfeição escolherá a seguir.
Nessa fórmula é encontrada a tranquilidade. Nesse processo é encontrada a paz. Nessa consciência é encontrada a alegria.”
Em defesa da necessidade de administrar os pensamentos de forma coordenada, a explicação traz a imagem daquilo que todos nós queremos ter: tranquilidade e paz.
Para mudar a forma de pensar.
A sugestão, naturalmente, é convidativa, mas serão, de fato, nossos pensamentos que estão deixando o clima conturbado? O que devemos fazer de diferente se, por acaso, a tranquilidade não for exatamente a tônica no dia a dia?
“Adote uma perspectiva diferente e terá um pensamento diferente sobre tudo. Desse modo aprenderá a controlar seu pensamento. E, na criação de sua experiência, o pensamento controlado é tudo. Algumas pessoas chamam isso de oração constante.”, é a resposta Divina.
Na verdade, lembro de ter lido um texto de Calunga nesse sentido, quando ele explica que a espiritualidade se encontra em cada uma de nossas simples e rotineiras ações.
Ele explica que cada gesto, cada atividade que fazemos durante o dia, quando feita com uma boa intenção, isto é, com um bom pensamento, é uma expressão de espiritualidade – uma oração constante.
É o que nos liga às energias purificadoras da gratidão, nos une às vibrações transformadoras do pensamento unificado com o bem universal.
A sugestão se repete: direcione os pensamentos, pois é sua energia que cria a realidade.
O diálogo com Walsch continua, e o Criador insiste na necessidade de direcionar o pensamento como forma de estar bem mesmo quando a situação não está boa.
Não se deixar levar por desânimo, medo, ansiedade ou revolta, ainda que tudo ao redor esteja exercendo uma força para atrair a mente para uma zona sombria.
“Se imaginasse que o controle e direcionamento de seus pensamentos é a forma mais elevada de oração, só pensaria em coisas boas e justas. Não habitaria na negatividade e escuridão, embora pudesse estar imerso nelas. E até mesmo nos momentos em que as coisas parecessem ir mal – talvez especialmente nesses momentos – só veria perfeição.”
– “O Senhor está sempre repetindo isso.”, adverte Walsch.
“Eu estou lhe dando ferramentas. Com elas pode mudar sua vida. Estou falando repetidamente sobre as mais importantes delas, porque a repetição produzirá o reconhecimento – o “conhecer novamente” – quando mais você precisa disso.”, retruca o Senhor.
Mudar a energia do pensamento cria uma nova forma de realizar.
Nossa vida é realizada pelos nossos pensamentos, e grande parte de nossos pensamentos são hábitos mentais que adquirimos desde que nascemos e fomos adaptando e modificando por força das nossas experiências.
Hábitos são difíceis de ser simplesmente eliminados, e a melhor maneira de lidar com aqueles que são inconvenientes e improdutivos é transformá-los, por força da repetição de outros que podem se apresentar como melhor opção.
“Tudo que ocorre, ocorreu, está ocorrendo e ocorrerá é a manifestação física externa de suas reflexões, escolhas, ideias e decisões a respeito de Quem É e Quem Escolhe Ser. Portanto, não condene os aspectos da vida dos quais discorda, mas tente mudá-los e mudar as condições que os tornaram possíveis.
Contemple a escuridão, mas não a amaldiçoe. Em vez disso, seja uma luz na escuridão, dessa forma transformando-a. Deixe sua luz brilhar tanto diante dos homens para que aqueles que estão na escuridão sejam iluminados por ela, e todos você finalmente verão Quem Realmente São.”
A luz interior é capaz de vencer toda a escuridão que pode existir.
Vale a pena relembrar, neste momento, a advertência que faz Marianne Williamson para prestarmos atenção aos desvios que surgem em nosso caminho e seguirmos firmes em nossos propósitos, pois “ é a nossa luz, não as nossas trevas, o que mais nos assusta.”
Seja Aquele Que Traz a Luz. Porque sua luz pode fazer mais do que iluminar seu próprio caminho. Pode realmente iluminar o mundo.
Portanto brilhe, ó Iluminado! Brilhe! Que o momento de sua maior escuridão possa se tornar seu maior dom. E quando tiver esse dom, poderá concedê-lo às outras pessoas, dando-lhes um tesouro indescritível: elas próprias.
Deixe que essa seja sua missão e sua maior alegria: devolver as pessoas a si mesmas. Até mesmo em seus momentos mais sombrios. Especialmente nessas horas. O mundo espera por você.“
O pensamento iluminado cria esperança e renova a energia da vida.
O momento é este, pois o momento é sempre este. É o agora que traz a possibilidade de começar, de transformar e de realizar. Cada manhã é uma nova oportunidade que abre suas janelas para a vida.
Mesmo que o sol não esteja brilhando, iluminando os sonhos e aquecendo a esperança, a nossa luz interior sempre brilha e aquece com ternura os desejos de ter paz e irradiar paz, de sentir alegria e transmitir alegria. Ela se alimenta e se fortalece com nossos bons pensamentos, com nosso bom ânimo.
A música “Toda Manhã”, da banda Lírios do Vale, convida a esse despertar:
Se pra você despertar de manhã, toda manhã
É sem porque, sem prazer
Ouça bem essa canção.
Todo dia vem convidar você
Num beijo de um raio de sol
Pra ser feliz basta aprender a perceber.
Toda manhã faz mais uma vez
Recomeçar
O mundo inteiro precisa de você.
E todos nós
Numa só voz
Podemos juntos fazer muito mais
Pra cada manhã nascer em paz.
O mundo precisa perceber que está sendo chamado a recomeçar, que só com a união podemos fazer mais pela paz. Por isso, o mundo todo precisa de você.
Noemi C. Carvalho
Que bom ler um texto desse no final do dia… outro dia assisti uma palestra que a moça citou: nenhuma escuridão do mundo é capaz de apagar a luz de uma vela. Sejamos luz por onde quer que a gente passe. Abraços e obrigada pelo texto!