Home / Autoconhecimento / Ubuntu: um conceito a ser praticado

Ubuntu: um conceito a ser praticado

Mãos de quatro pessoas com tons de pele diferentes unidas sob a palavra ubuntu

Da África para o mundo, uma palavra de solidariedade.

Eu confesso que, de fato, não sou versada em computadores e muito menos em todos os nomes que envolvem os seus componentes e os seus programas. Mas conhecia a palavra “Ubuntu” associada a esse equipamento tão presente, versátil e útil em nossos dias.

Casualmente, como resultado de uma pesquisa, eu me deparei com a origem e significado dessa palavra e fiquei admirada com a profundidade e a beleza que ela encerra.

Assim, resolvi buscar mais algumas informações para compartilhar com aqueles que, como eu, não a conhecem. Não se trata de um estudo aprofundado, mas creio que pode dar uma ideia a quem se interessar.

A origem e o significado de “Ubuntu”.

Ubuntu é uma antiga palavra africana, cuja origem se perde no tempo, mas que vive nas tradições que são passadas de geração em geração. Ela não possui uma tradução literal porque, mais que uma palavra, ela exprime um conceito.

Dentre as conceituações mais utilizadas, encontrei aquelas que lhe dão um significado de algo como, por exemplo, “Humanidade para os outros” ou ainda “Sou o que sou pelo que nós somos”.

O sistema operacional que citei logo no começo recebeu esse nome da empresa desenvolvedora justamente por refletir o espírito dessa palavra, uma vez que se trata de um software livre, disponibilizado a qualquer pessoa que queira utilizá-lo, estabelecendo uma filosofia de cooperação e compartilhamento.

Ubuntu, para Desmond Tutu e Nelson Mandela.

Voltando à palavra em si, algumas citações certamente podem ajudar a dar uma ideia de sua dimensão.

De acordo com o Arcesbispo Desmond Tutu, Ubuntu pode ser entendido como “a minha humanidade está inextricavelmente ligada à sua humanidade. Essa noção de fraternidade implica compaixão e abertura de espírito e se opõe ao narcisismo e ao individualismo.”

Ou seja, é uma forma de viver onde princípios como respeito, compaixão, solidariedade e a importância do comprometimento em manter relacionamentos de maneira cordial, digna e leal, norteiam a conduta da vida em sociedade.

Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, para que o conceito seja entendido, também explica esse ideal: “Respeito. Cortesia. Compartilhamento. Comunidade. Generosidade. Confiança. Desprendimento. Uma palavra pode ter muitos significados. Tudo isso é o espírito de Ubuntu.

Ele continua dizendo que, no entanto “Ubuntu não significa que as pessoas não devam cuidar de si próprias. A questão é: você vai fazer isso de maneira a desenvolver a sua comunidade, permitindo que ela melhore?” 

Em tempos modernos, o tempo é para reflexão.

Vivemos agora, sem dúvida, um tempo de transição, onde a ganância e a avidez pelo lucro desenfreado a qualquer custo estão sendo questionados pela sociedade.

Isto vem acontecendo porque são muitos os efeitos prejudiciais que essas posturas estão trazendo, tanto em relação à desigualdade econômica e social que fica cada vez mais em evidência, e também por causa dos danos causados ao meio ambiente que, diga-se de passagem, afeta a todos, independentemente de posição social.

É tempo, portanto, de se refletir mais profundamente sobre a relevância dessa palavra que atravessou os séculos e não se tornou arcaica, obsoleta, mas chega aos dias de hoje tão atual e moderna.

O denominador comum de Ubuntu.

Em outra declaração, o Arcebispo Desmond Tutu afirma que “Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível para as outras, apoia as outras, não se sente ameaçada quando outras pessoas são capazes e boas, com base em uma autoconfiança que vem do conhecimento de que ele ou ela pertence a algo maior que é diminuído quando outras pessoas são humilhadas ou diminuídas, quando são torturadas ou oprimidas.”

Os vários significados atribuídos a essa palavra, portanto, convergem para um denominador comum, onde se reconhece o valor da prática de atos humanitários, seja em assistência material, social, moral e espiritual, de forma a promover o bem-estar de todos.

Em minha busca encontrei um site de tecnologia, Mundo Ubuntu“, onde consegui algumas das informações sobre o Ubuntu e, além disso, vi uma bonita frase que transcrevo:

“Ubuntu é uma palavra que apresenta significados humanísticos como a solidariedade, a cooperação, o respeito, o acolhimento, a generosidade, entre muitas outras ações que realizamos em sintonia com a nossa alma (com o nosso ser interno), buscando o nosso bem-estar e o de todos à nossa volta.”

Vemos, portanto, que Ubuntu simboliza a jornada do autoconhecimento: a autoconfiança e a autovalorização que permitem que nos reconheçamos e, assim, possamos também reconhecer o outro.

É a compreensão que somos todos seres percorrendo um caminho evolutivo e assim, quantos mais estiverem ao nosso lado, certamente mais nos fortaleceremos.

Afinal, quando melhoramos a nossa energia pessoal, contribuímos para melhorar a vibração que nos une, transformando beneficamente a energia que nos rodeia e nos entrelaça.

Noemi C. Carvalho

fontes:
Wikipedia Ubuntu
Wikipedia Ubuntu Filosofia
Mundo Ubuntu

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: