
O Espiritismo traz a luz do ensinamento de Jesus para orientar a nossa vida.
O Espiritismo traz um belo ensinamento de Jesus que é luz para a nossa vida.
Uma preciosa reflexão que pode ser aplicada em nosso dia a dia para promover a compreensão, o amor ao próximo e a evolução espiritual.
Um ensinamento de luz.
Hilário Silva¹, no livro “A Vida Escreve”, psicografado por Chico Xavier e Waldo Vieira, traz para a nossa reflexão um singelo conto sobre um diálogo entre Tadeu e Jesus.
O diálogo começa com Tadeu perguntando a Jesus qual é o dever mais importante para seguir os ensinamentos do Evangelho e ajudar na redenção das criaturas, ou seja, no bem-estar e evolução espiritual de todos.
Em resposta, Jesus utiliza uma metáfora:
– Em meio de grande tempestade, inúmeros viajantes se recolheram a enorme casarão que se assemelhava a um labirinto.
Porque sentissem medo uns dos outros, cada qual se escondeu nos quartos mais internos e, vindo a noite, em vão procuraram o lugar de saída.
Começou, então, enorme conflito. Lamentos. Pragas. Assaltos. Correrias. Pancadas. Crimes nas trevas.
No entanto, um homem que passava por ali percebeu os pedidos de socorro dos que estavam presos no casarão. Em vez de se juntar à confusão ou discutir, ele acendeu sua candeia e, em silêncio, caminhou entre os amotinados.
A tênue luz que ele levava foi suficiente para revelar aos outros o absurdo de suas ações e ajudou-os, além disso, a encontrar a porta de saída, libertando-os do caos que eles próprios haviam criado.
A luz do bom exemplo.
O Mestre Jesus, em seguida, esclareceu para Tadeu:
– Se a luz do bom exemplo estiver entre nós, os outros perceberão, com facilidade, o caminho.
Podemos, assim, entender que, se tivermos a “luz do bom exemplo” em nossa vida, seremos capazes de ajudar os outros a encontrar o caminho certo.
Questionado por Tadeu sobre como ser essa luz redentora, Jesus acrescentou:
– Procuremos o Reino de Deus e a sua justiça, isto é, vivamos no amor puro e na consciência tranquila… E tudo o mais ser-nos-á acrescentado.
Em outras palavras, podemos dizer que a orientação do Mestre é que não devemos agir de forma egoísta, movidos pelo medo, criando confusão e desordem.
Ao invés isso, devemos cultivar valores como o amor, a solidariedade, a compreensão, a retidão de consciência, advindos da fé, e da paz interior que ela proporciona.
Colocar em prática o ensinamento de Jesus traz luz para a vida de todos ao nosso redor.
Ao viver uma vida virtuosa, baseada em valores espirituais elevados, exercemos um efeito positivo sobre aqueles ao nosso redor, inspirando-os a seguirem um caminho de retidão e compaixão.
Portanto, vamos sempre cultivar atitudes altruístas, tratar os outros com amor e respeito, agir com compaixão diante do sofrimento alheio, vivendo com a consciência tranquila, pautada na retidão de caráter.
Dessa forma, certamente estaremos contribuindo para um mundo mais harmonioso e ajudando na evolução espiritual de outras pessoas que cruzarem o nosso caminho.
Se cada um de nós fizer a sua parte, buscando viver com empatia e respeito, poderemos criar um impacto positivo ao nosso redor e ajudar a construir uma sociedade mais harmoniosa e compreensiva.
Afinal, pequenas ações e atitudes positivas podem causar um efeito dominó, influenciando outras pessoas a fazerem o mesmo.
Vamos juntos trabalhar para um mundo melhor, deixando que a paz, o amor e a sabedoria nos guiem em nossa jornada, compartilhando informações e ensinamentos que promovam o bem comum.
Noemi C. Carvalho
Referência
1 – Hilário Silva queria levar os pensamentos da Doutrina Espírita a um número maior de pessoas. Assim, nos pequenos contos de situações do cotidiano, ele insere e transmite as informações do Plano Espiritual, para que elas cheguem com facilidade ao entendimento comum. Ele desperta, na simplicidade de suas mensagens, o convite à reflexão, como explica Emmanuel, no prefácio do livro “A Vida Escreve”.
Você precisa fazer login para comentar.