
Três reis magos se unem para ir ao encontro da criança profetizada.
O Dia de Reis, celebrado no dia 6 de janeiro, marca para os católicos o dia em que Jesus Cristo recebeu a visita dos três Reis Magos: Melchior, Gaspar e Baltazar.
Os Reis Magos saíram em viagem para que pudessem prestar homenagem ao Menino Jesus, cujo nascimento é celebrado em 25 de Dezembro, o Dia de Natal.
Durante o trajeto, eles tiveram o auxílio de uma reluzente estrela que lhes orientou a caminhada até o local onde se encontrava o Menino Jesus, ao lado de seus pais, José e Maria. Essa estrela ficou conhecida como a Estrela de Belém.
“E entrando na casa, viram o menino com Maria,
prostrando-se, o adoraram,
e abrindo os seus tesouros,
lhe ofereceram Ouro, Incenso e Mirra.”
Mateus 2:11
De todas as partes do mundo e de todos os povos que nele habitam, temos histórias e relatos que nos dizem sobre os Reis que presentearam Jesus com os benditos Dons.
Eles vinham de diversas regiões do Oriente e encarnavam o passado, o presente e o futuro, ou os sacerdotes, os guerreiros e os cultivadores.
Os reis não eram judeus, demonstrando, assim, que cada um a seu modo está também ligado a Jesus e ao grande significado de sua missão.
Os sábios interpretaram os sinais do céu e partiram em sua jornada.
Os Reis Magos eram astrólogos e o sentido da palavra “mago” expressava um ser de grande sabedoria e conhecimento.
Certa vez, descobriram uma conjunção muito peculiar que possuía grande significado, cuja interpretação seria: “em meio ao povo judeu nascerá o Senhor do mundo.”
Em seguida, em função dessa revelação, iniciaram a jornada para prestar homenagem ao Divino Ser, acompanhando a estrela que apareceu no céu e indicou aos Reis Magos a direção para encontrar o Salvador.
Os simbolismo dos presentes ofertados pelos reis ao Menino Jesus.
Ao chegar ao estábulo onde se encontrava a Sagrada Família, cada um dos reis magos entregou então um presente, simbolizando o seu reconhecimento à divindade do menino recém-nascido.
Na antiguidade, o ouro era um presente dado a reis, o incenso a sacerdotes e a mirra a profetas.
O ouro, portanto, honrou Jesus como Rei, aquele que veio para salvar a humanidade, com sua Sabedoria Divina.
O incenso honrou Jesus como verdadeiro Filho de Deus, ou seja, como Ser Divino.
E a mirra honrou Jesus como Filho de Deus encarnado, como Ser Humano.
Assim é que, pelo fato do Menino Jesus ter sido presenteado nessa data, alguns países têm como tradição a troca de presentes no Dia de Reis, e não no Dia de Natal.
Mas acima de tudo, os Reis Magos, percorrendo vastas distâncias, simbolizaram todos os povos da Terra caminhando ao encontro da Estrela que indicava a Energia Unificadora.
Energia essa que, na forma de uma criança, proporcionou uma intensa alegria e sentido de integração, sentimentos que se estendem até nossos dias.
Continuemos, portanto, sempre seguindo essa Estrela que nos guia e mostra que todos os caminhos nos levam a Deus.
José Batista de Carvalho
Belíssimos e inspiradores textos… Um convite para reflexão!