Anúncios
Home / Comportamento / Ação Social / UTILIDADE PÚBLICA – Janeiro Branco: uma campanha pelo bem-estar

UTILIDADE PÚBLICA – Janeiro Branco: uma campanha pelo bem-estar

Imagem da Campanha Janeiro Branco.

Cuidar da saúde mental: Janeiro Branco, conscientização para o bem-estar.

A campanha Janeiro Branco foi criada no Brasil em janeiro de 2014. Ela surgiu com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Neste ano, o tema é “Precisamos falar sobre saúde mental”. Assim, pretende bordar e esclarecer sobre temas que envolvam o bem-estar psíquico. Esta é a forma de levar informações para que a pessoas possam ter vidas mais harmônicas, felizes, saudáveis, com mais sentido e propósitos que façam bem a todos.

“A maior parte das pessoas, quando ouvem falar em saúde mental, pensam em doença mental. Mas a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Certas maneiras de pensar e agir levam a uma boa saúde mental e à realização pessoal, enquanto outras predispõem ao estresse ou mesmo dificuldade para manter a saúde mental equilibrada”, destaca a diretora de Serviços de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Elaine Simone Bida.

Sobre o simbolismo do mês de Janeiro e a importância de cuidar da saúde emocional, leia a seguir o texto de Luíza, do CVV.


O final de um ciclo traz a renovação e o recomeço.

“O mês de Janeiro é tradicionalmente marcado pela cultura do recomeço, da renovação.

Após as festas de final de ano, em que todos somos impelidos a repensar nossas vidas, a fazer um balanço de nossas ações, chega Janeiro. Ele traz uma espécie de cobrança interna para realizar algo que faça os doze meses que temos pela frente melhores do que os que passaram.

Trata-se, claro, de uma simbologia. Nada muda de fato entre o dia 31 de Dezembro e o dia 1º de Janeiro. Muitos, porém, consideram a divisão do tempo em anos uma criação sábia da humanidade, que permite às pessoas uma oportunidade de fazer uma pausa, entre o fim e o início de algo, para recarregar as energias, avaliar o passado e planejar o futuro. Essas oportunidades estão espalhadas em várias ocasiões da vida – aniversários, feriados religiosos, casamentos, velórios, etc. – mas o início do ano cria um clima generalizado e mais duradouro.

Janeiro, portanto, é uma página em branco, onde pode ser reescrita uma nova história, a depender de nossas ações.

Campanha Janeiro Branco: incentivando as pessoas a cuidarem da sua felicidade.

Pensando nisso, psicólogos de Uberlândia (MG) criaram o Janeiro Branco É um incentivo para as pessoas a mudarem suas vidas e buscarem o que as faz felizes. Convidando-as a entender que, assim como os anos, a vida é feita de ciclos, de forma que, com empenho, podemos encerrar aqueles que não nos fazem bem e iniciar os que nos trarão felicidade.

A escolha da cor branca é inspiradora: é a partir do branco que toda cor pode surgir, possibilitando colorirmos nossas vidas com o tom que desejarmos. O branco é, afinal, um convite à criatividade.

O objetivo principal do Janeiro Branco é chamar a atenção de todo mundo para o tema da saúde mental na vida das pessoas. Quando se fala em saúde mental, muitos relacionam à ausência de doenças como depressão, ansiedade, bipolaridade, etc.

A Organização Mundial da Saúde – OMS, entretanto, conceitua saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social. E a saúde mental como “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva.”

Assim, nosso equilíbrio mental pode ser afetado independentemente de doenças, por situações cotidianas que todos vivenciamos. Como, por exemplo, pressões internas e externas, conflitos de relacionamento, perdas ou desemprego, tendo reflexo inclusive na nossa saúde física e social.

O que Janeiro, com sua perspectiva de mudança, nos proporciona é algo fundamental à saúde mental: rever, de tempos em tempos, nossas atitudes, recuperarmos nossas energias, fecharmos ciclos e iniciarmos outros, com a constante pergunta: o que o próximo ano pode esperar de mim?”

Luiza – CVV Belém


Cuide de sua saúde emocional o ano inteiro.

Se você sentir dificuldade em lidar com as situações da sua vida, o importante é dar o primeiro passo. Assim, tanto se forem fatos de maior gravidade como coisas do cotidiano, procure ajuda para superar momentos difíceis.

Agir vale a pena. Procure ajuda. Peça ajuda.

Procure em sua cidade serviços públicos ou particulares, entidades e organizações assistenciais onde você possa encontrar tratamento adequado.

O CVV – Centro de Valorização da Vida, realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, 24 horas todos os dias. Ligue 188 ou acesse o chat on-line no site.

Visite o site da campanha Janeiro Branco.

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Anúncios

Veja também

Captura de tela da página inicial do novo site.

Novo site de LêAqui

Em 2020, vamos ver com clareza a nossa vida, usar nossa força interior para fortalecer nossa esperança e nosso entusiasmo. Vamos entrar nessa boa vibração a que este novo ano nos convida.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.