Anúncios
Home / Autoconhecimento / Viver o momento presente: a opção para criar um bom futuro

Viver o momento presente: a opção para criar um bom futuro

Dedo de um homem apontando para o meio de uma ampulheta mostrando o momento presente
Viver o momento presente: a opção para criar um bom futuro.

Às vezes vivemos divididos entre o presente e o futuro.

Para melhorar a concentração e o foco nas nossas atividades, precisamos perceber onde estamos colocando a nossa atenção. Às vezes nos preocupamos tanto com o que vem pela frente, que nem conseguimos prestar atenção no que está acontecendo agora. O momento presente se perde nas tentativas de antever o que vai acontecer.

Queremos tanto estar lá que não conseguimos ficar aqui. Em outras palavras, o presente é só um meio de chegar ao futuro, não um meio de viver. Isto faz com que fiquemos divididos, porque a mente está lá, mas o corpo não. Ao mesmo tempo, a mente precisa estar aqui, mas ela prefere estar lá. Sim, exatamente, vira tudo uma grande bagunça.

Conversando com as pessoas, vemos que não somos os únicos. Ufa, isso é um alívio. Mas também não quer dizer que seja bom. Tudo o que fazemos com a mente assim dividida é mais demorado, imperfeito e doloroso. Doloroso porque fazemos por obrigação ou sofremos com a sensação de castigo na eternidade, pois parece que ficamos horas fazendo algo que levaria alguns poucos minutos.

Para evitar essa sensação ruim e melhorar a concentração, faça tudo o que tem que fazer estando inteiramente presente. Sinta cada ação, coloque sua energia nesse momento, mantenha sua mente atenta. Mas você precisa vigiá-la e levá-la com rédeas curtas, porque senão ela logo escapa e você fica de novo perdido no túnel do tempo.

Muitas vezes deixamos o momento presente e nos perdemos no passado.

O momento presente é a maior dádiva da nossa vida. Porque é onde se encontra todo o nosso potencial. Qualquer coisa que deixamos para fazer depois, é um pedaço de vida que ficou para trás, uma oportunidade que não se realizou.

Quantas vezes nos apegamos ao passado, seja aos erros, fracassos, culpas e vergonha? Ou então à tristeza da saudade, à angústia do tempo bom que passou? E o que isso pode trazer de bom, de útil ou proveitoso?

O passado é importante, sim. Porque com ele podemos aprender com o que deu errado e sentir satisfação por ter tido a oportunidade de viver o que foi bom. E só. Não se trata de esquecer o passado, não deixar nenhum vestígio do que aconteceu. Mas de saber usá-lo conscientemente.

Estar no momento presente é a forma de fazer a vida acontecer.

Assim, você pode ver claramente que passado e futuro são pontos de referência. Usamos as experiências do passado para planejar o futuro, tendo como parâmetro os inconvenientes que não queremos que se repitam. Da mesma forma, selecionamos as boas recordações cujo sentimento nos impulsiona e, esse sim, queremos repetir e sentir novamente.

E o agora é o vasto campo de infinitas possibilidades, o exato segundo que você pensa, faz, age, constrói, realiza.

Enfim, você tem três possibilidades nas quais você pode se concentrar, se dedicar e fazer acontecer sua vida. Faça sua escolha, tome a sua decisão.

Noemi C. Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Anúncios

Veja também

homem e mulher no mar com uma onda passando por eles, um de costas para o outro com as mãos cobrindo o rosto não se decepcione

Não se decepcione, não espere nada dos outros

Não se decepcione com os outros evitando ter expectativas sobre suas atitudes, pois só você pode fazer sua vida feliz.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.