
Às vezes vivemos divididos entre o presente e o futuro.
Para melhorar a concentração e o foco nas nossas atividades, precisamos perceber onde estamos colocando a nossa atenção. Às vezes nos preocupamos tanto com o que vem pela frente, que nem conseguimos prestar atenção no que está acontecendo agora. O momento presente se perde nas tentativas de antever o que vai acontecer depois.
Queremos tanto estar lá que não conseguimos ficar aqui. Em outras palavras, o presente é só um meio de chegar ao futuro, não um meio de viver. Isto faz com que fiquemos divididos, porque a mente está lá, mas o corpo não. Ao mesmo tempo, a mente precisa estar aqui, mas ela prefere estar lá. Sim, exatamente, vira tudo uma grande bagunça.
Conversando com as pessoas, vemos que não somos os únicos. Ufa, isso é um alívio. Mas também não quer dizer que seja bom. Tudo o que fazemos com a mente assim dividida é mais demorado, imperfeito e doloroso. Doloroso porque fazemos por obrigação ou sofremos com a sensação de castigo na eternidade, pois parece que ficamos horas fazendo algo que levaria alguns poucos minutos.
Para evitar essa sensação ruim e melhorar a concentração, faça tudo o que tem que fazer estando inteiramente presente. Sinta cada ação, coloque a sua energia nesse momento, mantenha a sua mente atenta. Mas você precisa vigiá-la e levá-la com rédeas curtas, porque senão ela logo escapa e você fica de novo perdido no túnel do tempo.
Muitas vezes deixamos o momento presente e nos perdemos no passado.
O momento presente é a maior dádiva da nossa vida. Porque é onde se encontra todo o nosso potencial. Qualquer coisa que deixamos para fazer depois, é um pedaço de vida que ficou para trás, uma oportunidade que não se realizou.
Quantas vezes nos apegamos ao passado, seja aos erros, fracassos, culpas e vergonha? Ou então à tristeza da saudade, à angústia do tempo bom que passou? E o que isso pode trazer de bom, de útil ou proveitoso?
O passado é importante, sim. Porque com ele podemos aprender com o que deu errado, e também sentir satisfação por ter tido a oportunidade de viver o que foi bom. E só. Não se trata de esquecer o passado, não deixar nenhum vestígio do que aconteceu. Mas de saber usá-lo conscientemente.
Estar no momento presente é a forma de fazer a vida acontecer.
Assim, você pode ver claramente que passado e futuro são pontos de referência. Usamos as experiências do passado para planejar o futuro, tendo como parâmetro os inconvenientes que não queremos que se repitam. Da mesma forma, selecionamos as boas recordações cujo sentimento nos impulsiona e, esse sim, queremos repetir e sentir novamente.
E o agora é o vasto campo de infinitas possibilidades, o exato segundo que você pensa, faz, age, constrói, realiza.
Enfim, você tem três possibilidades nas quais você pode se concentrar, se dedicar e fazer acontecer sua vida. Você pode se prender ao Passado, viver na expectativa do Futuro, ou agir no Presente.
Faça a sua escolha, tome a sua decisão.
Noemi C. Carvalho