Home / e-mail / Você sabe o que é o ego?

Você sabe o que é o ego?

Veja uma explicação de como surge o ego.

Você já deve ter lido muitas coisas sobre o ego. Mas nunca é demais falarmos um pouco mais sobre ele. Afinal, uma coisa é certa: todos falam da importância do papel que o ego tem em nossa vida.

Existem, de fato, inúmeras explicações sobre esse nosso companheiro de viagem. Mas Osho explica de maneira a nos trazer bastante familiaridade para entendermos como começou a jornada do ego:

“Nós todos nós nascemos sem um ego. Uma criança quando nasce é apenas consciência: flutuando, fluindo, lúcida, inocente, virgem, sem ego. O ego é criado pelos outros, aos poucos. O ego é o efeito acumulado das opiniões dos outros sobre você.

Um vizinho faz uma visita e diz: “Que criança bonita!”, e dirige um olhar de apreciação para a criança. O ego começa a funcionar. Alguém sorri, uma outra pessoa não sorri. O ego observa. Às vezes a mãe é muito carinhosa, outras fica muito zangada.

A criança começa a aprender que não é aceita como ela é. Seu ser não é aceito incondicionalmente: existem condições a serem satisfeitas. Se ela grita e chora e visitas estão em casa, a mãe fica zangada. Se ela grita e chora e não há visitas, a mãe não se incomoda.

A criança também percebe que se ela não grita e não chora a sua mãe a recompensa com beijos amorosos e com carinho. Se ela sabe ficar quieta quando chegam visitas em casa, fica em silêncio, a mãe fica feliz e a recompensa. A criança vai, assim, aprendendo as opiniões dos outros sobre si mesma, olhando no espelho dos relacionamentos.”

Você também pode ler A fisiologia do ego

Esse é um ponto importante, ao qual devemos dar atenção: o ego se forma através das opiniões dos outros, quando vemos os outros como um espelho sobre o qual construímos a nossa imagem. Vamos aprendendo a considerar o que é bom ou não fazermos, quais comportamentos têm uma aceitação melhor, dependendo da reação que aquilo que fazemos provoca nas pessoas.

Ou seja, o ego não é a minha opinião sobre mim, mas a opinião dos outros sobre mim; a opinião dada através da forma como os outros reagem a meus comportamentos, a minhas atitudes.

A opinião dos outros é a única coisa que importa para o ego.

Continuando com a explicação dada por Osho:

“Você não consegue ver a sua face diretamente. Você precisa olhar para um espelho, e no espelho você reconhece sua face. Esse reflexo que você vê se torna a sua ideia de como é a sua face. Existem milhares de espelhos ao seu redor, todos eles refletindo alguma coisa diferente. Alguém o ama, alguém o odeia, alguém é indiferente.

A criança cresce e continua acumulando opiniões de outras pessoas. A essência total dessas opiniões dos outros é que constitui o ego. A pessoa começa a olhar para si mesma do modo como os outros a veem. Ela começa a se olhar de fora: isso é o ego.

Caso as pessoas gostem dela e a aplaudam, ela pensa que é bela, sente que está sendo aceita. Mas se as pessoas não a aplaudem e não gostam dela, rejeitando-a, ela se sente condenada. Ela está sempre procurando formas e meios para ser apreciada, para que se sinta sempre segura de que possui valor, que possui um mérito, um sentido e um significado.

Então a pessoa passa a ter medo de ser ela mesma. É preciso encaixar-se na opinião dos outros.”

Talvez você queira ler Autoestima: a valorização que não depende dos outros

Outra pausa no texto: o ego se olha de fora. Assim, é a aprovação dos outros, o reconhecimento dos outros, a opinião dos outros o que importa. Isto é, tudo o que vem dos outros, mas não vem de mim. Portanto, não é o que eu sinto, o que eu gosto, o que eu quero: é como devo ser para ser aceito, respeitado, admirado.

Esse tipo de pensamento é o que derruba a nossa autoestima. Instalam-se, então, todo tipo de sentimentos negativos e de autodepreciação: ansiedade e medo de não corresponder ao que outros vão gostar, culpa e insegurança se não nos sentimos aceitos, revolta e raiva se nos sentimos incompreendidos, tristeza e vergonha se sentimos que estamos sendo julgados.

Olhar para si com o seu próprio olhar.

Para finalizar, precisamos nos conscientizar que existe uma maneira de deixarmos para trás essa manipulação que exercemos sobre nós mesmos. Afinal, temos a liberdade de escolher como vamos olhar para nós, temos a liberdade de nos sentir bem como nós somos, com nossas falhas, nosso defeitos e erros – que podem nem ser tudo isso que imaginamos. Essa foi a imagem que tivemos de nossa não-aceitação.

E ainda resta outra liberdade de escolha: transformar, modificar, melhorar o que nos incomoda, o que de fato, lá no fundo, gostaríamos que fosse diferente. A transformação e evolução de nosso ser é a nossa jornada nesta vida.

Leia aqui Sete passos para se distanciar do ego

Osho, concluindo, diz que ‘Se você deixar de lado o ego, subitamente se tornará novamente uma criança. Você não estará mais preocupado com o que os outros pensam sobre você, não prestará mais atenção àquilo que os outros dizem de você.

Nesse momento, terá deixado cair o espelho. Ele não tem mais sentido: a face é sua, então por que perguntar ao espelho?”

Esse é o momento da aceitação pessoal: eu tenho meu jeito de ser, de ver, de gostar de coisas. Meu jeito não é igual ao de todo mundo.

Afinal, se uma coisa todos temos de igual, é que somos diferentes de cada um.

Noemi C. Carvalho

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: