
Vamos tirar algumas dúvidas sobre o Espiritismo.
O Espiritismo, também chamado de Doutrina Espírita, desperta o interesse de muitas pessoas, mas também suscita algumas dúvidas.
Foi por isso que a FEB – Federação Espírita Brasileira, relacionou algumas dos questionamentos mais frequentes, com o objetivo de fornecer alguns esclarecimentos básicos sobre o que é o Espiritismo.
Acompanhe, logo em seguida, alguns destas indagações e as suas respostas.
O que é o Espiritismo?
O Espiritismo é o conjunto de princípios e leis que foram revelados pelos Espíritos Superiores, e estão contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita:
– “O Livro dos Espíritos” (1857)
– “O Livro dos Médiuns” (1861)
– “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (1864)
– “O Céu e o Inferno” (1865)
– “A Gênese” (1868)
“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”
“O que é o Espiritismo” – Allan Kardec (Preâmbulo)
“O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.”
“O Evangelho Segundo o Espiritismo” – Allan Kardec – Capítulo VI –Item 4
O que são os Espíritos?
Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde experimentam a verdadeira felicidade.
Os Espíritos preservam a sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
Onde vivem e o que fazem os Espíritos desencarnados?
O mundo corporal, é a habitação dos Espíritos encarnados, isto é, da humanidade que vive na Terra.
Além dele, existe o mundo espiritual, que é a habitação dos Espíritos desencarnados.
Ali eles estudam, trabalham e desenvolvem diversas atividades existentes no mundo espiritual.
Os Espíritos sabem todas as coisas?
Os Espíritos são as almas dos homens que já perderam o corpo físico.
Portanto, como na Humanidade encarnada, o conhecimento que eles têm é correspondente ao seu grau de adiantamento moral e intelectual.
A morte é apenas uma passagem para a vida espiritual e, portanto, não acresce valores morais ou de inteligência a quem não os tem.
O que é reencarnação?
A reencarnação é um mecanismo regulador da evolução do Espírito, por meio do qual o homem vive muitas existências corporais sucessivas.
A alma, depois de haver deixado o corpo que ocupava, retorna em outro. Ou, em outras palavras, reencarna em um novo corpo.
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu aprimoramento, uma vez que o objetivo da reencarnação é a evolução.
O que é mediunidade?
A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adotem.
Mas atenção: a prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.
Portanto, em hipótese alguma o médium poderá cobrar dinheiro, exigir ou aceitar qualquer forma de recompensa (presentes, dádivas, agrados, etc.) por suas atividades mediúnicas.
O Espiritismo tem, entre seus princípios, a crença em Deus?
Sim. O Espiritismo explica que Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.
O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.
Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
O que o Espiritismo informa sobre Jesus?
Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que Ele ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.
A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de toda a humanidade, a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e objetivo a ser atingido.
O Espiritismo tem, entre seus princípios, a existência de vida em outros mundos?
Sim. A Doutrina Espírita esclarece que no Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos ou menos evoluídos que a população da Terra.
O que é lei de causa e efeito?
É uma lei divina que dispõe que o homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas consequências de suas ações.
Ou seja, aquilo que fazemos de mal ou de bem retornará para nós nessa mesma vida ou em existência posteriores.
A vida futura reserva aos Espíritos reencarnados as provações ou os merecimentos compatíveis com o seu procedimento, ou seja, se respeitou ou não a Lei de Deus.
Espiritismo é o mesmo que Umbanda ou Candomblé?
Não. O Espiritismo, ou Doutrina Espírita, surgiu na França, em 1857. O Candomblé (de origem africana) e a Umbanda (originária do Brasil) são doutrinas espiritualistas.
O Espiritismo revela algo novo?
Sim. O Espiritismo revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos homens, dos Espíritos e das leis que regem a vida.
Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.
Noemi C. Carvalho
Conheça outros questionamentos e suas respostas em Federação Espírita Brasileira
Você precisa fazer login para comentar.