Home / Autoconhecimento / Você sabia que pode escolher um cardápio para alimentar sua mente?

Você sabia que pode escolher um cardápio para alimentar sua mente?

Silhueta de homem sentado em posição de meditação para alimentar sua mente.

Você pode nem perceber, mas diariamente alimenta a sua mente com todo tipo de pensamento.

A nossa mente é um elemento determinante do nosso modo de viver, um fator particular, pessoal sobre o qual podemos exercer pleno controle. Por isso precisamos escolher com atenção o cardápio que vamos servir para alimentar a mente.

Afinal, existem tantas outras condições que dependem de inúmeros fatores externos, e grande parte deles fora de nossa possibilidade de controle, como as ações da natureza, quando tempestades derrubam árvores, destelham propriedades, e podem nos afetar de alguma maneira.

Vamos, portanto, cuidar com carinho e atenção do que temos certeza que depende exclusivamente de nós.

A importância de mudar os pensamentos negativos.

Yogananda, considerado um dos mais proeminentes mestres e difusores mundiais da filosofia indiana, deixou como legado ensinamentos voltados não somente à evolução espiritual, mas também à realização pessoal. Uma de suas orientações acerca da atitude que nos compete para as transformações que desejamos em nossa vida diz o seguinte:

“Mude seus pensamentos se você quiser mudar suas circunstâncias. Desde que você é o único responsável por seus pensamentos, somente você pode mudá-los. Você vai querer mudá-las quando perceber que cada pensamento cria de acordo com sua própria natureza. Lembre-se de que a lei funciona em todos os momentos e que você está sempre demonstrando de acordo com o tipo de pensamento que habitualmente mantém. Portanto, comece agora a pensar apenas naqueles pensamentos que lhe trarão saúde e felicidade.”

É inquestionável que nós somos os únicos responsáveis pelos nossos pensamentos. Isto significa que exercemos pleno poder sobre eles e, portanto, somos os únicos capazes de modificá-los. Essa atitude se reflete em nossa vida de acordo com a conhecida Lei da Atração.

Talvez você goste de ler estes aqui:

Se mantivermos constantemente pensamentos de ordem negativa, esses pensamentos se expressarão através das emoções que sentiremos; e estas serão, invariavelmente, negativas: tristeza, ansiedade, frustração, raiva, medo. Naturalmente, elas não vão nos fazer sentir bem, nem felizes, não vão ajudar a manter a boa saúde, nem a realizar nossos projetos.

Escolha pensamentos saudáveis e nutritivos para a alimentar sua mente.

É fácil, assim, perceber porque é fundamental cuidarmos de nossos pensamentos, uma vez que eles determinam grande parte das circunstâncias de nossa vida. Voltando a Yogananda, ele faz uma comparação que é parte do nosso cotidiano, e assim nos dá um entendimento simples e claro desse importante mecanismo:

“A mente, sendo o cérebro, o sentimento e a percepção de todas as células vivas, pode manter o corpo humano alerta ou deprimido. A mente é o rei, e todos os seus sujeitos celulares se comportam exatamente de acordo com o humor de seu mestre real. Assim como nos preocupamos com o valor nutritivo de nossos cardápios diários, devemos considerar também a potência nutritiva dos cardápios psicológicos que servimos diariamente à mente.”

Mais sobre este assunto, leia aqui:

Podemos, a partir de agora, começar a cuidar desses dois cardápios: o que nutre o nosso corpo e o que nutre a nossa mente. Vamos selecionar cuidadosamente os pensamentos com os quais vamos alimentar a nossa mente, escolhendo aqueles de positividade, gratidão, esperança, amor, perdão, fraternidade, entusiasmo, determinação.

Certamente uma dieta nutritiva e equilibrada vai proporcionar um melhor rendimento à nossa mente e otimizar as nossas realizações.

Noemi C. Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Veja também

Chico e a cachorra Boneca no colo

Causos e prosas de Chico Xavier: a cachorra Boneca

Esta é uma comovente história sobre Chico Xavier e a cachorra Boneca, que explica o que pode acontecer com os animais depois que eles morrem.

Um comentário

  1. Rose Lucchese

    Perfeito, quantas pessoas procurar alimentar bem o corpo fisico, e não prestam atenção no que alimentam suas mentes, fazendo com que sua saude fique prejudicada.Controlar pensamentos e sentimentos é ter qualidade de vida sempre .

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: