
Você pode nem perceber, mas diariamente alimenta a sua mente com todo tipo de pensamento.
A nossa mente é um elemento determinante do nosso modo de viver, um fator particular, pessoal sobre o qual podemos exercer pleno controle. Por isso precisamos escolher com atenção o cardápio que vamos servir para alimentar a mente.
Afinal, existem tantas outras condições que dependem de inúmeros fatores externos. E grande parte deles está fora de nossa possibilidade de controle. Como, por exemplo, as ações da natureza, quando tempestades derrubam árvores, destelham propriedades e podem nos afetar de alguma maneira.
Vamos, portanto, cuidar com carinho e atenção do que temos certeza que depende exclusivamente de nós.
A importância de mudar os pensamentos negativos.
Yogananda é considerado um dos mais proeminentes mestres e difusores mundiais da filosofia indiana. Ele deixou como legado ensinamentos voltados não somente à evolução espiritual, mas também à realização pessoal. Uma de suas orientações acerca da atitude que nos compete para as transformações que desejamos em nossa vida diz o seguinte:
“Mude seus pensamentos se você quiser mudar as suas circunstâncias. Desde que você é o único responsável por seus pensamentos, somente você pode mudá-los.
Você vai querer mudá-las quando perceber que cada pensamento cria de acordo com sua própria natureza. Lembre-se de que a lei funciona em todos os momentos.
E você está sempre demonstrando de acordo com o tipo de pensamento que habitualmente mantém. Portanto, comece agora a pensar apenas naqueles pensamentos que lhe trarão saúde e felicidade.”
Sem dúvida, nós somos os únicos responsáveis pelos nossos pensamentos. Isto significa que exercemos pleno poder sobre eles e, portanto, somos os únicos capazes de modificá-los. Essa atitude se reflete em nossa vida de acordo com a conhecida Lei da Atração.
Se mantivermos sempre pensamentos de ordem negativa, eles vão se expressar através das emoções que sentimos. E estas, certamente, serão de ordem negativa, como a tristeza, a ansiedade, a frustração, a raiva e o medo. Naturalmente, elas não nos fazem sentir bem, nem nos deixam felizes, não ajudam a manter a boa saúde e nem realizam os nossos projetos.
Escolha pensamentos saudáveis e nutritivos para a alimentar a sua mente.
É fácil, assim, perceber porque é fundamental cuidarmos de nossos pensamentos, uma vez que eles determinam grande parte das circunstâncias de nossa vida.
Voltando a Yogananda, ele faz uma comparação que é parte do nosso cotidiano, e assim nos dá um entendimento simples e claro desse importante mecanismo:
“A mente, sendo o cérebro, o sentimento e a percepção de todas as células vivas, pode manter o corpo humano alerta ou deprimido.
A mente é o rei, e todos os seus sujeitos celulares se comportam exatamente de acordo com o humor de seu mestre real.
Assim como nos preocupamos com o valor nutritivo de nossos cardápios diários, devemos considerar também a potência nutritiva dos cardápios psicológicos que servimos diariamente à mente.”
Mais sobre este assunto, leia aqui:
Podemos, então, a partir de agora, começar a cuidar desses dois cardápios: o que nutre o nosso corpo e o que nutre a nossa mente.
Vamos, portanto, selecionar cuidadosamente os pensamentos com os quais vamos alimentar a nossa mente. E escolher aqueles de positividade e gratidão, de esperança e amor, de perdão e fraternidade, de entusiasmo e determinação.
Certamente, uma dieta nutritiva e equilibrada vai proporcionar um melhor rendimento à nossa mente e otimizar as nossas realizações.
Noemi C. Carvalho
Perfeito, quantas pessoas procurar alimentar bem o corpo fisico, e não prestam atenção no que alimentam suas mentes, fazendo com que sua saude fique prejudicada.Controlar pensamentos e sentimentos é ter qualidade de vida sempre .