Home / Energia / Elementos / A serena calma do doce jasmim

A serena calma do doce jasmim

flores de jasmim

O doce aroma, “um presente de Deus”.

O uso do óleo essencial de jasmim remonta a antigas tradições entre os povos gregos e egípcios. O nome dessa flor deriva da antiga palavra persa “yasmin”, que significa “um presente de Deus”, assim chamada por causa da sua intensa fragrância, pois suas pétalas exalam um aroma doce e embriagante.

São mais de trezentas espécies da planta, que se adaptam principalmente nas regiões tropicais e temperadas quentes do mundo, apesar de algumas serem encontradas também em países onde o inverno é mais rigoroso.

O jasmim é amplamente empregado na preparação de perfumes, e está presente em mais de 80% dos perfumes femininos, bem como em cerca de 30% das formulações masculinas.

De flores diminutas, apesar de sua fragrância intensa, mais de cinco milhões de flores são necessárias para produzir um quilo de óleo essencial, conhecido como “puro absoluto de jasmim”. Em função do elevado custo para a obtenção do óleo puro, muitos perfumes utilizam uma aproximação química do jasmim em sua composição.

Jasmim, o poder de transcender o amor.

Conhecido há milhares de anos o jasmim ajuda no desenvolvimento espiritual, e nos demonstra a união dos opostos aparentes.

Quando Scott Cunningham escreve que “usado com visão apropriada poderá nos levar ao mais alto conhecimento espiritual“, afirma, na verdade, que o pensamento ou a intenção de quem usa um óleo é fator determinante para o desenvolvimento das energias espirituais.

O jasmim é uma das poucas plantas que está sob a proteção de duas divindades, uma masculina outra feminina.

Enquanto Cunningham classifica o óleo de jasmim como um óleo Yin, Robert Tisserand o considera Yang – uma outra prova da natureza aparentemente paradoxal do jasmim.

O jasmim, pode-se assim dizer, traz em si uma força e um dinamismo impetuoso que podemos associar à energia Yang, e a sutil doçura do Yin.

E, especialmente se contemplarmos a planta viva, teremos essa certeza: as flores delicadas e quase etéreas abrem-se sobre uma planta de grande força e vigor.

Isto pode fornecer uma indicação para a sua mais importante aplicação na aromaterapia sutil, a espiritualização da sensualidade. O jasmim nos ajuda a entender que não existe divisão entre o amor físico e o divino.

Este conceito fica bem definido nas palavras de Marcel Lavabre sobre o jasmim: “tem o poder de transcender o amor físico”.

Existem aqueles que afirmam que o jasmim pode desenvolver o senso artístico. Para alguns, isto pode estar ligado com a própria criatividade, para outros com uma resposta maior à beleza visual, à música.

O jasmim é o aroma dos anjos.

As flores branco-nata dão um óleo de coloração marrom escuro e com aroma muito profundo, sem dúvida uma forte nota de observação.

O óleo de rosa e o de néroli têm um outro tom para darem a mesma mensagem – e é interessante ver como todos os três vêm associados também na aromaterapia convencional – mas dos três, a mensagem que envia o jasmim é mais direta.

O jasmim tem em comum com a rosa o fato de ser um aroma privilegiado dos anjos. Se sentir o aroma do óleo de jasmim quando ninguém está por perto, tenha a certeza que um anjo está a seu lado.

E se quiser atrair perto de si uma presença angelical, use uma gota de óleo essencial de jasmim com uma visualização ou afirmação apropriada.

Cuidados na utilização de óleos essenciais.

É preciso atentar às recomendações de segurança, bem como às precauções definidas para cada óleo, de forma a aplicá-los de maneira efetiva e segura.

Para crianças, idosos e pessoas debilitadas, por exemplo, existem restrições que devem ser respeitadas. Da mesma forma, devem ser respeitadas as características e cuidados específicos de cada óleo, uma vez que podem apresentar efeitos indesejados caso não sejam usados adequadamente.

Importante: os óleos essenciais puros não devem ser ingeridos nem usados diretamente sobre a pele. Procure sempre orientação de pessoas devidamente capacitadas.

José Batista de Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Veja também

Mulher envolta em fluxo energético fluidos espirituais de energia espiritual para a saúde

A energia espiritual elevada protege a saúde e a vida

Manter a energia espiritual elevada traz proteção à saúde, pois eleva a faixa vibratória das ondas eletromagnéticas e cria um campo energético sintonizado com o bem.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: