Home / Autoconhecimento / Desenvolver a autoconfiança combate a frustração

Desenvolver a autoconfiança combate a frustração

foto em preto e branco de um homem musculoso levantando uma barra de pesos autoconfiança frustração

A frustração nos deixa paralisados frente a tantas perguntas sem resposta.

Quando a frustração faz desmoronar nossos planos, derrubando barreiras que nos paralisam porque nos sentimos incapazes de superar esses obstáculos, surgem muitas dúvidas que vão minando nossa autoconfiança.

Perguntas começam a fervilhar em nossos pensamentos, as respostas não aparecem, e assim as dúvidas continuam martelando nossa mente enquanto tentamos saber:

  • Como superar uma crise existencial para que voltemos a sentir a confiança de uma personalidade forte?
  • Uma vez que a vida é uma escola, quantas lições temos que aprender com nossas próprias experiências?
  • O que é ser bem sucedido na vida?

Quem responde a estas perguntas é Yogananda que, sem longas dissertações nem grandes teorias, sintetiza alguns profundos princípios espirituais para que possamos dar sentido e valor à nossa vida.

Assim, ele se refere à conscientização do ser como espírito eterno, vivendo suas experiências num corpo físico:

“Sua verdadeira personalidade começará a se desenvolver quando você, através da intuição profunda, for capaz de sentir que não é este corpo sólido, mas sim a divina e eterna corrente de Vida e Consciência que flui dentro do corpo.

Quando você olhar a criação, que parece tão sólida e tão real, lembre-se sempre de que são ideias na mente de Deus, cristalizadas em formas físicas.

Analisar e observar todas as experiências de vida para alcançar a sabedoria.

Em seguida, Yogananda fala do aprendizado não só pela análise de nossos atos e suas consequências, mas também de todos os ensinamentos que podemos obter através da observação das experiências de vida das outras pessoas.

“Não é necessário viver todo tipo de experiências humanas para se alcançar a sabedoria suprema. Você deve ser capaz de aprender com a experiência dos outros.

Por que envolver-se em um panorama de infindáveis experiências para enfim descobrir que nada neste mundo jamais poderá fazê-lo feliz?

O mais sábio é aquele que busca a Deus. O mais bem-sucedido é aquele que o encontrou.”

Vibrar na sintonia de Deus traz a autoconfiança que vence a frustração.

Ao falar do poder do pensamento, Yogananda explica a diferença entre as vibrações emanadas bem como a necessidade de manter a mente centrada na mais elevada energia divina.

“Cada pensamento nosso emite uma sutil vibração própria. Quando você mentalmente profere a palavra ‘Deus’ e continua repetindo interiormente este pensamento, ele emana uma vibração que invoca a presença de Deus, isto é vibra na sintonia de Deus.

Sempre que sua mente divagar no labirinto dos incontáveis pensamentos mundanos, traga-a pacientemente de volta à lembrança do Senhor que habita dentro de você.

A seu tempo, descobrirá que Ele está sempre com você, um Deus que conversa com você em sua própria língua, um Deus cuja face o espreita de cada flor, de cada arbusto, de cada folha de grama.

Então você dirá: ‘Sou livre, envolto nas teias do espírito, voo da terra ao céu nas asas da luz.’ E que alegria absorverá o seu ser!

Estabelecemos, assim, a união da força celestial com nosso ser, resultando numa energia pacífica mas ao mesmo tempo vibrante. Desenvolvemos, então, a autoconfiança que nos faz superar a frustração e impulsiona nossa vida, talvez não pelos caminhos que desejaríamos. Mas certamente por aqueles que são mais adequados aos nossos passos ainda vacilantes.

Noemi C. Carvalho

Yogananda

Paramahansa Yogananda nasceu em 1893, na Índia, e morreu nos Estados Unidos, em 1952. É considerado um dos maiores mestres e difusores da antiga filosofia da Índia para o Ocidente, e deixou ensinamentos voltados não somente à evolução espiritual mas também à realização pessoal, com orientações para conquistarmos as transformações que desejamos em nossa vida.
Meu corpo passará, mas minha obra continuará e meu espírito continuará vivo. Mesmo quando eu não estiver mais aqui, trabalharei junto com vocês para libertar o mundo pela mensagem de Deus
.’ – Yogananda

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 10.320 outros assinantes

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitterYouTube

Veja também

imagem da capela sistina no vaticano Deus criando sol e lua Deus mandou pandemia

Foi Deus quem mandou essa pandemia?

Será que foi Deus quem mandou essa pandemia? O Padre Reginaldo Manzotti responde a essa pergunta. Leia aqui.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

Holler Box
%d blogueiros gostam disto: