
A caminhada de Santo Agostinho levou-o ao seu coração.
Aurélio Agostinho, que ficou conhecido como Santo Agostinho, foi Bispo da cidade de Hipona e deixou muitas mensagens de fé,amor e esperança em sua obra. Nasceu em Tagaste, na África mediterrânea, no dia 13 de novembro do ano 354. Sua mãe, Mônica, era profundamente cristã, e depois se tornaria santa.
Estava sempre em busca por fama dentro do Império Romano e, alimentado por suas ambições, ganhou a cátedra de retórica da casa imperial. Agostinho sentia, apesar de tudo, seu coração vazio, inquieto. Não era feliz.
Procurou a felicidade em muitos lugares, mas não a encontrava. Seu coração inquieto não achava a verdade e a paz que desejava. Sua mãe foi ao seu encontro em Milão e, com sua profunda vida de oração, animou-o a frequentar as pregações do bispo Santo Ambrósio.
Foi uma longa caminhada e luta para transformar seu coração, mas no mês de agosto de 386, meditando no jardim, ouve uma voz de criança que diz “Tolle et lege” (Toma e lê) e tomando as Cartas de São Paulo lê: “Não é nos prazeres da vida, mas em seguir a Cristo que se encontra a felicidade”.
As dúvidas se dissipam e é neste momento que culmina todo o processo de sua conversão. Encontrando Deus no seu coração achou a felicidade, a paz e a verdade que procurava.
com informações de Província Agostiniana
Mensagens de esperança, amor e fé de Santo Agostinho.
“Não é de admirar se a soberba gera a separação, a caridade, a unidade.”
“Amando o próximo e cuidando dele, vais percorrendo o teu caminho. Ajuda, portanto, aquele que tens ao lado enquanto caminhas neste mundo, e chegarás junto daquele com quem desejas permanecer para sempre.”
“Grandes coisas o Senhor nos promete no futuro! Por que a fraqueza humana ainda hesita em acreditar que, um dia, os homens viverão em Deus? Muito mais incrível é o que já aconteceu: Deus morreu pelos homens.”
“Amando a Deus nos tornamos divinos; amando ao mundo nos tornamos mundanos.”
“O amor é como a mão da alma. Enquanto segura uma coisa não pode pegar outra. Por isso, quem ama o mundo não pode amar a Deus. Está com a mão ocupada.”
“Deus precisou de apenas uma palavra para criar-nos, mas de seu sangue para redimir-nos. Se às vezes te sentes frustrado por tuas misérias, recorda quanto custaste.”
“Dor compartilhada é dor amenizada.”
“A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.”
“A medida do amor é amar sem medida.”
“Se não podes entender, crê para que entendas. A fé precede, o intelecto segue.”
“A função do Mal consiste em salientar mais nitidamente o Bem.”
“Em primeiro lugar – já que com este fim vocês se congregaram em comunidade – vivam unânimes em casa e tenham uma só alma e um só coração orientados para Deus.”
“Vivam todos em união de alma e coração, e honrem a Deus uns nos outros, do qual vocês foram feitos templos vivos.”
“Quando orarem a Deus com salmos e hinos, que o coração sinta aquilo que profere a voz.”
Santo Agostinho