
O instante divino que transformou a vida de São Francisco.
São Francisco de Assis é considerado por muitos a maior figura do Cristianismo desde Jesus. Ele nos deixou belas orações e ensinamentos, que expressam em suas frases, acima de tudo, a pureza do coração e o caminho da espiritualidade.
Conhecido sobretudo pelo seu amor e por sua devoção a toda a Criação Divina, ele é considerado o protetor dos animais.
Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1182, onde morreu aos 44 anos, em 1226. Pertencente à burguesia, seu pai era um rico comerciante e sua juventude, portanto, transcorria em meio a festividades e a algazarras.
Mas esses seus hábitos mudaram repentinamente, depois de ter sido tocado pela presença divina. Foi a partir daí, então, que começou a mostrar interesse e preocupação pelos pobres e pelos necessitados.
Em seguida, começou também a demonstrar o seu infinito amor por todos os animais e por todas as criações da natureza, chamando-os de “irmãos”.
Abdicando da fortuna de sua família, aos 24 anos renunciou a toda a riqueza. Voltou-se, então, completamente para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a Ordem dos Mendicantes ou Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos.
Uma vida dedicada ao amor e serviço ao próximo.
Os seus ideais e as suas práticas renovaram o catolicismo do seu tempo. Pois, saindo em peregrinação para levar a pregação da palavra divina, contrariava o costume de clausura, usual da época.
Partindo em missão de paz e de alegria, trabalhava no campo, pregava, visitava e consolava os doentes.
Além do imenso amor por toda a Criação Divina, São Francisco dava especial importância ao corpo humano. Ele o chamava de “burrico”, uma vez que era o veículo através do qual a vida se manifestava e um instrumento para a salvação, o campo de batalha onde se efetuava a luta espiritual.
Portanto, devia ser mantido sob vigilância constante contra todos os desejos físicos. Da mesma forma, deveria se suportar todas as aflições e doenças corporais com paciência e alegria, encaradas como uma forma de purificação.
O corpo também era considerado uma forma de expressão da bondade e da beleza de Deus, feito à imagem e semelhança divina e, depois de purificado, seria o templo vivo de Deus.
São Francisco, o emissário da paz divina.
Em uma de suas visões, São Francisco ouviu o Cristo recomendando que sempre que entrassem em casa de alguém o fizessem com a saudação “Que a Paz do Senhor esteja nesta casa”. E por isso ele costumava começar e terminar as suas pregações com a proclamação da paz.
São Francisco teria recomendado a seus seguidores que “Assim como anunciais a paz pela boca, estejais certos de que a paz esteja em vossos corações.”
A saudação que usava frequentemente – “Pax et bonum” (Paz e bem), tornou-se o lema da sua Ordem.
O significado essencial da prece, segundo São Francisco, era o de sempre glorificar a Deus e abençoar o mundo pela palavra e pelo trabalho.
A natureza, para ele, era digna de apreço e de admiração por ser uma expressão da divindade onipresente.
com informações de Wikipedia
Frases de São Francisco de Assis
“Que o Senhor volte os olhos para ti e te dê tua paz.”
“Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras.”
“A cortesia é irmã da caridade, que apaga o ódio e fomenta o amor.”
“Ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro; e ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão.”
“Não vos esforceis pelas honras do mundo, mas honrai o Senhor.”
“Todos os seres são iguais, pela sua origem, seus direitos naturais e divinos e seu objetivo final.”
“Onde há amor e sabedoria, não há temor e nem ignorância.”
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, em breve estarás fazendo o impossível.”
“Onde a pobreza se une à alegria, não há cobiça nem avareza.”
“Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam pelo Teu amor e suportam as enfermidades e tribulações.“
“Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.”