Pular para o conteúdo
Início » Autoconhecimento » Princípio Emocional » Nem todas as luzes brilham no Natal

Nem todas as luzes brilham no Natal

mão de criança tocando uma lâmpada apagada que enfeita árvore de natal brilham no natal

Nem todos conseguem sentir esperança no Natal.

Segundo especialistas, o Natal é a data do ano que cria maior alteração emocional nas pessoas. Por isso, nem todas as luzes brilham nessa época festiva.

O Natal costuma ser um momento de festividades, de de reencontros e solidariedade. De acordo com o calendário cristão, é celebrado o nascimento de Cristo, e por isso é uma época marcada por todo um conjunto simbólico que caracteriza o tão conhecido “espírito natalino”.

E de todos os lugares chega a mensagem de que este é um momento mágico, que deve ser encarado como uma oportunidade de renascimento, de dias melhores. Com isso, entretanto, a pressão para ser feliz e otimista é enorme.

Para uns, é tempo de festa, de reunir a família, de comprar e ganhar presentes, de muitas luzes e alegria. Enquanto para outros, a data traz vazio, tristeza, ausência, um estranhamento da intensa movimentação que ocorre à volta. É tempo de solidão.

Em um momento teoricamente marcado por alegria, felicidade, fraternidade, muitos vivenciam sentimentos de perda, solidão ou até vazios existenciais, que não necessariamente estão ligados à data, mas estão lá, coexistindo em meio às luzes e cores natalinas.

Existem dores que não se apagam com a luz das festividades.

Se o momento é de luto, de perdas, de ausências não superadas, certamente é comum o sentimento de melancolia, de inadequação. Há também uma certa pressão pelo consumo, que dependendo da situação de cada um, pode causar ainda mais angústia, com sentimentos de não conseguir realizar sonhos e atender expectativas. Um passo enorme para a frustração.

Mas quando as pessoas falam sobre a sua tristeza, é comum que elas sejam repreendidas e julgadas por não conseguirem ver o lado positivo da vida. Por outro lado, para quem convive com alguém que não deseja participar das reuniões familiares e de amigos também pode ser um período difícil. Pode surgir, assim, um sentimento de rejeição, de ser pouco amado pela pessoa que decide se isolar.

Percebe-se, portanto, que a chamada “Noite Feliz”, para além de toda a sua beleza de significado, ao mesmo tempo em que desperta a gratidão e a esperança para alguns, para outros parece ressaltar o que faz falta.

Natal é compartilhamento: compartilhe sua tristeza.

Os especialistas apontam como caminho a busca por solidariedade, o encontro com pessoas com as quais se sinta bem, uma espécie de união entre solitários. De fato, nesta gangorra de sentimentos, costumam surgir momentos de autorreflexão.

O vazio existencial  pode emergir  pela explosão dos fogos de artifícios de lá de fora, fazendo eco aqui do lado de dentro do ser, trazendo à tona os nossos artifícios estilhaçados para sobreviver, aqueles que abrem o peito de quem luta para encontrar sentido na vida.

O choque do que se sente com aquilo que o mundo pede que se sinta desenha o abismo da profunda dor existir. E assim, esta cratera que se rompe no ser, pode trazer à tona sentimentos infeccionados, mal tratados, medos profundos, mágoas, arrependimentos.

Compartilhamos os vazios porque somos humanos e, por isso, sempre há a possibilidade de se pedir ajuda a outro humano. Os sentimentos infeccionados podem necessitar serem reconhecidos e serem falados, para então, poderem ser renascidos, transformados e, aí sim, poderá existir o Natal em cada um de nós.

compilação baseada em textos do Blog da CVV, autoria de Luiza e Sol, Leila e Karla Gaspar

***Precisando conversar ligue 188, 24 horas todos os dias ou acesse CVV

CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip, 24 horas todos os dias.

A ligação para o CVV 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.

Também é possível acessar cvv.org.br para chat.

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading