
O orvalho que vem do mar.
O alecrim (Rosmarinus officinalis) foi uma das primeiras ervas utilizadas na alimentação, em rituais religiosos e também como erva medicinal. Seu uso na aromaterapia traz inúmeros benefícios, por isso o óleo essencial de alecrim é muito popular.
Essa erva aromática encontrou um ótimo ambiente para o seu desenvolvimento nas praias mediterrâneas, onde crescia em abundância.
O seu nome em latim, “rosmarinus“, significa “o orvalho que vem do mar” e faz alusão ao aroma levado pelo vento ao longo dessas praias onde o alecrim crescia espontaneamente.
A presença marcante do alecrim através dos tempos.
Planta muito utilizada na prática médico-herborista, o uso do alecrim era disseminado principalmente nos períodos em que havia alguma peste grassando. Na Idade Média, por exemplo, as pessoas usavam saquinhos com a erva para se protegerem da contaminação.
Além de seu uso medicinal, acreditava-se que o alecrim podia afastar os espíritos malignos dos lugares ou das pessoas, bem como proteger de energias negativas provenientes de mau-olhado e inveja.
Era costume, também, colocar as roupas para secar ao sol sobre os ramos da planta para protegê-las contra as traças, uma vez que o óleo se incorporava às roupas pela ação solar.
Existem muitas histórias e mitos envolvendo essa planta: uma delas conta que Nossa Senhora, quando fugia do Egito com o Menino Jesus nos braços, descansou aos seus pés, e então suas flores brancas transformaram-se em flores de coloração azul-violeta.
Os diversos usos da planta e do óleo essencial de alecrim.
Toda a planta exala um aroma forte e agradável, sendo utilizado na culinária sobretudo para temperar carnes. As abelhas apreciam muito a sua flor, e a partir delas produzem um mel de extrema qualidade.
Em sua utilização relacionada à religiosidade, os templos e igrejas usavam o alecrim desde a Antiguidade, como incenso e como óleo de unção. Os cultos de religiões afro utilizam também o alecrim para defumação, bem como em banhos para proteção e purificação.
O aspecto energético do alecrim representa a amizade, a purificação e a força dos raios solares. Resgata a força e a vitalidade, ao mesmo tempo que promove a alegria e o calor para as pessoas que sentem que estão com a sua missão cumprida e não vêm mais interesse em nada. Por isso, é o grande companheiro para aqueles que estão chegando à maturidade.
O óleo essencial de alecrim é um protetor psíquico. Por isso é particularmente útil usá-lo de manhã, antes de se expor a todas as influências do mundo externo, tanto aquelas que temos consciência e nos deixam temerosos, como aquelas que receamos encontrar na vida quotidiana.
O óleo essencial de alecrim e sua relação com os chakras.
Na aromaterapia, o óleo essencial de alecrim é conhecido como cefálico, pois estimula o cérebro e a atividade mental. Por isso, é muito bom usá-lo de manhã, uma vez que estimula o plano físico e os sistemas circulatório, nervoso e mental.
Como eleva a pressão arterial, elimina a letargia. Em suma, é um óleo que anima, alegra, combate a apatia e a melancolia. Ele trabalha muito bem para termos determinação, autocontrole, expansão da criatividade, consciência, concentração, proteção ligada à justiça.
Com relação aos chakras, o alecrim é relacionado ao Chakra Frontal. Ele promove a clareza do pensamento e perspicácia, portanto é muito útil quando há a necessidade de uma maior lucidez, auxilia a desenvolver e fortalecer a intuição e a sensibilidade, aumentar a consciência para melhorar a fala e a expressão.
Alegria, criatividade, proteção e conexão espiritual: os benefícios do alecrim.
O alecrim também ajuda a desenvolver a determinação e traz alegria interior, uma alegria consciente, fundamentada. Por isso é de muita utilidade para aquelas pessoas que, em função da sobrecarga de responsabilidades, se sentem inseguras.
É bom para pessoas que trabalham com artes, danças, pinturas mas estão sofrendo com bloqueios, porque o alecrim ajuda a soltar a criatividade e favorece a expansão mental. Ele ajuda a quebrar padrões rígidos, bem como favorece a flexibilidade, melhorando a percepção e o discernimento.
Ele fornece proteção contra inveja, maledicência e ódio, e também contra injustiças, auxilia a colocarmos na balança o que é certo e o que é errado. Podemos usá-lo para proteção pessoal e, da mesma forma, também para proteger a casa, os negócios e o trabalho.
Conhecido também como “erva das recordações”, o alecrim nos ajuda a relembrar nosso padrão Divino verdadeiro. Seu campo vibracional de luz violeta reafirma a sua fama ancestral de protetor psíquico e de auxiliar no desenvolvimento da visão interior.
Cuidados na utilização de óleos essenciais.
ATENÇÃO
- Este óleo não deverá ser usado por pessoas com epilepsia ou com pressão alta.
- Evitar usar em horas mais avançadas do dia, porque pode causar insônia.
- Não usar durante a gravidez.
É preciso atentar às recomendações de segurança, bem como às precauções definidas para cada óleo, de forma a aplicá-los de maneira efetiva e segura.
Para crianças, idosos e pessoas debilitadas, por exemplo, existem restrições para seu uso. Da mesma forma, devem ser respeitadas as características e cuidados específicos de cada óleo, uma vez que podem apresentar efeitos indesejados caso não sejam usados adequadamente.
Importante: os óleos essenciais puros não devem ser ingeridos nem usados diretamente sobre a pele. Procure sempre orientação de pessoas devidamente capacitadas.
José Batista de Carvalho