Home / Especial Coronavírus / Três pesquisas online sobre a pandemia: participe

Três pesquisas online sobre a pandemia: participe

homem com máscara n95 com ilustrações de do coronavírus pesquisas pandemia

Participe das pesquisas e responda como a pandemia mudou sua vida.

Para quem gosta de responder pesquisas, três projetos online estão em andamento para determinar as consequências e planejar ações em função das mudanças ocasionadas pela pandemia do coronavírus.

Duas delas são da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a terceira é um projeto da USP (Universidade de São Paulo).

Leia abaixo os objetivos de cada projeto e como participar dessas pesquisas.

As pesquisas da Fiocruz

Duas pesquisas da Fiocruz estão mapeando como a pandemia tem afetado os hábitos da população brasileira e buscam, portanto, investigar o impacto do isolamento social e das mudanças no comportamento dos brasileiros, para monitorar e propor ações de prevenção e de promoção à saúde.

ConVid – Pesquisa de Comportamentos

A ConVid – Pesquisa de Comportamentos está sendo realizada pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas, através de preenchimento de um questionário online.

Seu objetivo é descrever as mudanças nos estilos de vida, nas atividades de rotina, na situação de trabalho e nos cuidados à saúde, para que seja feita uma avaliação do estado de ânimo dos brasileiros no período de isolamento social.

Estilo de Vida e Covid-19

A pesquisa Estilo de Vida e Covid-19 está sendo divulgada por meio de redes sociais como Facebook, Twitter e WhatsApp, e seu preenchimento também é online, através de um questionário para avaliar estilo de vida e saúde.

Liderada no Brasil também pelo Icict, da Fiocruz, a pesquisa é feita em colaboração com pesquisadores da Universidade de Valencia (Espanha), da McMaster (Canadá) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para propor estratégias de enfrentamento de crises em tempo real, principalmente nas áreas de Psiquiatria e Saúde Mental.

O projeto objetiva saber como o isolamento pode influenciar hábitos não saudáveis, que podem, assim, representar fatores de risco tanto para doenças cardiovasculares, quanto para transtornos mentais comuns, como depressão e ansiedade.

Qualquer brasileiro com mais de 18 anos pode responder às duas pesquisas. “Convidamos pessoas de todos os estados e de diferentes grupos de idade e estratos sociais para divulgar a pesquisa e compor a rede ConVid e assim alcançar a maior abrangência possível da população brasileira”, ressalta Celia Landmann, sobre o estudo Convid.

O link com o questionário da pesquisa Estilo de Vida e Covid-19 estará disponível até 20 de maio.

À medida que os internautas respondem ao questionário, recebem orientações para manter a saúde física e mental durante e após a crise, de acordo com recomendações estabelecidas por instituições de saúde nacionais e internacionais.

Responda à pesquisa ConVid

Responda à pesquisa Estilo de Vida e Covid-19

com informações do portal Fiocruz

A pesquisa da USP

O terceiro projeto é da Universidade de São Paulo. O projeto APOIAR, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, procura saber como as pessoas estão se sentindo e agindo, como resultado deste período de quarentena.

Além de compreender emoções e ações de cada um, a pesquisa tem o objetivo de elaborar maneiras para auxiliar as pessoas neste momento de crise. Assim, busca voluntários de diferentes categorias. Por isso, cada uma tem um questionário específico para ser respondido (clique nos links para acessar):

A pesquisa dura cerca de dez minutos e os voluntários não serão reconhecidos. As perguntas envolvem questões sobre a rotina dos participantes, período em isolamento social e sentimentos percebidos.
Mais informações pelo e-mail: apoiar@usp.br

com informações do Jornal da USP

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 10.323 outros assinantes

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossas publicações

Receba nossas publicações em sua caixa de e-mails

Após se cadastrar você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

 

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

 

Você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

%d blogueiros gostam disto: