Pular para o conteúdo
Início » Espiritismo » Associação Médico-Espírita (AME)

Associação Médico-Espírita (AME)

Associação Médico-Espírita de São Paulo (AME/SP)

A Associação Médico-Espírita (AME), constituída por médicos e demais profissionais de saúde, dedica-se ao estudo, ensino e ações beneficentes, seguindo a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, entendendo a saúde como um estado de plenitude e harmonia orgânica, psicológica e espiritual.

A ideia da criação da AME/SP deu-se nos idos de 1968, por um grupo de médicos que se reunia na casa do médium Spartaco Ghilardi, à Rua Rosa e Silva, em São Paulo.

No dia 30 de março daquele mesmo ano concretizou-se a sua fundação na biblioteca do Hospital São Lucas, em São Paulo, sob as bênçãos do Dr. Bezerra de Menezes e Batuíra, sendo a Dra. Marlene Nobre a primeira secretária.

A Dra. Marlene, relembrando um importante momento da existência da AME, comentou: “Em fevereiro de 1990, assumi a presidência da Associação Médico-Espírita de São Paulo, que atravessava naquele momento um período de muita turbulência espiritual.

Chico Xavier veio em meu auxílio, por ocasião de uma das minhas visitas a Uberaba, dizendo-me para eu ter paciência, que o Dr. Bezerra iria me ajudar, porque uma falange negativa havia se postado contra a AME, tentando impedi-la de realizar importante tarefa que lhe estava reservada dentro do movimento espírita.

No começo de 1990, dos nove elementos da Diretoria, ficamos reduzidos a apenas dois e a frequência não passava de meia dúzia de colegas, se tanto. Chico foi nosso grande sustentáculo nessa fase difícil”, concluiu a Dra. Marlene.

Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil)

A Dra. Marlene Nobre contou que a desencarnação de seu marido e companheiro de ideal – Freitas Nobre – ocorreu em 19 de novembro de 1990. Cerca de quinze dias depois, o Dr. Bezerra de Menezes chamou-a para a tarefa de aglutinar colegas e formar a AME-Brasil.

Ela assim explicou: “No início de dezembro, o Dr. Bezerra de Menezes conclamou-me para a tarefa mais ampla a que Chico se referira. E só a partir de então tomei conhecimento que era chamar os colegas para a fundação da Associação Brasileira que aglutinaria todas as AMEs.

E que eu deveria me empenhar para a fundação das AMEs nos Estados, porque era chegada a hora. Disse-me o nosso Patrono que a Associação já estava formada no coração de Jesus e que nós precisávamos materializá-la na Terra. E assim foi feito.”

Em 1991, para dar início à concretização desse projeto, realizou-se o Primeiro Congresso da AME-São Paulo, no Anhembi, conclamando os médicos de todos os Estados para a fundação das AMEs.

E foi assim que, no dia 17 de junho de 1995, no Terceiro Congresso da AME-SP, com 9 AMEs já formadas, deu-se a fundação da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), com o intuito de agregar todas as AMEs existentes em nosso país, assim como desenvolver e aplicar as propostas do Espiritismo no campo da medicina.

Associação Médico-Espírita Internacional (AME-I)

Em 4 de junho de 1999, ocorreu a realização do II Congresso da Associação Médico-Espírita do Brasil e I Congresso Médico-Espírita Internacional, com representantes de seis países – Argentina, Brasil, Colômbia, Guatemala, Panamá e Portugal. Nesse evento foi fundada a AME-Internacional.

Desde 2001, vários eventos são realizados com a participação dos médicos das AMEs que integram os diferentes países, nos continentes americano e europeu, em países como Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido e Suíça.

Hoje, além das AMEs fundadoras, temos as AME-EUA, AME-Cuba, AME-Suíça, bem como outras mais em via de fundação.

Por meio dos congressos e seminários, assim como com as publicações de livros e pesquisas científicas, as AMEs procuram divulgar o significado e a abrangência do paradigma médico-espírita e a sua contribuição para a expansão do novo movimento denominado de Medicina e Espiritualidade e Medicina Integrativa.

A AME-I realiza inúmeros eventos e estimula a fundação de outras instituições ligadas à saúde, como a Associação dos Profissionais Espíritas da Saúde (APES) de Londres e a de Montreal.

A divulgação do Espiritismo no exterior. 

A Dra. Marlene Nobre reportou as dificuldades encontradas para a divulgação do Espiritismo no exterior: “Creio que a linguagem médico-espírita está mais voltada ao braço científico da Doutrina, por isso tem sido bem aceita por nossos irmãos do exterior.

Todos nós sabemos a dificuldade que é divulgar o Espiritismo em outros países, e isto se dá principalmente porque não há aceitação do movimento da forma como é organizado no Brasil.

Temos de compreender que são culturas diferentes. Os europeus, por exemplo, têm desgostos profundos com seitas e religiões, por isso são arredios a quaisquer apelos nesse sentido.

E, infelizmente, incluíram também nessa rejeição as lições do Cristo. Daí a dificuldade de aceitar o modo brasileiro de viver o Espiritismo.

Eles não gostam de pregação no velho estilo, daquele que lhes parece lavagem cerebral,  imposição de ideias sem discussão. O  modo como os médicos das AMEs apresentam as palestras agradam, porque primeiramente, nós levamos a argumentação científica, chamando à razão. E depois tiramos a conclusão religiosa.

Há também um gosto apurado para pesquisas e estas são muito diferentes das realizadas no século XIX. E é justamente nelas que as nossas AMEs procuram se esmerar”, enfatizou a Dra. Marlene.

Um convite a todos os interessados.

Até 1991 existia apenas a AME São Paulo e a Associação Mineira de Medicina e Espiritismo (AMME).

Hoje já são 62 AMEs, incluindo-se as estaduais e regionais, realizando um trabalho que alia a Ciência à Espiritualidade, tratando o ser de forma integral.

A AME-SP está aberta a todos os que possuem interesse ou estejam dispostos a contribuir com este ideal, para o progresso da Ciência e da Medicina. Faz parte, igualmente, de seus objetivos, difundir o ideal médico-espírita, através de simpósios, congressos, vídeos, cursos, boletins e outros meios de comunicação, e vivê-lo no ambiente hospitalar, ambulatorial e Universitário.

Equipe de Redação LêAqui

Fontes:
AME-SP (Associação Médico-Espírita de São Paulo)
AME-Brasil (Associação Médico-Espírita do Brasil)
AME-I (Associação Médico-Espírita Internacional)
Federação Espírita Brasileira
O Consolador

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Visite o canal do Grupo Espírita Cairbar Schutel (GECS) no YouTube

Conheça a instituição assistencial Lar do Alvorecer Marlene Nobre

Acesse a AME-SP – Associação Médico Espírita de São Paulo

Acompanhe a Folha Espírita

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading