
Afinal, o que é autoestima, como se consegue atingir este estado e o que isso pode realmente trazer de benefícios?
Vemos sempre muita gente dizendo que é preciso fortalecer a autoestima, que para que a vida seja melhor um dos passos fundamentais é desenvolver a autoestima, que com uma boa autoestima o indivíduo é capaz de conquistar o que quiser.
Percebo que sempre que autoestima é o assunto de conversas, temos mais indagações do que certezas.
Em primeiro lugar autoestima é você sentir-se bem consigo mesmo, o que nem sempre é muito fácil; e, ao estar bem consigo, desenvolver a confiança em si.
Ao sentir-se mais confiante, melhor será a forma como você se vê, o que aumenta sua autoestima e assim cria-se um círculo virtuoso que possibilitará a conquista de melhores habilidades e consequentemente maiores conquistas.
Se você perceber, nas entrelinhas está dito que aquilo que você pensa sobre si é o que irá lhe transmitir a sensação de sentir-se bem consigo.
Aqui chegamos ao bom e velho pensamento, ou seja, o que você pensa se manifesta. E lembrando que é você quem controla o seu pensamento, procure não se menosprezar.
Você pode querer ler também:
Nós nascemos confiantes.
A escritora Louise Hay, uma das maiores especialistas em autoconhecimento, sobre isso nos diz: “Você nasceu extremamente confiante. Sabia que era o centro do Universo. Não tinha medo de pedir o que desejasse; expressava livremente suas emoções. Sua mãe sabia quando você tinha fome ou sentia qualquer desconforto. E quando você estava feliz, seu sorriso iluminava tudo ao seu redor. Era repleto de amor e confiança.
Bebezinhos morrem se não receberem amor. Ao crescermos, aprendemos a duras penas a viver sem amor, mas nenhum bebê aguentaria isso. Os bebês amam cada centímetro do corpo. Não sentem culpa nem vergonha, e não fazem comparações. Sabem que são únicos e maravilhosos.
Você foi assim. E então, em algum ponto da infância, seus pais, embora bem-intencionados, lhe transmitiram sentimentos de insegurança e incutiram-lhe medo com críticas, ameaças e punições.
Você começou então a negar suas magníficas qualidades. Esses pensamentos negativos a seu respeito nunca foram verdadeiros, e certamente não o são agora.”
Neste ponto, é preciso saber como reverter essa situação, ou seja procurar voltar à época em que você conseguia se amar.
Uma prática para melhorar a autoestima.
Uma das técnicas para isso é o método ensinado por Louise Hay como o “exercício do espelho”. Segundo ela, esse exercício funcionou para ela e para milhares de pessoas. Vamos ver como fazer.
“Os exercícios diante do espelho são simples e poderosos. Trata-se apenas de olhar-se num espelho enquanto faz afirmações. Os espelhos nos devolvem nossos verdadeiros sentimentos.
Na infância, a maior parte das mensagens negativas foi recebida dos adultos, muitos deles nos olhando diretamente nos olhos e talvez até nos ameaçando com um dedo apontado.
Hoje, a maioria de nós, ao olhar para o espelho, diz algo negativo: “Como estou com a cara amassada”, “Como estou envelhecida”. Criticamos nossa aparência ou nos depreciamos por algum outro motivo.“
Seja positivo com você, ame-se e ame a vida.
Louise Hay continua explicando o seu método para você desenvolver e melhorar a autoestima: “Olhar-se nos olhos e fazer uma declaração positiva é uma das maneiras mais rápidas de obter resultados positivos com as afirmações. Peço às pessoas que se olhem nos olhos e digam algo positivo sobre si mesmas sempre que passarem na frente de um espelho.
Se algo desagradável lhe acontecer durante o dia, vá para a frente do espelho imediatamente e diga: “Amo você de qualquer maneira.” As coisas vêm e vão, mas o amor que sentimos por nós pode ser constante e é o que possuímos de mais precioso. Se acontecer algo sensacional, vá para a frente do espelho e agradeça sorrindo. Reconheça seu mérito, elogie-se, valorize-se.
Logo que acordar e ao se deitar, vá até o espelho, olhe-se nos olhos e diga: “Amo você, amo de verdade. Eu aceito você exatamente como é. Pode ser difícil no início, mas persista, e em pouco tempo esta afirmação se tomará verdadeira para você”.
Perceba que o caminho é o aprimoramento interior, a começar pelo pensamento. Você irá reformulando suas crenças e se perceber com um melhor conceito do que antes. Assim, cada vez mais, terá melhor conceituação sobre si e irá se respeitar mais, aumentando a confiança e possibilitando melhor desempenho e rendimento.
Invista em si mesmo, é dentro de você que está o manancial de recursos para a sua prosperidade. Pense melhor para viver melhor.
José Batista C. Carvalho
Você precisa fazer login para comentar.