Pular para o conteúdo
Início » Espiritismo » O trabalho de desobsessão e a relação com as emoções

O trabalho de desobsessão e a relação com as emoções

Para que um trabalho de desobsessão seja de fato eficaz, André Luiz explica o que é preciso fazer. Saiba mais.

Atitudes e emoções influem na eficácia de um trabalho de desobsessão.

André Luiz, no livro “Paz e Renovação”, psicografado por Francisco Cândido Xavier nos convida a refletir sobre o corpo físico e a importância do controle de nossas ações e emoções para que um trabalho de desobsessão realizado numa casa espírita seja, de fato, eficaz.

“Não existe trabalho desobsessivo sem reajuste da emoção e da ideia, porquanto todos os processos educativos e reeducativos da alma se articulam, de início, no pensamento.” – André Luiz

Vamos procurar compreender a amplitude dos ensinamentos do autor espiritual percebendo, assim, os benefícios da aplicação prática dessas importantes reflexões em nossa vida cotidiana.

Como usar os dispositivos de autodefesa do nosso corpo.

André Luiz começa o texto dizendo: “Analise o corpo que você se serve no plano material: do ponto de vista do autocontrole, é uma cabine perfeita com dispositivos especiais destinados à sua própria defesa.”

Ele assim explica que o nosso corpo já possui todos os mecanismos de defesa que precisamos, desde que, naturalmente, sejam bem utilizados.

E o mentor espiritual nos convida a imaginar o nosso corpo como uma cabine bem equipada, projetada para nos proteger.

O cérebro, “com os centros diretivos da mente” é como uma usina dentro de um cofre forte, responsável por comandar nossa mente e direcionar nossas ações.

Os olhos registram informações do mundo ao nosso redor, mas podem guardar essas impressões para estudos posteriores, sem que precisemos reagir imediatamente a elas.

Os ouvidos são forçados a ouvir tudo que lhes chega, mas não são obrigados a responder a tudo o que ouvem.

A nossa voz é produzida na laringe, mas podemos escolher conscientemente as palavras que emitimos, evitando falar impulsivamente.

As mãos e os pés são ferramentas de serviço que só se movimentam quando a nossa vontade assim o determina.

E, da mesma forma, os impulsos e desejos sexuais são controlados pela mente.

Tudo isso mostra que o autocontrole é fundamental para uma vida equilibrada.

O trabalho de desobsessão não é completo sem o reajuste interior.

Com estas explicações, podemos então compreender que o trabalho de desobsessão, ou seja, de libertar-se de obsessões e perturbações espirituais, requer um reajuste das emoções e dos pensamentos, de modo a alcançar o equilíbrio.

Como lembra André Luiz, “Eis porque Jesus enunciou, há quase vinte séculos: Não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas, sim, aquilo que, impropriamente, lhe sai do coração.”

Jesus, portanto, já havia nos ensinado há séculos que o que realmente nos contamina não são as coisas externas que entram em nós, mas sim o que sai do nosso coração de maneira imprópria, como raiva, ódio, inveja e outras emoções negativas.

Somo os agentes da paz e da felicidade.

Portanto, é fácil compreender como são importantes o autocontrole, o cultivo de pensamentos elevados e de sentimentos positivos para a nossa jornada de crescimento espiritual.

Dessa forma, poderemos viver de um modo mais harmonioso, conseguindo manter a serenidade necessária par lidar melhor com os desafios que sempre aparecem na vida.

A atenção aos nossos pensamentos e sentimentos certamente são aspectos essenciais para o nosso bem-estar emocional e espiritual.

E assim, podemos também nos tornar agentes de paz e da renovação, contribuindo para um mundo cada vez mais harmonioso, pacífico e feliz.

Noemi C. Carvalho

LêAqui
A mensagem certa na hora certa.

Siga LêAqui também nas redes sociais:

FacebookInstagram

PinterestTwitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading